Este módulo do sistema emite um relatório comparativo do custo de fabricação das OFs dos produtos e/ou semiacabados.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando  as seguintes abas:


Configuração do relatório

Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e períodos que devem ser totalizados:

  • Comparar os custos dos meses:  indica quais os meses que deverão ser comparados, sendo que você poderá informar a comparação de três meses ou de dois meses + o custo padrão.
  • Ordenar o relatório por: este campo indica qual a ordem que deverá ser utilizada na emissão do relatório, podendo ser:
    • Código: emite o relatório ordenado pelo código do item.
    • Descrição: emite o relatório ordenado pela descrição do item.
    • Referência: lista os itens ordenados pelo código de referência.
    • Grupo/subgrupo: o relatório será impresso ordenado pelo código do grupo/subgrupo.
  • Somente as OFs de: indica quais as OFs que deverão ser totalizadas, podendo ser:
    • Produtos: lista apenas as OFs de produtos
    • Semiacabados: lista apenas as OFs de semiacabados
  • Imprimir relatório com linhas coloridas: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
  • Listar apenas os que tiveram movimento no período: imprime apenas os itens que tiveram pelo menos uma OF cadastrada no período informado.
  • Exibir Percentagens (%): imprimirá o percentual de variação dos custos entre os períodos.
  • Exibir o: indique como o percentual deverá ser calculado:
    • Percentual: o percentual será calculado pela fórmula: (Valor unitário ÷ Valor Total) × 100
    • Variação: o percentual será calculado pela fórmula: [ (Valor unitário  Valor Total) ÷ Valor Total ] × 100
  • Quais os campos que deverão ser listados ?: aqui você deverá informar os custos que deverão ser impressos no relatório (até 3 custos), podendo ser:
    • Matéria-prima: imprime os custos com matérias-primas.
    • Mão de obra direta + máquina e equipamento + Gasto geral de fabricação: imprime os custos dos setores produtivos sem considerar a preparação.
    • M.O.D + Maq/equip. + G.Ger.Fab + Setup (prep.equipamento): imprime os custos dos setores produtivos considerando a preparação.
    • Mão de obra direta: imprime apenas os custos de mão de obra direta dos setores produtivos.
    • Máquina e equipamentos.: imprime apenas os custos com máquinas e equipamentos dos setores produtivos.
    • Gasto geral de fabricação: imprime apenas os custos com os gastos gerais rateados para os setores produtivos.
    • Setup (prep.equipamentos): imprime apenas os custos com preparação de equipamentos dos setores produtivos.
    • Prestador de serviços.: imprime apenas os custos com prestadores de serviços.
    • Custo total: imprime o custo total de fabricação.


Seleção produtos, Seleção grupos/subgrupos e Seleção referências

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).



Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.