É comum as empresas organizarem seus produtos, semiacabados, prestadores de serviços, matérias-primas ou setores produtivos em grupos/subgrupos (famílias). Isso permite analisar os relatórios emitidos pelo sistema ou as vendas realizadas um determinado grupo/subgrupo de produtos, ou para toda a empresa.  


Você também pode utilizar os grupos/subgrupos para identificar a região, ramo de atuação, porte, área de atuação, equipe de trabalho ou outras informações dos seus clientes, vendedores ou funcionários.


No Hipercusto, você poderá cadastrar os grupos/subgrupos para cada um dos seus cadastros, sendo que a codificação do grupo/subgrupo deve seguir o seguinte padrão:


GGGSSS


Onde:


GGG: representa o código do grupo

SSS: representa o código do subgrupo


Veja um exemplo de grupo/subgrupo:


CAN: grupo de Canetas e Lapiseiras

CAN-01: subgrupo Canetas Esferográficas do grupo Canetas e Lapiseiras

CAN-02: subgrupo Canetas RollBall do grupo Canetas e Lapiseiras

CAN-03: subgrupo Lapiseiras do grupo Canetas e Lapiseiras



  • O Hipercusto aceita códigos de grupos e subgrupos com um máximo de 15 posições, porém, inicialmente está configurado para aceitar códigos de apenas seis posições, sendo as três primeiras identificando o grupo e as três últimas o subgrupo, pois pelo que percebemos ao longo destes anos de consultoria, esse tamanho atende a maioria das empresas.
  • Você poderá alterar estes tamanhos e nomes utilizando o módulo de configuração do sistema e definir o formato que melhor atende sua empresa.


O módulo de grupos/subgrupos possui as seguintes páginas (abas):


Grupos/subgrupos cadastrados

Onde são exibidos todos os grupos/subgrupos cadastrados no sistema e você poderá selecionar o grupo desejado com um simples clique do mouse (se por acaso você ainda não cadastrou nenhum dado no sistema, não será exibido nenhum registro nesta tela). Repare que na parte inferior desta aba (acima dos botões) está um "seletor" de grupos. Ele permite que você visualize apenas os grupos que podem ser utilizados com matérias-primas, setores produtivos, produtos, etc. o que facilita a localização de um determinado grupo, já que apenas os grupos/subgrupos do item selecionado serão exibidos.


Dados do grupo/subgrupo selecionado

Aqui são informados os seguintes dados:

  • Código: com até 15 caracteres, neste campo você deverá informar o código do grupo ou do subgrupo.  
  • Descrição: é o nome ou descrição do grupo ou do subgrupo.
  • Tipo: indica se o registro é de um grupo ou subgrupo, ou seja:
    • Grupo: indica que o registro é de um grupo e só poderá ser utilizado para definir os subgrupos.
    • Subgrupo: indica que o registro é de subgrupo e poderá ser utilizado nos cadastros de itens do sistema como: em matérias-primas, setores produtivos, clientes, vendedores, etc.
  • Este grupo/subgrupo será utilizado no cadastramento de: indica em qual dos cadastros do Hipercusto esse grupo poderá ser utilizado.
  • Conta do plano de contas que receberá os lançamentos de salários, encargos e provisões: Esse campo será exibido apenas se o grupo for para o cadastro de funcionários e, neste caso, você poderá informar em qual conta do plano de contas os salários/encargos dos funcionários administrativos devem ser lançados (esse lançamento será efetuado automaticamente pelo Hipercusto no módulo de cálculo de encargos e provisões sobre salários).


Observações

Este é um campo de texto livre (com até 10.240 caracteres ou 10 Kbytes) e poderá ser utilizar para registrar informações adicionais sobre o grupo/subgrupo.



  • A utilização do grupo/subgrupo nos cadastros do Hipercusto é opcional, assim, se você não pretende dividir as diversas matérias-primas, setores produtivos, prestadores de serviços, produtos, semiacabados, clientes, vendedores e/ou funcionários em grupos/subgrupos você não precisa preencher este cadastro.
  • O código do grupo deverá ser único dentro de um mesmo cadastro, por exemplo, você poderá utilizar o grupo de código CAN para cadastrar um grupo que será utilizado com os produtos e outro com o mesmo código para cadastrar outro grupo que será utilizado nos semiacabados. O mesmo se aplica aos demais cadastros.
  • Caso sua empresa use outra nomenclatura para "Grupo/subgrupo" como por exemplo "Família/subfamília" ou outra, a descrição deste campo poderá ser modificada no módulo de configuração do Hipercusto.
  • No menu de Gestão avançada, nos módulos de estatísticas de clientes e de vendedores, será com base nestes grupos que o sistema conseguirá obter as vendas por região, ramo de atuação, etc.