Este módulo permite obter diversas informações sobre os semiacabados que lhe permitirão saber, por exemplo:


  • Quais os semiacabados que possuem maior custo de fabricação
  • Quais os semiacabados que possuem o menor custo de fabricação
  • Conhecer os custos dos semiacabados separados por custos com matérias-primas, mão-de-obra, preparação de equipamentos, prestadores de serviços, etc. e ordenar (em ordem crescente ou decrescente) por um destes custos
  • Saber quais são os semiacabados mais produzidos
  • Identificar os semiacabados que geram maior quantidade de refugo durante sua produção para, com base na ficha técnica do mesmo, tentar melhorar o processo de fabricação
  • Conhecer a evolução do custo de fabricação de um determinado semiacabado


Existem diversas informações que você poderá obter neste módulo, tudo depende de ordenar os dados pela coluna desejada e interpretar os dados obtidos.


Quando selecionado você verá uma tela com as seguintes páginas:


Definições da pesquisa

Nesta página você informa quais informações deseja obter do sistema, sendo que as opções disponíveis são:


  • Data inicial para análise: informe a data inicial do período que deseja analisar e no campo Data final informe a data final do período. Será com base no período informado que o sistema totalizará as OFs de fabricação dos semiacabados. Você pode utilizar o botão " Período" ao lado destes campos para facilitar a seleção do período desejado.
  • Retornar e exibir: aqui você poderá informar quantos semiacabados deverão ser exibidos. As opções disponíveis são:
    • Todo o cadastro: exibe todos os semiacabados que estão cadastrados no sistema.
    • xx Itens (registros): indica o quantidade máxima de semiacabados que deverão ser exibidos.
    • xx % do cadastro: define o percentual máximo de semiacabados que deverão ser exibidos.
  • Exibir evolução do custo total: ative essa opção se deseja conhecer a evolução dos custos de fabricação dos semiacabados.
  • Totalizar as quantidades produzidas (OFs): exibe as quantidades que foram produzidas de cada semiacabado (que são registradas no módulo de custo real do sistema).
  • Exibir classificação do semiacabado: Quando selecionada exibirá uma coluna adicional (primeira coluna) contendo a posição do item. Clicar no nome das outras colunas (cabeçalho) fará com que os dados apresentados sejam classificados em ordem crescente pela coluna selecionada (um segundo clique classificará em ordem decrescente) e é com base na informação da coluna de classificação que você conseguirá identificar a posição do semiacabado de acordo com a ordem selecionada.
  • Exibir detalhes do custo: ativando essa opção o Hipercusto exibirá os custos de fabricação dos semiacabados separados por matérias-primas, setores produtivos, preparação de equipamentos, mão-de-obra direta, custos com máquinas e equipamentos, despesas gerais rateáveis, prestadores de serviços e refugo. Se essa opção não estiver marcada, o sistema exibirá apenas o custo total de fabricação do semiacabado. Quando ativar essa opção, você poderá indicar o custo que deverá ser utilizado, podendo ser:
    • Usar custo atual: utilizará o custo de fabricação atual do produto.
    • Usar custo do fechamento de: utilizará o custo registrado no fechamento do período indicado.
  • Gráfico semiacabado: quando ativa, será exibido um gráfico de pizza com os custos dos semiacabados selecionados (veja adiante).


Assim que ter informado os parâmetros desejados, você deverá pressionar o botão  "Processar estatísticas" para que a pesquisa seja efetuada. Sempre que você modificar qualquer um dos campos acima, haverá necessidade de pressionar esse botão novamente.


  • Dependendo do número de registros cadastrados no seu banco de dados e da performance do servidor, o sistema poderá demorar alguns minutos até que os dados semiacabados sejam exibidos.
  • Como o processamento das informações pode envolver um grande volume de dados, evite usar esse módulo via VPN.


Após o processamento, você verá na aba "Semiacabados cadastrados" os semiacabados de acordo com os critérios informados. Clicando no cabeçalho das colunas você ordenará os dados pela mesma (ordem crescente). Um segundo clique fará com que os dados sejam classificados em ordem decrescente. Você poderá, então, "navegar " pelos dados apresentados ou usar as seguintes opções:


  • Gerar planilha: Grava uma planilha de cálculo com base nos dados que estão sendo exibidos. Isso permitirá que você trabalhe em sua planilha de cálculos (Excel, OpenOffice, etc.) os dados obtidos.
  • Gerar HTML: Grava um arquivo com os dados apresentados no formato HTML, permitindo a visualização em qualquer micro que possua um browser de internet ou, ainda, o envio do arquivo por email para qualquer usuário, que poderá visualizar os dados apresentados sem que tenha que possuir uma licença do Hipercusto ou de algum outro programa.
  • Exportar dados: permite exportar os dados apresentados em diversos formatos como: DBF, TXT, CSV, DOC, PDF, etc.



Gráfico dos semiacabados

Nesta aba será apresentado um gráfico representando os valores dos semiacabados identificados (essa aba só estará visível se você selecionou a opção "Gráfico produtos". Ao ser selecionada você verá uma gráfico no formato pizza com as seguintes opções ao lado:


  • Gráfico de: você deverá informar qual o campo que deverá utilizar no gráfico. Você poderá solicitar a exibição do gráfico por custo total de fabricação, custos com matérias-primas, quantidades produzidas, etc.
  • Legenda você indica se deseja que a legenda das fatias seja apresentada nas "fatias" do gráfico, ao lado do gráfico ou das duas maneiras.
  • Agrupar fatias: Para facilitar a interpretação do gráfico, fatias com valores muito pequenos serão agrupados em uma única fatia com a legenda "Demais produtos". Neste campo você define o percentual que deverá ser utilizado nesse agrupamento, por exemplo, informando um valor de 5% indica que todos os semiacabados com custo total inferior a 5% do total dos custos deverão ser agrupados em uma única fatia.



Evolução custo

Nesta página será apresentada a evolução dos custos de fabricação do semiacabado selecionado desde o seu cadastramento, separados por custos com matérias-primas, setores produtivos e prestadores de serviços. Esta aba somente estará visível se você selecionou a opção "Exibir evolução do custo de fabricação".


Nesta tela também é possível modificar ou excluir os valores de histórico, de maneira que você consiga corrigir os históricos que estiverem incorretos (decorrentes de erros de lançamentos).


Selecionando dois ou mais registros nesta tela, você poderá ver a representação gráfica da evolução dos custos na aba Gráfico de evolução do custo.  Ao lado do gráfico você poderá informar quais os dados que deverão ser apresentados,Você também poderá selecionar o modelo de gráfico a ser exibido assim como a visualização dos valores históricos.



Quantidades produzidas

Nesta página serão apresentadas as OFs de fabricação do semiacabado selecionado obedecendo o período informado na tela inicial e, se desejar, poderá exportar os dados apresentados para uma planilha (XLS), HTML ou outros formatos (esta aba será visualizada apenas se você selecionou a opção "Totalizar as quantidades produzidas (OFs)".