O módulo de engenharia é visualizado sempre que você pressionar o botão "Copiar" no módulo de cadastramento de produtos, semiacabados ou no cadastro de derivações e ele é utilizado para copiar itens de fórmulas de outros produtos para o produto que está sendo cadastrado ou modificado.


Quando acionado,será exibida uma tela com os seguintes dados:

  • Copiar itens da fórmula de produtos: selecione esta opção quando você desejar copiar itens que estejam na fórmula de outro produto.
  • Copiar itens da fórmula de semiacabados: selecione esta opção quando você desejar copiar itens que estejam na fórmula de outro semiacabado.
  • Código: é o código do produto de onde um ou mais itens de sua fórmula deverão ser copiados. Você pode digitar seu código diretamente ou então clicar no botão de pesquisa () para localizar o produto desejado.


Uma vez tendo selecionado o item, você verá todos os componentes de sua fórmula e você deverá, então, selecionar quais os itens que deverão ser copiados para a fórmula do produto que está sendo cadastrado, utilizando as teclas CTRL ou SHIFT enquanto pressiona o botão do mouse. A tecla CTRL marca o registro selecionado enquanto a SHIFT marca todos os registros desde o último registro selecionado. Na seleção dos registros você poderá utilizar os seguintes botões.

  • Nova seleção: desmarca todos os registros que tenham sido marcados com o mouse
  • Selecionar todos: seleciona todos os registros visualizados.
  • Inverter seleção: desmarca os registros que foram selecionados e marca os registros não selecionados.


Você também poderá indicar como os itens selecionados devem ser incluídos no destino:

  • Obedecer a ordem de seleção dos registros: se esta opção estiver selecionada, os itens serão inseridos na mesma ordem em que foram selecionados, isto é, se você primeiro selecionou o item nº4, depois o item nº3 e depois o item nº8 a inclusão obedecerá essa mesma ordem quando forem inseridos.
  • Obedecer a ordem da fórmula original: esta opção fará com que os itens selecionados sejam inseridos na mesma ordem da fórmula original, mesmo que você selecione-os fora de ordem.


Após ter selecionado os registros desejados, você deverá clicar em um dos seguintes botões:

  • Incluir no final: inclui os registros que foram selecionados no final da fórmula do produto que está sendo cadastrado. Por exemplo, se o cadastro tinha 5 itens de fórmula e nesta tela você selecionou 4 registros, estes 4 registros serão incluídos nas posições 6, 7, 8 e 9 da fórmula.
  • Inserir na fórmula: incluirá os registros selecionados na posição do item de fórmula selecionado no momento em que o módulo de engenharia foi selecionado. Por exemplo, se o cadastro tinha 5 itens de fórmula, o item selecionado era o da posição 3 quando você acionou o módulo de engenharia e nesta tela você selecionou 4 registros, estes 4 registros serão incluídos nas posições 3, 4, 5 e 6 da fórmula e os itens que já existiam na fórmula serão renomeados 7, 8 e 9.
  • Cancelar: cancela a operação de cópia de registros e retorna ao módulo que acionou este módulo de engenharia.