Este módulo do Hipercusto permite que você calcule o custo de todos ou de apenas uma faixa de produtos e/ou semiacabados.


Quando selecionado será exibida uma tela onde você deverá definir como o cálculo deverá ser efetuado:

  • Calcular o custo de todos os produtos: se essa opção estiver selecionada o Hipercusto calculará o custo de todos os produtos que estão cadastrados no sistema. Se por acaso na fórmula de algum produto houver algum semiacabado ele também terá seu custo calculado e se na fórmula desse semiacabado for localizado outro semiacabado o sistema também calculará seu custo e assim sucessivamente.
    • Calcular os semiacabados que não estejam em nenhuma fórmula: conforme você viu na opção anterior, se na fórmula do produto o sistema encontrar um semiacabado, ele também terá seu custo calculado, porém, pode ser que existam semiacabados que não sejam utilizados em nenhum produto e assim eles não teriam seu custo calculado. Quando você ativar essa opção, assim que o cálculo do custo dos produtos finalizar o sistema calculará o custo dos semiacabados que não tiveram seu custo calculado.


  • Apenas dos produtos que tiveram seu custo alterado desde o último cálculo: essa opção identifica quais produtos podem ter seu custo de fabricação alterado em função da alteração dos preços das matérias-primas, setores produtivos, prestadores de serviços ou da sua fórmula de fabricação. Para empresas com uma quantidade de produtos muito elevada, utilizar essa opção reduzirá consideravelmente o tempo de cálculo dos custos.


  • Selecionar quais produtos devem ter seu custo calculado: se você selecionar esta opção, serão exibidas três novas abas onde você poderá indicar quais produtos devem ter seu custo calculado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento das abas de seleção de registros).


  • Registrar o custo a cada produto processado e não apenas no final de todos os cálculos: Quando esta opção estiver marcada o Hipercusto registrará o custo a cada produto calculado. Se ela estiver desmarcada o sistema calculará o custo de todos os produtos e só quando todos os produtos tiverem sido calculados é que o sistema registrará os custos obtidos.


  • Exibir os itens das fórmulas processadas durante o cálculo do custo: selecionado esta opção o sistema exibirá na tela as fórmulas dos produtos e os produtos que estão sendo processados.


  • Ativar o cache dos dados (maior velocidade porém com maior uso dos recursos do seu micro): quando ativa, cada matéria-prima, prestador de serviço, setor produtivo, produto ou semiacabado lido do servidor será armazenado na memória do seu PC de modo que se o mesmo item tiver que ser utilizado no cálculo de outro produto, não haverá necessidade de recuperá-lo novamente do banco de dados. Isso aumenta a velocidade das operações de cálculo além de reduzir o tráfego da rede. Assim que o cálculo for finalizado, esse cache será "esvaziado" e a memória correspondente será liberada para o sistema operacional.


  • Calcular o custo dos produtos acabados que estejam com as seguintes situações: Aqui você poderá indicar quais produtos devem ter seu custo calculado. Se você tiver muitos produtos cadastrados, poderá optar por calcular o custo apenas dos produtos em linha e assim agilizar a operação de cálculo. Se desejar, você poderá clicar no botão  para registrar a seleção efetuada e, nos próximos cálculos, elas serão selecionadas automaticamente.



  • Durante o cálculo, quando o Hipercusto encontra na fórmula do produto um semiacabado (ou outro produto) ele calcula automaticamente seu custo pois, sem isso, não seria possível obter o custo correto do produto. O mesmo se aplica para os semiacabados.
  • O número de níveis na fórmula suportado pelo Hipercusto depende do hardware (memória, processador e disco) da estação e do servidor. A maioria das empresas não passam de 5 níveis de fórmulas e produtos com fórmulas complexas dificilmente chegam a 10 níveis, porém mesmo em máquinas com poucos recursos de hardware, o Hipercusto pode chegar a centenas de níveis e em máquinas com grande quantidade de memória pode chegar a milhares de níveis.
  • Para empresas com poucos produtos, a opção de cálculo "Apenas os produtos que tiveram seu custo alterado desde o último cálculo" pode ser mais demorada do que calcular o custo de todos os produtos, pois nesta opção o Hipercusto precisará identificar quais itens sofreram ajustes (o que pode demorar um pouco). Se você utilizar essa opção regularmente, é aconselhável (periodicamente) fazer um cálculo de todos os produtos pois se, durante o cálculo, algum usuário fizer ajustes na fórmula do produto que está sendo calculado, pode ser que esse produto não tenha seu custo recalculado na próxima vez que você utilizar essa opção.
  • Desative o "cache dos dados" apenas se seu micro possuir pouca memória disponível, se ele não tiver boa performance ou se, durante o processo de cálculo for exibida uma mensagem informando que o micro não possui recursos suficientes para executar esta operação.
  • Na versão monousuário, isto é, quando o sistema e o banco de dados estão armazenados na estação, o "cache de dados" não trará ganhos significativos na velocidade dos cálculos.
  • Se você tiver uma gama muito grande de produtos e/ou semiacabados cadastrados no sistema, deixe a opção "Registrar o custo a cada produto processado e não apenas no final de todos os cálculos" ativa para evitar que ocorra uma sobrecarga no servidor de banco de dados, o que poderá torná-lo lento. Também deixe essa opção marcada se o sistema estiver sendo utilizado em rede e houver outros usuários que podem utilizar o módulo de cálculo do custo ou de manutenção dos produtos e/ou semiacabados.
  • A operação de cálculo do custo é extremamente rápida, chegando em alguns casos a processar mais de 1.000 componentes de fórmula por segundo, porém, se estiver utilizando o sistema em rede local a velocidade de cálculo poderá ser uma operação demorada se sua rede estiver sobrecarregada ou se ela tiver pouca banda (tipo redes Wireless no padrão 802.11a/b/g).
  • Evite calcular o custo de todos os produtos remotamente através de um link de internet, pois o cálculo poderá demorar vários minutos para um gama muito grande de produtos.
  • A opção "Registrar o custo a cada produto processado..." não terá utilidade se o sistema estiver configurado para o gerenciamento das transações ser efetuado pelo servidor.


