O Hipercusto utiliza um avançado gerenciador de banco de dados, chamado NexusDB, que é responsável pelo gerenciamento, gravação, leitura e manutenção dos dados utilizados pelo Hipercusto.


Quando você está utilizando o Hipercusto na modalidade multiusuário (rede) o NexusDB precisará estar instalado (e ativo) no seu servidor de arquivos ou em uma das estações da sua rede. Se você estiver utilizando a versão monousuário (local) do Hipercusto, não precisa se preocupar em carregar ou utilizar o gerenciador de banco de dados pois o Hipercusto traz uma versão "encapsulada" deste gerenciador no seu executável.


A principal vantagem do NexusDB é não necessitar de avançados (e caros) servidores, além de não exigir que um DBA fique monitorando o banco de dados, pois ele é autogerenciável.



  • O servidor de banco de dados do Hipercusto NexusDB poderá estar carregado em apenas uma máquina na sua rede, se ele estiver instalado em mais de um equipamento os usuários poderão conectar-se ao servidor incorreto e, consequentemente, alterarem uma base de dados incorreta do Hipercusto.
  • O NexusDB está disponível nas versões de 32 bits e 64 bits onde:
    • A versão 32 bits pode ser instalada tanto no Windows 32 bits quando no Windows 64 bits e utiliza, no máximo, 1,5GB da sua memória RAM para cache de arquivos.
    • A versão 64 bits pode ser instalada apenas no Windows 64 bits e pode utilizar caches bem maiores (o máximo de memória RAM que pode ser alocada para cache é o total de memória do servidor menos 2GB).
  • O gerenciador de banco de dados do Hipercusto é compatível a maioria dos microcomputadores ou servidores que executem o Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows 2003 Server e Windows 2008 Server.
  • Apesar do NexusDB estar em inglês, você conseguirá configurá-lo facilmente seguindo as instruções deste manual.
  • O programa responsável pelo funcionamento e configuração do NexusDB chama-se nxServer.EXE.


O servidor pode ser instalado de duas maneiras diferentes:


  • Modo serviço do Windows: nessa opção o nxServer será instalado como se fosse um serviço do sistema operacional e assim estará disponível para os usuários assim que o servidor for ligado. Essa é a melhor maneira de instalar o servidor pois o Windows se encarregará de encerrá-lo sempre que o servidor tiver que ser desligado ou reiniciado.
  • Modo interativo: nessa opção o nxServer funcionará como se fosse um programa que está sendo executado na barra de tarefas do Windows. Não é aconselhável usar o nxServer no modo Interativo pois nessa modalidade sempre que você solicitar o desligamento do servidor o Windows poderá finalizar a execução do nxServer sem aguardar que o banco de dados seja "fechado" corretamente.


Para que as estações consigam utilizar os arquivos do servidor, o micro onde ele está instalado deverá estar ligado e com o NexusDB carregado na memória (e funcionando). Para isso, o ideal é que você configure o Windows do seu servidor para carregar o servidor automaticamente ao ser ligado o que poderá ser feito utilizando uma das seguintes maneiras:


  • Carregar o NexusDB como um "serviço" do Windows: essa opção é o melhor método de instalação o NexusDB será iniciado juntamente com o Windows, sem que o usuário precise fazer um login inicial. Se desejar inicializar o servidor desta maneira, siga o procedimento abaixo:
    1. Selecione a pasta onde o nxServer foi carregado (geralmente ele fica na mesma pasta do Hipercusto)
    2. Dê um "duplo clique" em cima do arquivo nxServer.EXE
    3. Quando o sistema perguntar se deseja instalar o servidor diga que sim (Yes).
    4. Siga as instruções que serão apresentadas.

Essa é a melhor opção (e a mais segura) de instalar o NexusDB.


  • Criando um atalho no menu "Inicializar" do Windows, com a opção /INTERACTIVE (modo interativo): sempre que o Windows é carregado e o usuário faz seu login, todos os programas que estão no menu inicializar são automaticamente executados e, se o NexusDB for um deles, o servidor será inicializado automaticamente.


Consulte a lista de parâmetros de carga do nxServer para maiores informações sobre as opções de inicialização do servidor.