Este módulo deve ser utilizado para registrar os lançamentos de despesas no plano de contas. Será com base nas despesas registradas que o Hipercusto verá, com base nas vendas realizadas no período, a participação que cada produto deverá colaborar no pagamento destas despesas e determinação do ponto de equilíbrio.


Quando selecionado será exibida uma tela com as seguinte páginas (abas):


Lançamento individualizado

Aqui você deverá efetuar lançamentos específicos para uma única conta. Essa página é composta por:

  • Dados do plano de contas: exibe o código, descrição e distribuição da conta onde o lançamento deverá ser efetuado, sendo que ela deverá ter sido previamente cadastrada no cadastro de plano de contas. Você deverá selecionar a conta que receberá o lançamento clicando no botão "Pesquisar".
  • Dados do lançamento: aqui você deverá registrar os dados da despesa, através dos seguintes campos:
    • Data: deverá ser preenchido com a data em que a despesa ocorreu (ou data futura se for o caso).
    • Valor total: você deverá preencher com o valor total da despesa e o sistema calculará, com base nos percentuais cadastrados para a conta, os valores que deverão ser alocados para Despesas administrativas, Despesas de vendas, Setores produtivos e Outros. Se for preciso você poderá modificar os valores que foram alocados em cada um dos campos. Os valores alocados por centro de custo não são automaticamente incorporados à taxa horária dos setores produtivos.
    • Observações: neste campo você poderá fornecer informações complementares sobre o lançamento efetuado. Este é um campo de texto livre e nele você poderá digitar textos de até 10.240 caracteres (10K).


Nesta tela você terá à sua disposição os seguintes botões:

  • Incluir: efetua um novo lançamento da conta que está sendo visualizada (exibida no topo da tela)
  • Alterar: altera os dados do lançamento que está sendo visualizado
  • Excluir: exclui o lançamento que está sendo exibido
  • Pesquisar: pesquisa uma determinada conta no plano de contas



Lançamento em modo planilha

Esta página permite efetuar lançamentos para todas as contas cadastradas de uma única vez, como se você estivesse digitando os valores em uma planilha de cálculos. Para isso, basta seguir o procedimento abaixo:

  • No campo Período base você dever informar o mês e o ano que deverá receber os lançamentos. Repare que para o Hipercusto não é importante o dia, uma vez que necessita conhecer apenas as despesas do mês.
  • Clique no botão Preparar e o sistema exibirá todas as contas cadastradas com os valores que já foram registrados.
  • Clique no botão Alterar para modificar os valores exibidos (repare que o campo DIA não poderá ser modificado e o dia "padrão" que deverá receber os lançamentos é definido no módulo de configuração do sistema.
  • Após ter finalizado a digitação pressione o botão Confirmar para registrar os dados (ou em Cancelar se desejar que o sistema ignore a digitação efetuada).
  • Para digitar os valores de outro período basta clicar em cima do botão Mudar período e repetir o processo acima.
  • Durante a alteração dos valores, você poderá usar o botão Aplicar percentual que permitirá executar as seguintes tarefas:
    • Aplicar o % definido no cadastro (apenas para o lançamento selecionado): Aplicará, sobre o valor da coluna "Valor Total", os percentuais pré-definidos para a conta em questão, para obter os valores das colunas "Desp.Administr.", "Desp.Vendas", "Setores Produtivos." e "Outros". Essa operação será efetuada apenas na linha selecionada.
    • Aplicar o % definido no cadastro (para todos os lançamentos): similar a opção anterior, porém atualizará todos os lançamentos exibidos.



  • Existem duas maneiras de efetuar os lançamentos de despesas no sistema. A primeira é utilizando esse módulo e a segunda é através cadastro do plano de contas no menu "Cadastros". Você poderá efetuar seus lançamentos utilizando qualquer um destes dois modos que o resultado obtido será o mesmo.
  • Se você possui um sistema contábil, poderá "exportar" os códigos e descrições das despesas desse sistema e depois "importá-lo" no Hipercusto utilizando o módulo "Trocar dados" do sistema. Poderá fazer o mesmo para obter os lançamentos de despesas (para isso, seu sistema contábil deverá ter a possibilidade de exportar os dados dos seus cadastros e você deverá ter licenciado o módulo de troca de dados do Hipercusto).
  • Você poderá registrar lançamentos somente para as contas ativas (as inativas não serão exibidas nessa tela).
  • Para evitar a sobreposição de dados, o módulo de lançamento em modo planilha poderá ser utilizado apenas em um micro de cada vez. Se algum usuário tentar utilizar esse módulo enquanto outro usuário estiver efetuando a mesma operação, receberá uma mensagem de alerta solicitando aguardar que a outra estação finalize a tarefa.



