A maioria dos módulos do Hipercusto possuem, em sua tela principal, uma área (ou grade) onde estão relacionados os registros que já foram cadastrados no sistema. Você poderá utilizar essa grade para "navegar" entre os registros do cadastro ou, ainda, informar o campo pelo qual o cadastro deverá ser ordenado.


O campo que está sendo utilizado para a ordenação é identificado pelo símbolo .  Se desejar, você poderá organizar os dados outra coluna e, para isso, basta clicar no nome da mesma. (apenas as colunas principais podem ser selecionadas para ordenação).


Em alguns módulos, principalmente nos módulos de gestão, podemos selecionar qualquer coluna para ordenação e ainda informar se a grade deverá ser ordenada em ordem crescente ou decrescente. Os indicadores possíveis são os seguintes:

  • : indica que pode ser possível selecionar alguns registros (filtrar) utilizando essa coluna como base da pesquisa.
  • : Indica que os dados estão em ordem crescente pela coluna indicada e que é possível selecionar essa coluna para seleção de registros.
  • : Indica que os dados estão em ordem decrescente pela coluna indicada e que é possível selecionar essa coluna para seleção de registros.
  • : indica que essa coluna possui algum filtro de seleção de registros ativo.
  • : indica que os dados estão em ordem crescente pela coluna indicada e que existe algum filtro de seleção de registros utilizando essa coluna.
  • : indica que os dados estão em ordem decrescente pela coluna indicada e que existe algum filtro de seleção de registros utilizando essa coluna.


Quando você clicar em cima de um dos símbolos acima será possível ativar/desativar os filtros de seleção de registros onde será possível selecionar os registros que sejam iguais a um determinado valor informado, que sejam diferentes de um determinado valor, que contenham um determinado texto, etc.


Em algumas grades você encontrará um botão no canto superior esquerdo parecido com . Este botão indica que a grade que está sendo exibida permite que você fixe as colunas à esquerda, facilitando a identificação das demais colunas. Para fixar as colunas quando necessário, siga o procedimento abaixo:

  • Identifique a coluna que deverá ser fixada.
  • Clique no botão
  • Enquanto o botão estiver "piscando" clique na coluna que deseja fixar


Para cancelar a operação de fixar coluna, basta clicar novamente no botão .



  • Somente alguns campos das tabelas poderão ser utilizados na ordenação assim, se ao clicar em uma determinada coluna os dados não forem ordenados pela coluna selecionada é porque a mesma não pode ser utilizada na ordenação.
  • Quando estiver utilizando o sistema remotamente (através de uma VPN) o processo de ordenação das colunas poderá ser um pouco demorado.
  • Nem todas as grades possuem o botão  ou a possibilidade de ordenar a coluna em ordem decrescente.
  • Quando existirem filtros ativos (,  ou ) poderá ocorrer de não ser possível selecionar um determinado registro nas telas de pesquisa (botão ) e, se isso ocorrer você deverá desativar todos os filtros antes de prosseguir com a pesquisa.
  • Se nenhum registro atender os filtros selecionados poderá ocorrer de não ser possível incluir/modificar registros até que você desative todos os filtros informados. Também podem aparecer alguma mensagem de erro durante a operação de edição/exclusão de registros visto que você pode estar solicitando a alteração de um registro inexistente.


Você também poderá modificar a ordem de exibição das colunas, para isso, basta clicar no título da coluna, manter o botão esquerdo do mouse pressionando e arrastar a coluna para a posição desejada.


Também é possível aumentar/diminuir o tamanho de cada coluna posicionando o cursor na linha que separa o título de cada uma das colunas, até o cursor mudar para , quando você deverá pressionar o botão esquerdo do mouse e aumentar/diminuir o tamanho da coluna.


As modificações da ordem e dos tamanhos das colunas ficarão ativos até que você saia do módulo em questão, isto é, na próxima vez que você carregar o mesmo módulo a grade de registros será exibida obedecendo o padrão do Hipercusto.


Se você desejar salvar a ordem que você definiu (ou exportar os dados apresentados), pressione o botão direito do mouse em qualquer área da grade de registros e será exibido um menu com as seguintes opções:


  • Salvar a ordem/tamanho das colunas: salva a ordem e o tamanho atual das colunas e da próxima vez você carregar o mesmo módulo as colunas serão exibidas obedecendo a sua personalização.
  • Retornar para a ordem/tamanho padrão das colunas: restaura a ordem e o tamanho das colunas para o padrão do Hipercusto.
  • Exportar dados: permite exportar os dados exibidos para arquivos nos formatos XLS, XLSx, TXT, etc.



  • Cada usuário cadastrado no sistema poderá ter a ordem/tamanho dos campos personalizadas de acordo com sua necessidade, no entanto, se você não estiver com o cadastro de usuários ativado, as definições feitas em um micro serão as mesmas para todos os usuários do sistema.
  • A definição da ordem das colunas e de exportação dos dados funcionam em conjunto com as definições do PC e com o cadastro de usuários do sistema, ou seja, se ao pressionar o botão esquerdo do mouse não for exibido o menu descrito acima, é porque o administrador do sistema desativou essas opções da sua conta de usuário.