Este módulo permite encontrar diferenças nas fórmulas de fabricação de dois produtos (ou semiacabados).


Seu uso é muito simples, na parte superior da tela você deve informar o tipo de item que deve ser comparado (produto ou semiacabado), informar seu código, repetir o mesmo procedimento na área inferior da tela (com os dados do outro produto) e clicar no botão "Comparar". O Hipercusto verificará as fórmulas dos dois produtos e destacará as diferenças encontradas através dos seguintes "status":


  •  Idêntico: indica que todos os campos do respectivo item nas duas fórmulas são iguais.
  •  Igual: indica que os campos que afetam o custo de fabricação são iguais, ou seja, os campos que estão diferentes são apenas informativos (observação, sequência ou fase de fabricação) e, assim, as diferenças encontradas não afetam o custo de fabricação.
  •  Diferente: indica que o item existe nas duas fórmulas e que pelo menos um dos campos quantidade utilizada, tempo, número de homens, máquinas, etc., estão diferentes e isso afeta o custo de fabricação.
  •  Apenas aqui: indica que o item existe apenas na fórmula sinalizada.


Na área inferior da tela você encontrará botões explicativos para cada um dos "status" acima, com a possibilidade de selecionar quais os "status" da comparação que devem ser exibidos e dois campos para definir as cores que devem ser utilizadas na sinalização dos campos diferentes.



  • Apenas o primeiro nível da fórmula será comparado, pois não há lógica em comparar todos os níveis das fórmulas.
  • Esse módulo também poderá ser acionado a partir do módulo de manutenção do cadastro de produtos e de semiacabados.