Copiar lançamentos de outros períodos

Em alguns casos a maioria das contas possuem valores semelhantes todos os meses como, por exemplo, despesas com aluguel, com IPTU, condomínio e várias outras. Assim, em alguns casos é mais fácil copiar as despesas de um período para outro e depois modificar apenas aqueles valores que sofreram alguma alteração. Nessa aba você poderá efetuar essa cópia de valores de acordo com as seguintes opções:

  • Copiar os lançamentos de despesas do período: indica o período onde origem dos dados, isto é, o mês/ano que já recebeu lançamentos anteriormente.
  • Para o período: indique o período onde os novos lançamentos deverão ser efetuados.
  • Se já existir algum lançamento para o novo período: indique o que o sistema deverá fazer se, por acaso, no novo período já foi efetuado algum novo lançamento.
  • Na cópia dos lançamentos: como os valores apropriados para despesas administrativas, despesas de vendas, setores produtivos e outros podem ter sido modificados nos lançamentos do período selecionado, aqui você deverá informar se o sistema deve manter a distribuição realizada no lançamento original ou se deverá restaurar os valores de acordo com os percentuais definidos no plano de contas.
  • Opções adicionas de cópia dos lançamentos: aqui é possível definir como o que o sistema deverá fazer caso não seja seja localizado algum lançamento para uma determinada conta no período origem indicado:
    • Copiar apenas os lançamentos registrados no período origem (período existente): nessa opção, caso não exista nenhum lançamento para uma determinada despesas no período origem o sistema também não efetuará lançamento para esta conta no período destino.
    • Se não houver lançamentos para um plano de contas usar o valor calculado: nesse caso, caso não seja localizado um lançamento para uma conta específica, o sistema poderá utilizar a média, maior valor, menor valor, etc. de acordo com o definido no campo "Método para obtenção do valor calculado".
    • Usar o valor calculado dos últimos períodos para os lançamentos do plano de contas: essa opção fará com que todos os lançamentos no período destino sejam realizados de acordo com o definido no campo "Método para obtenção do valor calculado".
  • Método para obtenção do valor calculado: essa opção só estará ativa se você selecionou uma das duas últimas opções do item anterior. Nesse caso você deverá informar:
    • Nº de períodos que deve ser utilizado para obtenção do valor médio: aqui você deverá especificar os lançamentos de quantos meses deverão ser considerados no cálculo do valor do lançamento para o novo período. Aqui o sistema irá retroceder o mês origem dos lançamentos de acordo com o definido nesse campo.
    • Média aritmética: se você selecionar essa opção o sistema fará uma média simples entre os lançamentos localizados, isto é, a soma de todos os lançamentos efetuados para o período dividido pelo número de lançamentos localizados.
    • Média ponderada: idem a anterior, porém em vez de fazer uma média simples ele utilizará uma média ponderada, isto é, o valor total das despesas da conta para o período dividido pelo número de meses no período.
    • Mediana: aqui o sistema utilizará a mediana entre os valores localizados. Por exemplo, se no período informado foram localizados lançamentos para uma determinada conta nos valores: R$ 800,00, R$ 950,00, R$ 990,00, R$ 1.160,00 e R$ 1.340,00 o sistema utilizará como valor de lançamento o valor de R$ 990,00 que é o valor que está "no meio" dos valores obtidos.
    • Menor valor: o sistema utilizará no novo lançamento o menor valor entre os valores localizados. Para o último exemplo apresentado, seria registrado o valor de R$ 800,00.
    • Maior valor: oposto ao anterior, isto é, utilizará o maior valor obtido. No exemplo anterior seria utilizado o valor de R$ 1.340,00.


Após ter preenchido/selecionado os dados acima, clique no botão "Copiar lançamentos" para concluir a operação de cópia de lançamentos.