Este módulo do sistema é utilizado para calcular o preço de venda tomando como base o custo do produto e um determinado mark-up (condição comercial) e geralmente é utilizado para fazer simulações de preços, visto que o preços calculados e/ou digitados não são armazenados no sistema.



No Hipercusto o cálculo do preço é dinâmico, isto é, sempre que o usuário precisar obter o preço de um produto o sistema o calculará com base nos dados fornecidos no mark-up, o que oferece grande flexibilidade ao usuário já que as modificações efetuadas no cadastro de mark-ups refletem imediatamente no preço do produto para todos os usuários.


Quando selecionado será exibida uma tela onde você deverá fornecer os seguintes dados:

  • Código: neste campo você deverá informar o código do produto que deverá ter seu preço de venda calculado. Você pode digitar o código do produto diretamente ou então utilizar o botão de pesquisa () para localizar o produto desejado.
  • Mark-up: neste campo você deverá informar o código do mark-up (condição comercial) que deverá ser utilizado no cálculo do preço de venda. Você pode digitar o código do mark-up diretamente ou então utilizar o botão de pesquisa () para localizar o mark-up desejado. Também é possível clicar no botão  para selecionar o mark-up entre os preferenciais cadastrados para o produto.
  • Rateio de despesas: neste campo será exibido o valor das despesas da empresa que deverão ser "pagas" pela venda do produto. Se desejar, você poderá modificar o valor apresentado e assim obter um novo ponto de equilíbrio para o produto. Se você modificar o valor apresentado e desejar registrar este novo valor no cadastro do produto, bastará pressionar o botão  que está ao lado do campo. O valor informado neste campo serve apenas para calcular o ponto de equilíbrio para o preço de venda praticado.


Abaixo destes campos você verá as seguintes páginas (abas).


Preço de venda

Nesta aba são informados os dados adicionais para cálculo do preço de venda e o preço que deverá ser praticado para obter o resultado desejado.

  • Preço para venda efetuada pelo vendedor: como os vendedores podem ter comissionamentos diferentes, você pode selecionar um determinado vendedor entre os cadastrados no sistema ou, então, deixar marcada a opção "Qualquer vendedor" para utilizar o comissionamento padrão definido no mark-up selecionado.
  • Calcular preço para: aqui você pode informar o para qual tipo de cliente o preço deverá ser calculado ("Indústria", "Atacado", "Consumidor" ou "Outro") ou, ainda, selecionar a opção "Cliente cadastrado" para selecionar um dos clientes previamente cadastrados no sistema.
  • Venda para o estado: como o ICMS e o ICMS/ST podem ter percentuais diferentes de acordo com o estado destino ou ainda o frete pode ser diferente em função do estado, aqui você deverá informar para qual estado destino o preço deverá ser calculado. Essa opção será automaticamente desativada se na opção anterior você selecionou "Cliente cadastrado" pois nesse caso o sistema utilizará no cálculo o estado do cliente selecionado.
  • Prazo médio pagamento: aqui você deverá informar o prazo (em dias) de financiamento para o cliente. O dia será recuperado do mark-up selecionado anteriormente mas você poderá modifica-lo se assim desejar. Para venda à vista basta preencher esse campo com 0 (zero).
  • Calcular preço de venda: Após ter fornecido os dados acima você deverá pressionar esse botão para que o sistema calcule o preço de venda. Sempre que ele estiver "piscando" você deve pressioná-lo pois indica que você modificou algum dos parâmetros utilizados no cálculo do preço.
  • Qtde de venda: permite informar uma quantidade estimada de venda e assim calcular o valor total da venda para o preço selecionado (campos ao lado deste).
  • Preço de venda: neste campo será apresentado o preço pelo qual o produto deverá ser comercializado para que se paguem todas as despesas decorrentes da fabricação e da venda do produto e obtenha-se o resultado definido no Mark-Up. Se desejar, você poderá modificar o preço informado para verificar a variação que você terá nos valores das taxas do mark-up. O valor desse campo representa o preço de venda unitário do produto SEM os impostos destacados (IPI, ICMS/ST, etc.).
  • Valor total: é o resultado do preço de venda multiplicado pela quantidade que será comercializada.
  • Valor final (nota fiscal): é o resultado do preço venda total acrescido dos impostos destacados (IPI, ICMS/ST. etc.).


