Este módulo do sistema emite um relatório comparando as vendas realizadas com o custo de fabricação dos produtos (calculados com base em suas OFs).


Você deverá informar os seguintes parâmetros para emissão do relatório:


Configuração do relatório

Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e período que deve ser totalizado:

  • Período: indica  o período no qual as vendas deverão ser analisadas (você precisa fornecer apenas o mês e o ano do período que deverá ser analisado).
  • Tipo de relatório: indica o modelo de relatório, podendo ser:
    • Analítico: lista os produtos e sua totalização por grupo e subgrupo
    • Sintético: imprime apenas a totalização por grupo e subgrupo
    • Resumido: lista apenas a totalização por grupo
  • Saltar de página a cada subgrupo: define que cada novo subgrupo deverá ser impresso em uma nova página.
  • Imprimir relatório com linhas coloridas: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
  • Ignorar itens sem movimentação no período: selecionando esta opção serão listados apenas os produtos que tiveram pelo menos uma venda no período informado.
  • Calcular % sobre faturamento líquido: indica que os % deverão ser calculados sobre o faturamento líquido das vendas.
  • Calcular % sobre faturamento bruto: indica que os % deverão ser calculados sobre o faturamento bruto das vendas.
  • No cálculo do faturamento líquido, deverão ser considerada as taxas: selecione as taxas/impostos que deverão ser abatidas do preço de venda para chegar no faturamento líquido.
  • Exibir as seguintes colunas no Relatório: selecione as colunas que devem ser impressas no relatório.


Seleção produtos, Seleção grupos/subgrupos e clientes e Seleção referências

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.