Este módulo do Hipercusto deve ser utilizado para cadastramento das matérias-primas ou insumos que fazem parte da composição dos seus produtos, semiacabados ou serviços prestados.


Este módulo as seguintes páginas (abas):


Matérias-primas

Onde são exibidos os dados das matérias-primas cadastradas.


Esta página contém outras três páginas:

  • Matérias-primas cadastradas: exibe as matérias-primas que já estão cadastradas no sistema. Você poderá selecionar a matéria-prima desejada com um simples clique do mouse (se por acaso você ainda não cadastrou nenhum dado no sistema, não será exibido nenhum registro nesta tela). Repare que na parte inferior dessa tela existem três checkbox, onde você poderá selecionar quais itens devem ser exibidos.


  • Dados da matéria-prima: que contém as seguintes informações da matéria-prima selecionada:
    • Código: onde deverá ser fornecido o código ou identificação da matéria-prima que está sendo cadastrada.  Este campo pode ter até 15 caracteres e você poderá, por exemplo, usar como código o próprio código de barras da matéria-prima, a identificação da mesma no fornecedor e assim por diante.Tenha em mente que o código da matéria-prima é único, ou seja, o sistema não permitirá o cadastramento de duas matérias-primas com o mesmo código.
    • Descrição: nome ou descrição da matéria-prima (com até 40 caracteres).
    • UM: unidade de medida da matéria-prima como: kg, lt, pc e assim por diante
    • Referência: é um segundo código para a matéria-prima como, por exemplo, o código do fabricante.
    • Moeda/Indexador: Indica a moeda em que a matéria-prima é comprada. Se você utilizar uma moeda diferente do Real, no cálculo do custo do seu produto o Hipercusto utilizará as cotações fornecidas no cadastros de moedas e indexadores para converter o custo desta matéria-prima da moeda origem para Real.
    • Grupo/subgrupo: informe o código de grupo ao qual essa matéria-prima pertence. Este campo é opcional, ou seja, não precisa ser fornecido mas se você informar algum código de grupo ele deverá ter sido previamente cadastrado no sistema. Você poderá localizar o grupo desejado utilizando o botão de pesquisa de grupo  e se o grupo ainda não tiver sido cadastrado você poderá usar o botão  para acionar o módulo de manutenção do cadastro de grupos/subgrupos.
    • Código de barras ou código auxiliar: pode ser utilizado para cadastrar o código de barras da matéria-prima ou então um terceiro código de identificação.
    • Fornecedor: código do fornecedor da matéria-prima. Esta é uma informação opcional, isto é, pode ou não ser preenchida mas, se for fornecida, o fornecedor deverá ter sido cadastrado previamente (você poderá usar o botão  para acessar o módulo de cadastramento de fornecedores).
    • Valor de aquisição (compra): forneça o custo bruto unitário da matéria-prima que está sendo cadastrada (o valor deverá ser fornecido na moeda/indexador informada). Ao lado deste campo podem existir um ou mais campos para que você informe a alíquota de imposto incluída no valor bruto digitado, outras despesas como fretes, seguros, etc.
    • Valores adicionais sobre a compra: se houver um segundo custo dessa matéria-prima, como por exemplo fretes ou seguros, você poderá fornecê-las neste campo e, se sobre o mesmo incidir algum imposto você deverá fornecê-lo nos campos seguintes.
    • Outros valores sobre a compra: se houver um terceiro custo dessa matéria-prima você poderá fornecê-la neste campo.
    • Data última aquisição: informe a data da última compra ou cotação desta matéria-prima.
    • Custo líquido: calculado automaticamente pelo sistema, representa o custo líquido que deverá ser considerado no cálculo do custo dos produtos e semiacabados.
    • Fator de conversão entre a unidade de compra e da matéria-prima e a unidade de utilização nas fórmulas: se a matéria-prima for adquirida em uma unidade de medida diferente da utilizada nas fórmulas dos produtos, você deverá informar o fator de conversão entre as unidades:
      • Esta matéria-prima é comprada em: neste campo será exibida a unidade de compra da matéria-prima (que foi digitada ao lado do campo descrição).
      • Unidade de medida em que a matéria-prima é utilizada: aqui você deverá informar qual a unidade de medida em que a matéria-prima será digitada na fórmula dos seus produtos.
      • Um .... equivale a .....: aqui você deverá informar a equivalência entre as duas unidades de medida. Veja alguns exemplos:
        • Se você compra em metro (mt) e utiliza a matéria-prima em milímetros (mm) então você deverá informar 1.000  (1 mt equivale a 1.000 mm).
        • Se você compra em galão (gl) e utiliza em litro (lt) então você deverá informar 3,7854 (1 gl equivale a 3,7854 lt).
        • Você compra em polegadas (pol) e usa em centímetros (cm) então você deverá informar 2,54 (1 pol equivale a 2,54 cm).
    • Situação da matéria-prima: onde você poderá informar se ela está ativa, suspensa ou inativa (não é mais utilizada).


