Este módulo do sistema é utilizado para encerrar um determinado período (mês/ano) e acumular os valores das vendas, os históricos dos produtos, calcular e ratear o custo fixo que deverá ser "suportado" pelos produtos para o próximo período, etc.


Quando selecionado será exibida uma tela onde você deverá informar o Mês de fechamento, isto é, o mês referente ao período que está sendo encerrado seguido do ano do período.



Repare que, abaixo das opções de definição do período, existem dois textos informativos indicando se os seguintes campos devem ser atualizados:


  • O rateio de despesas de cada produto será atualizado?: indica se o valor das despesas apropriadas para cada produto (custo fixo) deverá ser atualizado, isto é, quanto cada produto deverá participar nas despesas da empresa, podendo estar configurado como:
    • Sim:  o sistema verificará a rentabilidade total das vendas de cada produto e rateará proporcionalmente o valor dessas despesas em função da rentabilidade encontrada.
    • Não: o Hipercusto não modificará os valor do custo fixo que foi definido no cadastramento do produto.


  • A margem de contribuição acumulada e quantidade acumulada de vendas de cada produto serão atualizadas?: indica se esses campos devem ser atualizados durante o fechamento, podendo estar configurado como:
    • Sim: durante o fechamento o sistema atualizará os valores dos campos "margem de contribuição acumulada" e "quantidade acumulada de vendas" de cada produto cadastrado no sistema,
    • Não: os valores destes campos não serão atualizados e você deverá utilizar o módulo "Margem contribuição e qtde venda" para modificá-los (ou o módulo de manutenção de produtos).


IMPORTANTE: as opções exibidas acima são definidas no módulo de configuração do sistema.


Para iniciar o encerramento do período, você deverá clicar no botão Encerrar período ou então no botão Retornar para sair deste módulo sem efetuar o fechamento do período.


Assim que você solicitar o fechamento do período, será exibida uma mensagem perguntando se você deseja que o sistema calcule o custo de fabricação de todos os produtos antes de iniciar o processo de fechamento.


Para um fechamento mais preciso, é aconselhável que o cálculo do custo de fabricação tenha sido executado recentemente, assim, você deverá clicar no botão "sim" para acionar o módulo de fechamento ou então em "não" se você executou o fechamento recentemente. Você poderá, também, clicar no botão "Cancelar" para interromper o processo de fechamento.


Ao final do fechamento, será exibida uma mensagem indicando que o fechamento foi concluído com sucesso.


Se por acaso você tentar executar um segundo fechamento de um mesmo período o sistema exibirá uma mensagem de alerta comunicando isso e você poderá prosseguir com a operação ou cancelar o processo.



  • Você pode necessitar fazer um segundo fechamento quando descobriu que faltou transformar algum orçamento em venda, alguma venda foi registrada com dados incorretos ou por outros motivos.
  • Quando um segundo fechamento é efetuado para um mesmo período, o Hipercusto "desfaz" o fechamento anterior do período informado para que não ocorra duplicidade de fechamento.
  • O processo de fechamento é extremamente rápido para bases de dados de médio tamanho, porém, para empresas com uma quantidade muito elevada de vendas no período poderá demorar alguns minutos para ser concluída.