Nesta página são definidos os nomes dos impostos que deverão ser utilizados/gerenciados pelo Hipercusto:


Impostos dos mark-ups:

Define os nomes dos impostos e contribuições que devem ser utilizados no cálculo do preço de venda (você pode definir até nove impostos diferentes).



Impostos destacados:

São aqueles impostos que são acrescentados após formação do preço do produto como: IPI, ICMS por substituição tributária, etc. (você pode definir três impostos de saída poderão).


Caso sua empresa seja optante do SIMPLES, e se sobre os produtos fabricados pela sua empresa incidir ICMS/ST, no campo "Padrão % ICMS incluso no SIMPLES:" você deverá informar nesse campo o % de ICMS incluso na sua faixa do SIMPLES.


Você também poderá definir as seguintes opções especiais de tratamento de impostos:

  • Definir % do 1º imposto de saída no mark-up: ative essa opções se desejar que o percentual do primeiro imposto destacado (imposto de saída) seja informado no cadastro de mark-ups. Se essa opção estiver desativada o percentual desse imposto será obtido na tabela NCM.
  • Definir % do 2º imposto de saída no mark-up: similar a opção acima, porém define o modo de funcionamento do segundo imposto destacado.
  • Definir % do 3º imposto de saída no mark-up: similar a primeira opção, porém define o modo de funcionamento do terceiro imposto destacado.
  • Existem clientes isentos de impostos: ative essa opção se em sua carteira de clientes existirem empresas que são isentas de um ou mais impostos na compra como, por exemplo, empresas sediadas na Zona Franca de Manaus, instituições religiosas, etc. Quando você ativar essa opção, será exibida uma nova aba no cadastro de clientes para que você indique quais são os impostos que devem ser cobrados de cada um deles.
  • Permitir excluir alguns impostos da base de cálculo de outros impostos: se você ativar essa opção, no módulo de manutenção do cadastro de NCMs, será possível definir quais impostos devem ser considerados na base de cálculo dos demais impostos. Ative essa opção com cautela pois sua empresa poderá ter sérios problemas fiscais se a legislação na qual está enquadrada não permitir excluir impostos da base de cálculo de outros impostos.



Impostos de entrada:

Aqui você define os nomes dos impostos que podem incidir sobre o custo de aquisição das matérias-primas utilizadas na sua empresa. O Hipercusto permite cadastrar até cinco impostos de entrada, sendo que cada um deles pode ser de um dos seguintes tipos:

  • Deduzido: indica que o imposto informado deverá ser deduzido do custo da matéria-prima (exemplo: no caso do ICMS quando sua empresa se credita de ICMS na compra).
  • Acrescido: indica que o imposto informado deverá ser acrescentado ao custo da matéria-prima (exemplo: quando você adquire os produtos com IPI porém não recolhe IPI na venda dos seus produtos).
  • Mostrar na grade de navegação: se você ativar essa opção, as alíquotas de impostos correspondentes também serão exibidas na "grade" de seleção das matérias-primas.
  • Especificar a fórmula que deve ser utilizada no cálculo do valor líquido de compra das matérias-primas: por padrão, o Hipercusto calculará o valor líquido de compra das matérias-primas acrescendo ou deduzindo os percentuais de impostos de acordo com o especificado pelos campos "Deduzido" e "Acrescido" de cada imposto. Em alguns casos, pode ser que a fórmula padrão do Hipercusto não atenda às necessidades da sua empresa e, se esse for o caso da sua empresa, você poderá ativar essa opção para, no campo abaixo, indicar a fórmula que deverá ser utilizada no cálculo do valor líquido de compra das matérias-primas (clique aqui para maiores informações).
  • Especificar a fórmula que deve ser utilizada no cálculo do custo líquido de aquisição dos produtos (itens de revenda): por padrão, o Hipercusto calculará o valor líquido de compra dos produtos acrescendo ou deduzindo os percentuais de impostos de acordo com o especificado pelos campos "Deduzido" e "Acrescido" de cada imposto. Em alguns casos, pode ser que a fórmula padrão do Hipercusto não atenda às necessidades da sua empresa e, se esse for o caso da sua empresa, você poderá ativar essa opção para, no campo abaixo, indicar a fórmula que deverá ser utilizada no cálculo do valor líquido de aquisição dos produtos (clique aqui para maiores informações).




  • É muito importante que os nomes dos impostos sejam definidos corretamente pois será com base nos nomes informados que os usuários conseguirão identificá-los.
  • As alíquotas dos impostos são definidas no lançamento da entrada da matéria-prima, no cadastramento dos mark-ups ou na emissão dos pedidos/orçamentos de venda.
  • Se o Hipercusto estiver sendo executado em rede local, as modificações efetuadas neste módulo só valerão para os demais usuários do sistema quando estes recarregarem o Hipercusto.
  • Evite ativar as opções de definição dos impostos de saída no mark-up, pois isso exigirá criar diversos mark-ups para atender todas as possibilidades de percentuais de impostos.
  • Consulte seu contador e a área fiscal da sua empresa antes de ativar a opção que permite excluir impostos da base de cálculo de outros impostos. Se você ativar essa opção sem que a legislação permita isso, sua empresa poderá ter problemas fiscais, ter que pagar multas ou, ainda, os preços calculados pelo sistema poderão trazer prejuízos para sua empresa.