Após ter fornecido todos os parâmetros de cálculo do custo, você deverá pressionar o  botão "Calcular custo" para que o sistema inicie o processamento ou então o botão "Retornar" para voltar ao menu do Hipercusto. Durante o cálculo você poderá pressionar o botão "Interromper cálculo" se desejar interromper o processamento.


Quando o cálculo terminar será exibida uma tela informando quantos produtos tiveram seu custo modificado e, após clicar no botão "Ok", serão exibidos os itens que sofreram alguma alteração no custo de fabricação. Nessa tela serão exibidos os seguintes dados/informações:


Na aba "Produtos" estarão relacionados todos os produtos que tiveram alguma variação nos seus custos de fabricação enquanto que na "Semiacabados" estarão relacionados os semiacabados que tiveram modificações nos custos. Os dados apresentados nesta tela são:

  • Código: é o código do item que teve alguma modificação nos seus custos de fabricação.
  • Referência: é a referência do produto.
  • Descrição: é a descrição do produto.
  • U.M.: Unidade de medida do produto.
  • Lote Econ.: Lote econômico de fabricação do produto.
  • Variação: indica a variação do custo do produto (em relação ao custo anterior) e é composto pelas seguintes colunas:
    • Diferença: Indica a variação (em valores) do custo do produto. Um valor negativo indica que ocorreu uma redução de custo e um valor positivo indica que houve um aumento do custo.
    • Perc: é o percentual de variação do custo. Um valor negativo indica que ocorreu uma redução de custo e quando um valor positivo indica que houve um aumento do custo.
    • Para facilitar a visualização dos aumentos e reduções de custos, ao lado da coluna "Perc" será exibido um   quando o custo do produto foi reduzido (diminuiu) ou um  quando o custo do produto aumentou. Quando o produto tiver seu custo calculado pela primeira vez ou, apesar de terem variações no custo de algum insumo o valor do custo total do produto não foi modificado, nesta coluna será exibido o sinal .
  • Custo Anterior: nestas colunas serão exibidos os custos anteriores do produto e é composta por:
    • Data Cálculo: data do cálculo do custo anterior do produto.
    • Vlr.Mat.Prima: valor dos custos com matérias-primas do produto.
    • Vlr MOD: valor dos custos com mão de obra direta.
    • Vlr MAQ: valor dos custos com máquinas e equipamentos.
    • Vlr DGR: valor dos custos com despesas gerais rateáveis.
    • Vlr Setup: valor dos custos com preparação de equipamentos.
    • Vlr Pres.Serv.: valor dos custos com prestadores de serviços.
    • Vlr Refugo: valor dos custos com refugos decorrentes do processo de fabricação.
    • Total Custo: Custo anterior total do produto (soma dos valores acima).
  • Custo Atual: nestas colunas serão exibidos os novos custos do produto e é composta por:
    • Data Cálculo: data do cálculo do custo atual do produto.
    • Vlr.Mat.Prima: valor dos custos com matérias-primas do produto.
    • Vlr MOD: valor dos custos com mão de obra direta.
    • Vlr MAQ: valor dos custos com máquinas e equipamentos.
    • Vlr DGR: valor dos custos com despesas gerais rateáveis.
    • Vlr Setup: valor dos custos com preparação de equipamentos.
    • Vlr Pres.Serv.: valor dos custos com prestadores de serviços.
    • Vlr Refugo: valor dos custos com refugos decorrentes do processo de fabricação.
    • Total Custo: Custo atual total do produto (soma dos valores acima).


Nesta tela, você poderá utilizar as seguintes opções/recursos:

  • Todos os custos: exibe na tela os custos separados por custos com matérias-primas, mão de obra direta, máquinas e equipamentos, despesas gerais rateáveis, preparação de equipamentos (setup), prestadores de serviços, refugo e o custo total do produto.
  • Apenas custo total: selecionando esta opção serão exibidos apenas o custo total anterior do produto seguido do novo custo de produção.
  • Relatórios: ao clicar neste botão, você terá acesso aos seguintes relatórios:
    • Ficha de custo: que exibirá a nova ficha de custo do produto selecionado.
    • Diferenças localizadas: exibirá um relatório com todas as diferenças de custos que foram localizadas no cálculo que foi efetuado.
  • Exportar dados: permite exportar os dados apresentados e, quando selecionado, você terá acesso ao seguintes formatos de exportação:
    • Planilha de cálculo (XLS): exporta os dados que são apresentados em uma planilha de cálculo.
    • HyperText Markup Language (HTML): gera os dados apresentados no formato HTML que poderá ser aberto/visualizado com qualquer navegador para a internet (web browser)
    • Outros formatos: permite exportar os dados apresentados nos formatos DBF, TXT, CSV, SQL, XLS, XLSX, ODF, ODF, etc. Ao selecionar esta opção você terá acesso a tela para seleção do formato desejado e dos campos que deverão ser exportados.


Na aba "Gráfico do produto selecionado" ou "Gráfico do semiacabado selecionado" você encontrará a representação gráfica dos custos do item selecionado.