Em algumas ocasiões pode ser preciso substituir um determinado componente da fórmula de algum produto ou semiacabado ou, ainda conhecer o impacto que a troca de um determinado fornecedor trará ao custo de fabricação dos seus produtos. Para estas ocasiões você poderá utilizar este módulo o que permitirá conhecer os novos custos antes de efetuar a substituição dos componentes.


Através deste módulo você conseguirá responder perguntas como:


  • Se a empresa trocar de fornecedor de matérias-primas, que possui a maioria dos itens com custo inferior ao atual mas outros possuem custo superior, isso trará uma diminuição do custo de fabricação dos produtos?
  • Uma determinada matéria-prima está em falta no mercado, porém existe uma substituta, mais barata, porém exige o uso de uma quantidade maior na fabricação dos produtos. Se utilizarmos essa matéria-prima na fórmula do produto qual o percentual de aumento do custo do produto?
  • Determinada máquina de um centro produtivo apresentou defeito, porém os produtos poderão ser fabricados usando outro setor produtivo porém com menor capacidade de produção. Qual o impacto que isso trará no custo de fabricação?
  • Conseguimos negociar com outro prestador de serviços um custo inferior na prestação dos serviços. Essa troca trará redução significativa no custo de fabricação que compensaria substituir um prestador de serviços que trabalha com a empresa há um bom tempo e sempre tem prestado serviços com excelente qualidade?
  • Quais os produtos que sofreram alguma variação de custo desde uma determinada data?


Existe uma gama muito grande de questionamentos que poderão ser obtidos por esse módulo, acima citamos apenas alguns exemplos das informações que você conseguirá obter usando este módulo.


Neste módulo, na parte superior da tela, você deverá indicar o intervalo de pesquisa e em quais cadastros as substituições/simulações deverão ser realizadas:


  • A simulação/pesquisa deverá ser efetuada em: aqui você indica em qual(is) cadastro(s) a simulação deverá ser realizada.
  • Modo de seleção: aqui você deverá indicar como deseja especificar os produtos e/ou semiacabados que devem ser considerados (esse campo estará habilitado apenas se você indicar que deseja pesquisar em alguns produtos/semiacabados), e você poderá indicar:
    • Por intervalo de códigos, grupo ou referência: essa opção permitirá que você especifique "faixas de códigos" que devem ser consideradas, isto é, serão selecionados apenas os itens cujo valor atenda ao intervalo indicado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre a seleção de registros).
    • Especificar códigos: aqui você poderá indicar quais os códigos que deverão ser considerados na pesquisa.


Você deverá, então selecionar a aba correspondente a operação que deseja realizar:


Simulação de custos através da substituição de componentes

Esta aba permite conhecer o novo custo de fabricação dos produtos e/ou semiacabados decorrentes de modificações na fórmula ou substituição de itens. Aqui você deverá informar os seguintes dados:


  • Selecione os componentes que sofrerão modificação: aqui você deverá informar quais os tipos de componentes que sofrerão modificação, sendo que as opções disponíveis são:
    • Matérias-primas: indica que você deseja efetuar simulações de matérias-primas.
    • Setores produtivos: indica que você deseja efetuar simulações de setores produtivos.
    • Prestadores de serviços: indica que você deseja efetuar simulações de prestadores de serviços.
  • Ajustar lote econômico em: em algumas situações poderá ser necessário aumentar o lote econômico do produto (geralmente quando se altera um setor produtivo). Se esse for o caso, indique se o ajuste do lote deve ser efetuado por um índice, ou seja, o valor do lote econômico que está no cadastro do produto será multiplicado pelo valor informado no campo abaixo ou se deseja usar uma nova quantidade para o lote econômico, também definido pelo campo abaixo. Se não desejar modificar o lote econômico, deixe selecionado o campo índice e preencha 1 no campo abaixo deste.
  • Ajustar refugo em: em algumas situações que a troca do componente trará uma quantidade maior (ou menor) de refugo durante o processo de fabricação. Se esse for o caso, indique se o refugo deve ser efetuado por um índice, ou seja, o valor do refugo que está no cadastro do produto será multiplicado pelo valor informado no campo abaixo ou se deseja usar uma nova quantidade para o refugo, também definido pelo campo abaixo. Se não desejar modificar o refugo, deixe selecionado o campo índice e preencha 1 no campo abaixo deste.
  • Situação do produto ou do semiacabado: na parte inferior da tela você verá dois campos para indicar qual situação os produtos (ou semiacabados) devem possuir para que a simulação seja efetuada.


 Ao selecionar os componentes que sofrerão modificações, novas abas serão exibidas na tela, cada uma solicitando os dados que deverão ser utilizados na simulação: dados para modificações das matérias-primas, setores produtivos e prestadores de serviços (clique nos links obter informações dos dados solicitados por cada uma destas telas).



Localizar variações de custos a partir de uma data

Esta aba identificar os produtos e/ou semiacabados que tiveram alguma variação do seu custo de fabricação a partir de uma determinada data, sendo que você deverá fornecer os seguintes dados:


  • Localizar os itens que tiveram seus custos modificados a partir de: neste campo você deverá informar a data em que a pesquisa das alterações dos custos deverá ser realizada, isto é, o sistema irá listar todos os produtos e/ou semiacabados que sofreram alguma variação de custo a partir do dia informado.
  • Listar alterações de custos: indique quais as modificações de custos que deseja detectar, podendo ser variações de custos de matérias-primas, setores produtivos ou prestadores de serviços.



Após ter definido os dados ou para carregar as definições, você poderá utilizar os seguintes botões:


  • Iniciar: inicia a pesquisa ou simulação de custos.
  • Salvar definições: salva em disco as definições efetuadas de maneira que elas possam ser utilizadas futuramente como base para novas simulações.
  • Carregar definições: carrega do disco definições que tenham sido previamente salvas.
  • Limpar definições: elimina qualquer definição que esteja na memória para que uma no a simulação possa ser efetuada.
  • Retornar: retorna para o menu principal do Hipercusto.


  • As definições para a simulação são gravas em uma tabela temporária que existirá somente enquanto você estiver com o Hipercusto carregado. Se você sair do sistema sem salvá-las, esses dados serão automaticamente eliminados para evitar que fiquem ocupando espaço desnecessário no banco de dados (assim, se desejar reutilizá-los futuramente é preciso salvá-los em disco).
  • Como o processamento das informações pode envolver um grande volume de dados, evite usar esse módulo via VPN.



Após clicar no botão Iniciar o sistema fará as simulações/pesquisa informada e apresentará uma tela com as variações detectadas. Veja um exemplo das telas clicando nos links abaixo: