Nesta página você poderá definir o tipo de código de grupo/subgrupo, verificações de segurança, backup, modo de fechamento do período, exibição de itens inativos e várias outras configurações:


Permitir informar as quantidades das fórmulas como um percentual de uma quantidade base:

Aqui você poderá ativar/desativar um recurso do sistema que permite obter as quantidades necessárias para fabricação a partir de um percentual sobre uma determinada base. Aqui você poderá marcar as seguintes opções:

  • Nas fórmulas dos semiacabados: marque essa opção para ativar esse recurso no cadastro de semiacabados.
  • Nas fórmulas dos produtos: marque essa opção para ativar esse recurso no cadastro de produtos.



Memorizar as modificações efetuadas nas fórmulas ou no cadastro principal:

O Hipercusto memoriza todas as modificações efetuadas no cadastros de produtos e/ou semiacabados, permitindo que você recupere fórmulas antigas ou então que consiga "desfazer" mudanças realizadas nos produtos. Como, para isso, cada mudança efetuada ficará registrada no banco de dados, podendo ocupar um espaço considerável no servidor, você pode desativar esse recurso se não o achar interessante. Aqui você poderá marcar as seguintes opções:

  • Para os semiacabados: marque essa opção para ativar o recurso de memorização dos semiacabados.
  • Para os produtos: marque essa opção para ativar o recurso de memorização dos produtos.



Indique em quais cadastros o sistema deverá exibir todos os registros ou apenas os que estiverem ativos 

Como cada um dos itens dos cadastros principais do Hipercusto (matérias-primas, setores, prestadores, produtos, etc.) pode ser marcado como inativo (sem utilização), você poderá determinar que nas telas de pesquisa devem ser exibidos todos os itens ou apenas os que estiverem ativos (cada cadastro pode utilizar uma configuração diferente).



Codificação de grupo/subgrupo:

Aqui você deverá definir qual parte do código do grupo/subgrupo é o grupo e qual é o subgrupo. O padrão do Hipercusto é o seguinte:


GGGSSS


Onde:


GGG: representa o código do grupo

SSS: representa o código do subgrupo


Você poderá modificar o tamanho e a composição das "partes" do código utilizando os campos apresentados.



Fechamento do período:

Aqui você define como o Hipercusto deverá atualizar o valor do campo "Rateio de Despesas" de cada produto (com base nas vendas que foram realizadas durante o período) e como deverá registrar a margem de contribuição obtida e quantidade vendida no período. As opções disponíveis são:

  • Ser apropriado automaticamente com base no resultado e na margem de contribuição de cada venda: nesta opção o Hipercusto totalizará todas as despesas da empresa no período que está sendo encerrado e as alocará proporcionalmente conforme a margem de contribuição obtida nas vendas. Também será atualizado, para cada produto, os valores dos campos "Margem de Contribuição Acumulada" e "Quantidade Acumulada de Vendas".
  • Apenas a margem de contribuição acumulada deve ser calculada e registrada para cada produto: nesta opção, durante o fechamento, o Hipercusto atualizará apenas os valores dos campos "Margem de Contribuição Acumulada" e "Quantidade Acumulada de Vendas".
  • Apenas o rateio de despesas deve ser calculado para cada produto: nesta opção o Hipercusto apenas totalizará as despesas da empresa no período que está sendo encerrado e as alocará proporcionalmente conforme a margem de contribuição obtida nas vendas.
  • Não alterar o valor do rateio de despesas e da margem de contribuição acumulada: selecionando esta opção o sistema utilizará o valor que foi informado no cadastramento do produto e se você desejar modificá-lo deverá alterar o cadastro do produto. Já os valores da "Margem de contribuição acumulada" e "Quantidade acumulada de vendas" deverá ser atualizado utilizando o módulo "Margem de contribuição e quantidade de venda" (no menu "Processos").



