Este módulo permite calcular os valores das taxas de mão-de-obra direta, máquinas e equipamentos e gastos gerais de fabricação dos setores produtivos.


Neste módulo você deverá fornecer os seguintes dados e/ou selecionar as seguintes opções:


  • Calcular as taxas hora de todos os setores produtivos cadastrados: se essa opção estiver selecionada o Hipercusto calculará as taxas/hora de todos os setores produtivos cadastrados.


  • Calcular as taxas hora apenas dos setores produtivos com códigos entre: se você selecionar esta opção o Hipercusto calculará as taxas/hora dos setores produtivos que atenderem a especificação de códigos fornecidos (consulte o tópico definição de filtros para obter maiores informações sobre as opções de seleção):


  • Calcular as taxas hora dos setores produtivos de qualquer grupo/subgrupo: quando marcada, indica que devem ser calculadas as taxas dos setores produtivos de qualquer grupo/subgrupo. Se você desmarcar essa opção serão calculadas as taxas/hora dos setores produtivos cujo grupo/subgrupo atenda a seleção indicada (consulte o tópico definição de filtros para obter maiores informações sobre as opções de seleção):


  • Apenas os setores produtivos: indique as situações dos setores produtivos que devem ser calculados (ativos, suspensos e/ou inativos).


  • Indique as taxas/hora que deverão ser calculadas: marque quais as taxas/hora que deverão ser calculadas:
    • Mão de obra direta (MOD): indica que o Hipercusto deverá calcular as taxas/hora de mão de obra direta dos setores. Nesse caso você deverá informar qual o período do movimento de funcionários que deverá ser utilizado no cálculo (campos mês e ano).
    • Máquinas e equipamentos (MAQ): indica que o Hipercusto deverá calcular as taxas/hora das máquinas e equipamentos usando com mês/ano para cálculo da depreciação o indicado ao lado desta opção.
    • Gastos gerais fabricação (GGF): indica que o Hipercusto deverá calcular as taxas/hora dos gastos gerais de fabricação. Nesse caso você deverá informar o período referente ao lançamento de despesas que deverá ser utilizado neste cálculo (campos "Usar lançamentos de despesas do dia" e "ao" logo após essa opção.)


  • Ao término dos cálculos verificar se algum setor produtivo está sem valor de taxa hora: marcar essa opção fará com que ao término dos cálculos o sistema verifique se algum setor produtivo ficou sem valores. Se houver, será exibida uma mensagem de alerta e você deverá emitir um relatório dos setores cadastrados e efetuar as correções necessárias.


No campo "Opções para cálculo das taxas/hora..." será exibido um resumo das opções que serão utilizadas no cálculo (definidas no módulo de configuração do sistema). Confira se os dados estão corretos e clique em "Calcular taxas hora" para iniciar o cálculo utilizando as opções selecionadas ou então clique no botão Retornar para sair desse módulo sem efetuar o cálculo.




  • Apenas os setores produtivos que obedecerem à seleção efetuada e que tiverem as suas taxas/hora definidas para cálculo automático pelo sistema é que serão modificados.
  • Os valores das taxas/hora serão calculados tomando como base os salários/encargos dos funcionários (MOD), os lançamentos de despesas registrados (GGF) e as despesas/valores de manutenção dos equipamentos dos setores produtivos (MAQ).
  • Sempre efetue um backup antes de efetuar o cálculo das novas taxas/hora para poder retornar a situação anterior se, por acaso, você informou algum valor incorretamente em algum dos cadastros do sistema.