Abaixo do preço calculado será exibido os totais de cada um dos grupos do mark-up, custo de fabricação e margem de contribuição obtida, juntamente com um gráfico destes valores:

  • Preço de venda (unitário): é o preço de venda que deverá ser praticado e para venda de uma unidade do produto selecionado.
  • Impostos (destacados): indica o total dos impostos destacados, isto é, aqueles calculados "por fora" do preço como o IPI e ICMS/ST.
  • Preço de venda (base): é o preço de venda sem os impostos destacados.
  • Impostos (inclusos): é o valor total dos impostos para o preço indicado.
  • Deduções de venda:  é o total de todas as deduções de venda como comissões, frete, devoluções, etc.
  • Financto.da venda: representa o financiamento das vendas e esta informação só existe para venda a prazo.
  • Custo fabricação do produto: é o custo de fabricação do produto selecionado.
  • Provisões sobre custo: indica os valores das provisões sobre o custo que foram definidas no mark-up como despesas administrativas fixas, despesas de venda fixas, etc.
  • Resultado / Rentabilidade: indica o resultado que você terá sobre a venda.
  • Margem de contribuição: é quanto o produto contribuirá para o pagamento das despesas da empresa e é calculado como a soma das provisões sobre o custo com o resultado obtido.
  • Ponto de equilíbrio: indica a quantidade do produto que deverá ser comercializada, no mark-up e preço informado, para que o valor do rateio de despesas alocados para este produto seja pago.




  • Enquanto a quantidade das vendas do produto no período estiverem abaixo da quantidade informada no Ponto de Equilíbrio, o resultado obtido pelas vendas servirão apenas para pagar as despesas alocadas para o produto. Quando a quantidade das vendas do produto no período forem maiores do que a quantidade informada no Ponto de Equilíbrio o resultado das vendas poderão ser considerados como lucro obtido na venda.
  • O gráfico não será exibido se o preço praticado não oferecer margem de contribuição.
  • Sempre que a quantidade que está sendo vendida for diferente do lote econômico do produto será exibido o o símbolo  ao lado da quantidade. Se isso ocorrer, clique nesse botão para obter maiores informações sobre o lote cadastrado e ver como isso pode afetar o preço de venda do produto (a exibição desse alerta pode ser ativada/desativada no módulo de configuração do sistema). Ao pressionar esse botão, dependendo da configuração efetuada no sistema, também será possível gerar um novo custo de fabricação ou um novo preço de venda.
  • Se o sistema estiver configurado para permitir a consulta dos preços de venda sem os impostos destacados, e se no preço calculado existirem esses impostos, ao lado do campo preço você verá o botão  que, quando pressionado, exibirá o preço de venda sem os impostos destacados.
  • Se o sistema estiver configurado para recalcular automaticamente o custo sempre que a quantidade for diferente do lote econômico, um novo preço será gerado assim que você informar/modificar a quantidade de venda (respeitando as definições efetuadas).


Se você ativou o controle de acesso do Hipercusto (cadastro de usuários) e definiu que o usuário não pode ter acesso às informações de custo, taxas de mark-up ou acesso ao gráfico, então este módulo poderá ser utilizado para consulta do preço de venda obedecendo às regras do mark-up selecionado. Neste caso apenas alguns dos campos acima é que serão apresentados para o usuário.


Taxas mark-up

Nesta aba são exibidas os valores de cada taxa definida no mark-up selecionado. Aqui você poderá exportar os valores apresentados para uma planilha (formato XLS, XLSX ou ODT) bastado para isso pressionar no botão  no canto superior esquerdo da lista apresentada.


Repare que na parte inferior desta tela existe uma opção onde você poderá indicar se os percentuais devem ser calculados sobre o valor total (com todos os impostos) ou sobre o valor da venda sem os impostos destacados.


Demonstrativo impostos

Nesta aba você verá um gráfico de cada um dos impostos que serão pagos. Sendo que o os valores poderão ser exibidas para uma unidade do produto ou para a quantidade de venda que está sendo consultada, para isso basta selecionar o valor desejado selecionando a opção correspondente no rodapé do gráfico.


Demonstrativo taxas (pizza)

Aqui você terá um gráfico no formato pizza para cada uma das taxas do mark-up e também poderá exibir os valores para uma unidade ou para a quantidade desejada (selecione a opção correspondente no rodapé do gráfico).


Demonstrativo taxas (barra)

Aqui você terá um gráfico no formato de barras para cada uma das taxas do mark-up e também poderá exibir os valores para uma unidade ou para a quantidade desejada (selecione a opção correspondente no rodapé do gráfico).




  • A NatSam não faz acompanhamento da legislação tributária, apenas pode definir/cadastrar novas regras que atendam a necessidade da empresa (pode envolver custos adicionais de desenvolvimento, treinamento ou consultoria).
  • A NatSam não poderá ser responsabilizada se os preços calculados pelo Hipercusto não estiverem de acordo com a legislação tributária/regras de cálculo aplicadas para sua empresa e/ou para o seu ramo de atividade ou, ainda, não forem os esperados pela sua empresa.