Configurações diversas:

Aqui você poderá definir as seguintes opções:

  • Memorizar os campos preferenciais para localização dos registros (nas telas de pesquisa/localização): quando essa opção estiver marcada o sistema iniciará as pesquisas pelo último campo pesquisado, agilizando a operação de localização caso você selecione um campo diferente dos campos "padrão" de pesquisa do Hipercusto (geralmente o campo padrão é o campo "código").
  • Ativar as customizações do sistema: Essa opção ativa as rotinas desenvolvidas pela NatSam para atender necessidades específicas da sua empresa.
  • Na carga do Hipercusto verificar se o micro possui impressora padrão: durante a inicialização, o sistema verifica se existe uma impressora padrão configurada no Windows pois ela é utilizada para formatar os relatórios. Essa opção irá desabilitar essa verificação, mas, ao desabilitá-la, pode ser que você não consiga visualizar os relatórios se não houver impressora definida como padrão no seu micro.
  • Permitir usar a própria matéria-prima do item da fórmula como matéria-prima de reaproveitamento: esta opção, quando ativa, permitirá que o usuário cadastre como matéria-prima de reaproveitamento a mesma matéria-prima que foi digitada no item. Se estiver desativada, a matéria-prima de reaproveitamento deverá ser diferente utilizada no item.
  • Ao minimizar a visualização de um relatório, exibi-lo em tamanho reduzido no canto inferior do monitor: quando essa opção estiver ativada, se você minimizar um relatório ele será exibido no canto inferior da tela mas em tamanho reduzido, facilitando que você o localize e depois possa maximizá-lo (caso existam muitas janelas abertas no seu monitor). Se você desativar essa opção, ao minimizar o relatório ele será reduzido para o menor tamanho possível (geralmente apenas a linha de título da janela).
  • Ativar a aba "Item de revenda" do cadastro de produtos: se esta opção estiver ativada, no cadastro de produtos será exibida uma aba adicional onde você poderá informar o valor de compra do produto. Deve ser utilizado apenas se, além dos produtos fabricados na sua empresa, você também comercializa itens adquiridos "prontos" de terceiros.



Definições do servidor:

Aqui estão as seguintes opções:

  • Não utilize o cache do sistema operacional (grave os dados diretamente no disco): sempre que o Hipercusto precisa gravar alguma informação ele a envia para o Sistema Operacional que, através do seu cache de arquivos, se preocupa em gravá-la no disco quando necessário. Se enquanto os dados estiverem no cache do S.O. o micro apresentar algum problema, poderá ocorrer alguma perda de informação e, através dessa opção, você define se a escrita em disco deverá ficar a cargo do S.O. ou o Hipercusto deverá escrevê-la diretamente no disco. Ativar essa opção oferece maior segurança porém, menor performance na gravação dos dados.
  • Ao sair do Hipercusto liberar o cache do gerenciador de banco de dados (nxServer): na versão multiusuário, quando você sai do Hipercusto todos os dados acessados são mantidos no cache do servidor de maneira que a próxima vez que você acessar o sistema os dados já estejam na memória do servidor e, por isso, o acesso a esses dados será muito mais rápido uma vez que eles não precisam ser lidos novamente do HD. Se você ativar essa opção o Hipercusto irá "limpar" esse cache e liberar a memória utilizada para outros aplicativos (desativar essa opção poderá reduzir a velocidade de acesso aos dados frequentemente utilizados).
  • O gerenciamento do início/término das transações deverá ficar sob a responsabilidade do servidor (nxServer): quando essa opção estiver marcada todo o gerenciamento de início/término de transações ficará sob a responsabilidade do gerenciador de banco de dados, o que garantirá melhor performance e maior integridade das informações. No entanto, se sua rede for muito instável ou se você estiver utilizando o Hipercusto em um micro com pouco poder de processamento você deverá desativar essa opção para evitar a gravação de dados inconsistentes no banco de dados.
  • Tempo de espera por respostas do servidor: quando o Hipercusto envia uma solicitação ao servidor de banco de dados ele aguarda a resposta por um tempo predefinido e se o servidor não responder nesse prazo ele entenderá que o servidor não está disponível e, após exibir uma mensagem para o usuário informando o ocorrido, cancelará a execução do Hipercusto. Aumentando o tempo (em milissegundos) desse campo você aumentará o tempo de espera do Hipercusto pelas respostas do servidor, porém, se a conexão com o servidor for interrompida o Hipercusto demorará mais tempo para detectar o ocorrido. Existem três campos para definição do timeout:
    • No acesso aos dados: é o tempo de timeout que deverá ser utilizado nas telas de digitação do sistema ou processamento dos dados.
    • Na gestão avançada: é o tempo de timeout que deverá ser utilizado no módulo de gestão avançada.
    • Nos relatórios: é o tempo de timeout para a emissão dos relatórios do sistema.
  • Desativar a identificação rápida das empresas...: Na versão multiusuário e multiempresa, o Hipercusto armazenará em uma tabela do servidor todos os nomes de todos bancos de dados cadastrados no sistema, e assim reduzir o tempo necessário para inicializar o sistema, principalmente quando o servidor está sobrecarregado. Se o seu servidor possuir boa performance, você poderá desativar essa opção, que só pode ser alterada no banco de dados principal (no que possui o nome "Hipercusto").



