Para instalar o Hipercusto você precisará ter no seu micro o programa de instalação do sistema. O nome do programa de instalação é Instalar_Hipercusto.exe e ele poderá ser baixado do endereço: www.hipercusto.com.br (na área de downloads).


O Hipercusto pode ser configurado para trabalhar de duas maneiras diferentes:

  • Monousuário: Quando apenas uma pessoa irá utilizar o sistema ou, então, quando você está avaliando/testando o Hipercusto antes de adquiri-lo. A configuração do Hipercusto na versão monousuário é muito mais simples, pois não será necessário configurar o servidor de banco de dados nem conhecer o endereço IP do servidor, porém, apenas o seu micro conseguirá utilizar o sistema.
  • Multiusuário: Quando o sistema for utilizado por mais de uma pessoa ou então quando os arquivos de dados do sistema tiverem que ser armazenados no servidor da sua rede local. Neste caso haverá a necessidade de instalar o nosso Gerenciador de Banco de Dados no seu servidor (ou em uma estação da rede) e você deverá conhecer o endereço IP da máquina onde o servidor foi instalado. A instalação da versão multiusuário é um pouco mais trabalhosa do que a da versão monousuário, porém ela permitirá que vários micros utilizem o mesmo banco de dados simultaneamente.




  • O Hipercusto está disponível nas versões 32bits e 64bits. Evite utilizar, em uma mesma rede, versões diferentes, isto é, ou você instala em todos os PCs apenas a versão 32bits ou instala apenas a versão 64bits. Mesclar instalações da versão 32bits com instalações da versão 64bits poderá fazer com que ocorrem diferenças no último dígito de valores numéricos. Por exemplo, na versão 32bits o custo de fabricação poderá ser calculado como R$ 64,120906 e quando recalculado na versão 64bits o mesmo cálculo poderá ter como resultado o valor R$ 64,120907. Isso não é um problema (bug) do Hipercusto, mas causado pelo modo como o compilador utilizado trata valores numéricos que seguem o padrão IEEE quando a aplicação é de 32bits e quando é de 64bits.
  • Se você tiver dúvidas sobre qual é a versão mais indicada para sua empresa, entre em contato com nosso departamento de suporte ao usuário pelo e-mail suporte@natsam.com.br 
  • O programa de instalação é um pouco extenso e se sua conexão com a internet não for estável, talvez você não consiga fazer corretamente o download do programa de instalação. Se isso ocorrer, limpe o cache do seu navegador ou então utilize algum gerenciador de downloads para essa operação.
  • Ao efetuar a instalação do Hipercusto você automaticamente estará concordando com nosso Contrato de prestação de serviços e licença de uso.
  • Se você estiver instalando o Hipercusto apenas para avaliação (testes), poderá utilizar o sistema somente para avaliação, após o qual você deverá deixar de utilizar o Hipercusto ou então adquirir uma licença de uso do sistema.
  • Lembre-se que a versão de avaliação do Hipercusto funcionará durante 10 dias e gerencia um máximo de 10 registros em cada arquivo de dados (essas limitações serão eliminadas assim que você adquirir uma licença de uso do sistema).
  • Na primeira execução do sistema poderá ser necessário definir como o Hipercusto deverá funcionar (local ou em rede).