Este módulo do sistema deve ser utilizado para imprimir a ficha de custo por fase de fabricação os produtos, isto é, uma relatório com os dados do produto, sua fórmula de fabricação e os custos de cada uma das suas fases fabricação.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Configuração do relatório

Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção dos produtos que devem ser impressos:

  • Produtos com situação: aqui você poderá selecionar as situações que os produtos devem ter para serem listados.
  • Ordenar por: este campo indica qual a ordem que deverá ser utilizada na emissão do relatório (por código, descrição, referência, grupo/subgrupo ou por cliente).
  • Imprimir as observações do produto: selecione esta opção se você desejar que sejam impressas as observações que foram informadas no cadastramento do produto.
  • Imprimir as observações da fórmula: selecione esta opção se deseja que sejam impressas as observações/informações adicionais que foram cadastradas para cada item da fórmula do produto.
  • Imprimir a fórmula do produto: selecione esta opção para imprimir a fórmula / ficha técnica do produto.
  • Explodir fórmula até o nível: se você selecionar esta opção, quando na fórmula do produto for localizado um semiacabado ou outro produto o sistema também listará sua fórmula. Quando você ativar este campo poderá definir:
    • nível: até qual nível o produto deverá ser "explodido". Por exemplo, se neste campo estiver 1, o sistema explodirá apenas os produtos e semiacabados que foram localizados na fórmula do produto. Se você neste campo estiver 2, o sistema também "explodirá" os produtos e/ou semiacabados que foram encontrados no primeiro nível de explosão e assim sucessivamente.
    • Com o custo dos itens: selecionando esta opção, além dos dados básicos dos itens das fórmulas "explodidas" o sistema imprimirá o custo de cada componente.
    • Com as observações da formula: selecione esta opção se desejar que as observações das fórmulas dos demais níveis sejam impressas.
  • Imprimir custo de cada componente da fórmula: se esta opção for selecionada o sistema imprimirá o custo de cada componente da fórmula do produto.
  • Ordenar fórmula por fase de fabricação: os itens da fórmula do produto são impressas respeitando a sequência definida no cadastramento das mesmas mas, se você marcar essa opção elas serão impressas ordenadas pela fase de fabricação.
  • Imprimir os preços de venda: selecione esta opção se desejar que seja impresso os preços de venda do produto (calculados com base nos três mark-ups padrões cadastrados para o produto). Ao selecionar esta opção, você poderá selecionar também:
    • Estado: para qual a lista de preços deverá ser emitida.
    • Com composição do mark-up: selecione esta opção para imprimir as taxas do mark-up que foram utilizadas no cálculo do preço de venda do produto.
    • Quando a opção de impressão do preço de venda estiver ativa, será exibida uma nova aba com o nome "Taxas mark-up" onde você poderá especificar quais taxas devem ser consideradas no cálculo do "terceiro preço de venda".
  • Imprimir o custo de aquisição (mat.prima e pres.serv.): selecione esta opção se desejar que seja impresso o custo de aquisição dos itens da fórmula, quando este for uma matéria-prima ou prestador de serviços.
  • Imprimir o resumo de custo por fase: selecionando essa opção será impresso, no final do relatório, o total do custo por cada fase de fabricação.
  • Imprimir o gráfico de custo: selecionando esta opção serão impressos, no final do relatório, os gráficos com os custos de cada fase de fabricação.
  • Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatório.
  • Totalizar tempos (preparação/operação): selecione esta opção se desejar que seja impresso o tempo total de preparação e operação dos setores produtivos.
  • Imprimir o custo hora (set.prod.): selecione esta opção se desejar que seja impresso o custo hora dos itens da fórmula, quando este for um setor produtivo.
  • Imprimir valores usando moeda/indexador: se você desejar, poderá informar que os custos/valores do produto deverão ser impressos em outra moeda/indexador.



  • Para que seja possível emitir o relatório usando uma moeda/indexador diferente da moeda base, você deverá ter alimentado corretamente o cadastro de moedas/indexadores do sistema.
  • Se você estiver utilizando o sistema remotamente utilizando um link de comunicação de baixa performance, o processamento deste relatório poderá demorar um pouco para ser concluído.


Seleção produtos, Seleção grupos/subgrupos e Seleção referência e clientes

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).


Taxas mark-up

Essa aba, que será exibida ao ativar a opção de impressão dos preços de venda, permite ativar o cálculo do terceiro preço de venda, utilizando apenas as taxas de mark-up selecionadas:

  • Despesas de venda: selecione as despesas de venda que deverão ser consideradas no cálculo do terceiro preço de venda.
  • Impostos (inclusos): selecione os impostos que deverão ser considerados no cálculo do terceiro preço de venda.
  • Impostos (destacados): selecione os impostos destacados que deverão ser considerados no cálculo do terceiro preço de venda.
  • Despesas de estrutura: selecione as despesas de estrutura que deverão ser consideradas no cálculo do terceiro preço de venda.
  • Resultado: indique se o resultado (lucro) deverá ser considerado no cálculo do preço de venda. Indique, também, se deverá ser utilizado o Adicional de Resultado que foi definido para o produto.
  • Como obter o terceiro preço: Aqui você deve informar como as taxas deverão ser utilizadas para obter o terceiro preço de venda. As opções possíveis são:
    • Subtrair valores das taxas não selecionadas do preço calculado: nesta opção o Hipercusto calculará o preço utilizando todas as taxas (selecionadas ou não) e, do preço calculado, subtrairá os valores referentes as taxas que não foram selecionadas.
    • Utilizar apenas as taxas selecionadas no cálculo do preço de venda: aqui o preço de venda será calculado utilizando apenas as taxas selecionadas.
    • Não incluir o terceiro preço de venda no relatório: selecione esta opção se não desejar que o terceiro preço de venda seja impresso no relatório.
  • Nome para essa composição de preço: Indique o nome que deverá ser impresso como cabeçalho da terceira coluna de preço.


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.