Central de alertas:

  • Intervalo para execução de cada verificação da "Central de alertas": define o tempo, em segundos, em que as verificações/checagens da "Central de alertas" deverão ser executadas. Digite ZERO para desativar as verificações/checagens automáticas.



Auditoria de uso:

Indica como o sistema deverá registrar, em um arquivo de LOG, as operações realizadas no sistema. As opções possíveis são:

    • Desabilitar a auditoria do sistema: esta opção desabilita completamente a auditoria do sistema, ou seja, não será registrado qualquer tipo de informação no arquivo de log do Hipercusto.
    • Auditoria habilitada (detalhe máximo: todos os campos serão registrados, exceto campos de observações): esta opção registra no arquivo de log a operação que foi realizada e também os valores de todos os campos que foram modificados (exceto os campos de observações).
    • Auditoria habilitada (detalhe máximo com registro dos campos de observações): esta opção é similar a opção acima, porém ela também gravará os textos dos campos de observações.
    • Auditoria habilitada (detalhe intermediário: registrar no máximo 10 campos): esta opção registra a operação que foi realizada e os dados dos 10 primeiros campos do arquivo que foi modificado.
    • Auditoria habilitada (detalhe mínimo: apenas os campos chave serão registrados): esta opção registra a operação que foi realizada e apenas os códigos do registro que foi modificado.
    • Auditoria habilitada (registrar apenas as operações efetuadas): esta opção registra no arquivo de log apenas a descrição das operações realizadas.
  • Registrar nos históricos qualquer mudança efetuada no registro, mesmo que os valores não tenham sido modificados: sempre que você altera um registro de matéria-prima, setor produtivo ou prestador de serviços, o Hipercusto registra o custo do item modificado mesmo que o custo do insumo não tenha sido alterado (quando esta opção estiver ativada) o sistema só irá registrar no arquivo de históricos quando ocorrer modificações dos custos do insumo (quanto esta opção estiver desativada).



Backup (cópia de segurança) e liberação de memória:

Aqui estão as seguintes opções:

  • Avisar sobre a necessidade de executar backup a cada: neste campo é definido o prazo (em execuções do sistema) que deverá ser exibida uma mensagem para usuário informando sobre a necessidade de efetuar backup. Sempre que o número de execuções informado for atingido, quando o usuário sair do Hipercusto ele exibirá uma mensagem de alerta e perguntará se ele deseja efetuar o backup naquele momento. Para desativar essa mensagem sobre a importância do backup basta digitar zero nessa opção.
  • Efetuar cópia de segurança sem intervenção do usuário: se na opção anterior foi informado um número maior que zero, sempre que o prazo informado for atingido o Hipercusto efetuará o backup automaticamente na saída do sistema.
  • Quantidade de backups a serem mantidos em disco: uma vez que você tenha informado que o backup deverá ser efetuado automaticamente, você poderá utilizar este campo para informar o número de cópias de segurança que deverão ser mantidas em disco. Quando o limite informado for atingido, o Hipercusto eliminará o arquivo de backup mais antigo antes de efetuar a cópia de segurança.
  • Acionar periodicamente a API de liberação de memória do Windows: se você ativar essa opção, sempre que retornar ao menu do Hipercusto será acionada uma função do Windows que força a liberação das páginas de memória que não estão mais em uso, fazendo com que a utilização de memória seja reduzida para poucos megabytes. Ative essa opção somente se o seu micro possuir pouca memória livre ou se você notar que, com o passar do tempo, o consumo de memória está muito elevado.




  • Para que seja possível efetuar a cópia de segurança automática, o usuário precisa ter definido, no módulo de backup, a pasta onde os backups devem ser armazenados.
  • Se o Hipercusto estiver sendo executado em rede local, as modificações efetuadas neste módulo só valerão para os demais usuários do sistema quando estes recarregarem o Hipercusto.
  • O desenvolvimento de customizações do sistema pode envolver custos adicionais para sua empresa.