Quando você indica que o sistema deverá funcionar no modo multiusuário (rede), e ele ainda não foi configurado com o endereço de acesso ao servido de banco de dados do Hipercusto, será exibida a tela de parametrização do endereço do servidor que deverá ser utilizado.


O Hipercusto pode se conectar ao servidor usando dois protocolos diferentes:


  • TCP/IPv4: que é o protocolo padrão da maioria das redes e, sempre que possível, esse deve ser o protocolo preferencial para utilização do sistema. Este protocolo oferece rápida comunicação na maioria das redes além de ser mais fácil de configurar.
  • NamedPipe: é um protocolo alternativo que deve ser utilizado apenas quando o servidor do Hipercusto (NexusDB) e o Hipercusto estiverem instalados no mesmo micro. Ele é mais rápido quando o sistema funciona no modo local, porém muito mais lento se você estiver utilizando o sistema remotamente.



  • O protocolo selecionado deverá estar habilitado no servidor e, além disso, o servidor deverá estar carregado e ativo caso contrário você não conseguirá utilizar o sistema.
  • Ao utilizar a primeira vez o Hipercusto, pode ser que o firewall do Windows, do anti-vírus ou algum outro programa de firewall exiba uma mensagem informando que o Hipercusto está tentando acessar a rede. Você deverá liberar a execução/acesso do Hipercusto a sua rede, caso contrário a comunicação do Hipercusto com o Gerenciador de Banco de Dados NexusDB não poderá ser efetuada e, consequentemente, você não conseguirá utilizar o sistema.


Após ter selecionado o protocolo desejado, no campo "Nome/endereço do servidor" você deverá informar o nome do servidor e seu endereço, separados por um @. Por exemplo:

  • Se você selecionou o protocolo TCP/IPv4, o nome do servidor é NexusDB e o endereço onde o servidor está instalado é o 192.168.0.1 o nome do servidor será: NEXUSDB@192.168.1.1
  • Se você selecionou o protocolo NamedPipe, o nome do servidor é HIPERCUSTO e o nome da máquina onde o servidor está instalado é o DESKSAM-64BITS o nome do servidor será: HIPERCUSTO@SERVER-64BITS


A porta padrão de comunicação com o servidor (no caso to protocolo TCP/IP) é 16.000, porém, se o seu servidor estiver configurado para receber conexões a partir de uma porta diferente, você deverá informar o número da porta que deverá ser utilizada no campo Porta  conexão.


Se o NexusDB estiver configurado para exigir a autenticação do usuário, então você poderá utilizar os campos Informações adicionais de conexão e informar:

  • Servidor exige autenticação: marque essa opção se o servidor exigir a autenticação do usuário.
  • Usuário: informe o nome do usuário que deverá ser utilizado na autenticação da conexão.
  • Senha: informe a senha de conexão do usuário informado.


Se você não souber o nome do servidor, clique no botão em formato de uma lupa () e o Hipercusto tentará localizar todos os servidores que estão disponíveis na sua rede. Essa operação demorará alguns segundos para ser concluída e serão exibidos no campo "Servidores localizados na sua rede" os nomes/endereços dos servidores detectados. Basta então clicar em cima do nome do servidor desejado para selecioná-lo.



  • Quando você clicar no botão de pesquisa dos servidores () ou ao tentar se conectar ao servidor de banco de dados o Windows poderá apresentar uma mensagem solicitando sua autorização para que o Hipercusto acesse sua rede local e, assim, possa acessar os dados que estão armazenados no servidor. Você deverá permitir o acesso do Hipercusto à sua rede, caso contrário o sistema não funcionará no seu micro.
  • Pode ser que seja exibida alguma mensagem de alerta do seu antivírus e se isso ocorrer você também deverá permitir que o Hipercusto acesse sua rede local.


Após ter informado o nome/endereço do servidor, clique no botão "Testar a conexão" para verificar se o servidor informado foi localizado e se pode ser acessado pelo Hipercusto. Ao clicar nesse botão você verá a seguinte mensagem:



A mensagem "Conexão com o servidor efetuada com sucesso!" indica que o endereço do servidor existe, o servidor está ativo e pode ser acessado normalmente pelo Hipercusto. Clique então no botão "OK" para prosseguir.



Se ao clicar no botão "Testar a conexão" o servidor não for detectado, você verá uma mensagem de erro similar à seguinte:



Neste caso, verifique o endereço informado, se o servidor está ativo ou se seu Firewall não está interferindo na comunicação com o servidor (lembre-se: a mensagem acima aparecerá apenas e houver algum erro na comunicação com o servidor).


Se o servidor foi localizado normalmente, você deverá clicar no botão "Registrar o servidor" para registrar o endereço do servidor e iniciar a execução do sistema.



  • Será necessário definir o servidor apenas na primeira execução do Hipercusto no seu equipamento. Nas demais execuções o sistema já saberá qual o endereço do servidor que deverá ser acessado e, assim, não haverá necessidade de solicitar as informações acima novamente.
  • Se por acaso o servidor mudar de endereço, não estiver ativou ou então o computador onde o servidor está instalado estiver desligado, o Hipercusto exibirá uma mensagem de alerta e você poderá modificar as informações de acesso ao servidor.
  • As informações do servidor serão solicitadas apenas quando você estiver rodando o Hipercusto na versão multiusuário
  • Deve haver apenas um servidor na sua rede local. Se por acaso houver mais de um, pode ser que os usuários se conectem ao servidor errado e, neste caso, eles poderão acabar modificando o banco de dados errado.