Este módulo permite reajustar os salários dos funcionários com um determinado índice (percentual). Geralmente ele é utilizado quando ocorre o dissídio coletivo dos funcionários.


Para utilizar este módulo você deverá fornecer os seguintes dados e/ou selecionar as seguintes opções:


  • Reajustar os salários de todos os funcionários: selecione essa opção se desejar reajustar o salário de todos os funcionários cadastrados.
  • Reajustar apenas os salários dos funcionários com códigos entre: selecione essa opção se desejar reajustar os salários para apenas alguns funcionários. Neste caso, você deverá especificar, nos campos Funcionários e e/ou, a condição de seleção dos funcionários (consulte o tópico definição de filtros para obter maiores informações sobre as opções de seleção)
  • Reajustar os salários dos funcionários de qualquer grupo/subgrupo: deixe esta opção marcada se desejar reajustar os salários dos funcionários independentemente do grupo ao qual pertençam ou, então, desmarque essa opção se desejar reajustar os salários dos funcionários de um determinado grupo de funcionários e, neste caso, você deverá a condição de seleção dos grupos de funcionários.
  • Para qualquer faixa salarial: deixe essa opção marcada se desejar reajustar os salários de todos os funcionários selecionados ou então desmarque essa opção se desejar reajustar os salários para apenas uma faixa salarial e, neste caso, você deverá informar o salário inicial e o salário final que os funcionários deverão ganhar para que os mesmos sejam reajustados.
  • Aplicar reajuste de: aqui você deverá informar o percentual de reajuste que deverá ser aplicado ao salário dos funcionários selecionados.
  • Adicionar bônus de: neste campo você poderá informar um valor fixo que deverá ser adicionado ao salário do funcionário (o preenchimento deste campo é opcional).
  • Salário mínimo (piso): preencha esse campo se desejar especificar o valor mínimo que deverá ser pago para os funcionários. Por exemplo, se após aplicar o reajuste o novo salário for menor que o valor especificado neste campo então o sistema atualizará o salário para o valor do piso. Esse campo é opcional, ou seja, deixe esse campo com zero se não desejar definir um valor mínimo para os salários.
  • Salário máximo (teto): preencha esse campo se desejar especificar o valor máximo que deverá ser pago para os funcionários. Por exemplo, se após aplicar o reajuste o novo salário for maior que o valor especificado neste campo então o sistema atualizará o salário para o valor do teto. Esse campo é opcional, ou seja, deixe esse campo com zero se não desejar definir um valor máximo para os salários.


Após ter especificado os parâmetros acima, clique no botão "Preparar" para que o Hipercusto selecione os funcionários desejados e aplique o percentual de reajuste indicado. Assim que essa operação for concluída será exibida aba com o nome "Novos salários" onde serão exibidos todos os funcionários selecionados assim como o salário antigo e o novo salário.


Você poderá modificar, se necessário, o novo salário do funcionário bastando clicar na coluna "Novo salário" do funcionário que deseja modificar e digitar o novo salário.


Na coluna "Operação" podem ser exibidos um dos seguintes textos:

  • Reajustado: indica que foi aplicado o percentual de reajuste informado ao salário do funcionário.
  • Piso: indica que após a aplicação do percentual de reajuste o salário foi inferior ao piso e, assim, o sistema assumiu o valor do piso.
  • Teto: indica que após a aplicação do percentual de reajuste o salário foi superior ao teto e, assim, o sistema assumiu o valor do teto.


Após ter conferido os novos salários você deverá utilizar um dos seguintes botões:


  • Registrar novos salários: por enquanto todos os reajustes foram efetuados apenas em memória e somente serão aplicados aos funcionários quando você pressionar esse botão.
  • Cancelar reajustes: esse botão cancela a operação de reajuste efetuada e retorna para a tela inicial.
  • Gerar planilha: use esse botão se desejar exportar os dados que estão na tela para uma planilha de cálculo no padrão XLS.



  • Os reajustes somente serão registrados após você pressionar o botão "Registrar novos salários" ou seja, se você fechar esse módulo sem pressionar esse botão ou se clicar em cima do botão "Cancelar reajustes" não será efetuada nenhuma modificação no cadastro de funcionários.
  • É aconselhável fazer um backup do banco de dados do Hipercusto antes de executar esse módulo.
  • Se você selecionar os funcionários que devem ser reajustados utilizando os campos de faixa salarial, tome o cuidado de iniciar os reajustes pelas faixas de maior valor para evitar que ocorram duplicidades de reajustes.