  • Observações: é um campo de "texto livre" e que permitirá digitar qualquer tipo de informação adicional sobre a matéria-prima como, por exemplo, especificação técnica, condições de fornecimento, etc. Este campo pode ter até 10.240 letras (10Kbytes).



  • Todos os custos devem ser informados unitariamente, isto é, para 1 unidade de medida da matéria-prima. Exemplo, se a unidade de medida for KG, você deverá informar os custos para 1 KG, se a unidade de medida for metro (MT) você deverá fornecer os custos para 1 metro, se for litro (LT) você deverá fornecer os custos para um litro e assim por diante.
  • A quantidade de impostos/tributos que deverão ser acrescentados ou abatidos do custo bruto da matéria-prima para obter-se o custo líquido é definido no módulo de configuração do sistema. O Hipercusto permite um máximo de 5 impostos/tributos a serem registrados.
  • Se você possui apenas um custo de aquisição ou se pretende registrar no sistema o custo líquido do sistema, informe-o no campo "Valor de aquisição" e deixe os demais campos com zero.



Valores históricos da matéria-prima

Nesta página são exibidos os valores históricos de aquisição da matéria-prima que foi selecionada na tela anterior. Através desta tela você poderá modificar os valores registrados anteriormente ou então selecionar dois ou mais valores para que seja exibido um gráfico de evolução do custo da matéria-prima.


Como nas demais telas, você poderá utilizar os botões "Alterar" para modificar os dados de um determinado registro de histórico e o "Excluir" para eliminar algum registro. Esta tela não possui a opções de inclusão pois os históricos de lançamentos são transportados automaticamente para essa tela sempre que o registro da tela anterior for modificado.


Você poderá indicar os registros que deseja selecionar utilizando as teclas CTRL ou SHIFT enquanto pressiona o botão esquerdo do mouse. A tecla CTRL marca o registro selecionado enquanto a SHIFT marca o intervalo de registros desde o último registro selecionado. Na seleção dos registros você poderá utilizar os seguintes botões.

  • Nova seleção: desmarca todos os registros que tenham sido marcados com o mouse
  • Selecionar todos: seleciona todos os registros de histórico
  • Inverter seleção: desmarca os registros que foram selecionados e marca os registros não selecionados.


Uma vez selecionado dois ou mais registros você poderá visualizar o gráfico de evolução de custo (próxima página).



Gráfico de evolução do custo

Nesta página será exibido um gráfico com a evolução dos custos da matéria-prima, tomando como base os lançamentos históricos que foram selecionados na página anterior.


Você poderá personalizar o gráfico selecionando as linhas que deverão ser exibidas, o modelo do gráfico, indicando se deverão ou não ser exibidos os valores de cada ponto e a ordem em que o gráfico deverá ser traçado. Poderá, também, imprimir o gráfico, movimentá-lo pela tela, fazer um ZOOM em alguma de suas partes, etc.



Imagens

Aqui serão exibidas as fotos/imagens da matéria-prima selecionada.


Nessa tela você verá a imagem da matéria-prima e abaixo dessa as observações/informações adicionais sobre a mesma. Utilize o botão "Ampliar imagem (zoom)" para aumentar a imagem e visualiza-la com maior detalhe ou então clique no botão "Definir, modificar ou excluir imagens" para cadastrar novas imagens ou eliminar imagens da matéria-prima.



  • Consulte o tópico "Cadastro de Imagens" para ver como incluir novas imagens no cadastro.
  • Evite cadastrar imagens sem necessidade pois elas podem ocupar um espaço considerável no banco de dados.


Transformando matérias-Primas em produtos

Em algumas ocasiões pode ser necessário criar produtos que contenha, em sua fórmula, apenas uma unidade de uma matéria-prima. Geralmente isso ocorre quando sua empresa, além de fabricar produtos, revende produtos de terceiros sem nenhum tipo de beneficiamento.


Quando isso ocorrer, você deverá, na aba "Matérias-primas cadastradas" clicar com o botão direito em cima da matéria-prima que dever ser transformada em produto. Ao fazer isso você verá o seguinte menu:



Selecione a opção "Converter em produto" se desejar transformar em produto apenas a matéria-prima que foi selecionada ou então selecione "Converter matérias-primas em produtos" se desejar converter mais de uma matéria-prima. Para maiores informações sobre a transformação de matérias-primas em produtos consulte o tópico "Transformando matérias-primas em produtos".



  • Não use a opção acima para os produtos fabricados ou beneficiados pela sua empresa. Para esse casos você deve cadastrá-los, obrigatoriamente, no Cadastro de produtos.
  • Os produtos criados na opção de transformação podem ser modificados no módulo de produtos.