Este módulo permite a manutenção do banco de dados do Hipercusto, como recriação dos arquivos de índice, eliminação de registros históricos, etc.



  • Sempre que possível faça uma cópia de segurança do seu banco de dados antes de executar este módulo.
  • O banco de dados utilizado pelo Hipercusto é auto gerenciável e, assim, dificilmente você necessitará utilizar este módulo do sistema.


Este módulo possui as seguintes páginas (abas):


Verificar arquivos

Esta página efetua uma organização no banco de dados do Hipercusto, de acordo com as seguintes opções/configurações:

  • Recuperar espaço liberado pela deleção de registros: sempre que um ou mais registros são eliminados do banco de dados, o espaço que era ocupado por eles fica como se fosse um "buraco" no banco de dados que será preenchido automaticamente quando você incluir novos registros. Porém, após eliminar uma grande quantidade de registros esse "espaço" poderá demorar para ser preenchido e, acionando esta opção, o Hipercusto irá reorganizar o banco de dados eliminando estes "buracos".
  • Recriar os arquivos de índice: todas as informações gravadas no banco de dados são ordenadas de acordo com a necessidade do sistema porém, no caso de quedas de energia estas ordenações (também conhecidas com índices) poderão ser danificadas e selecionado esta opção o Hipercusto irá corrigir qualquer inconsistência que exista nestes arquivos de índice.
  • Validar padrão dos campos: essa opção verificará se os campos de controle dos principais arquivos do banco de dados estão corretamente preenchidos e se estiverem vazios, serão preenchidos com o valor padrão para o campo (valor padrão).
  • Caixa dos texto (letras maiúsculas/minúsculas) dos nomes, descrições, etc.: Aqui você poderá selecionar uma das seguintes opções:
    • Não modificar os textos: selecionando esta opção o Hipercusto não modificará nenhum dado que esteja armazenado no banco de dados do sistema durante o processo de verificação dos arquivos.
    • Capitalizar textos (1ª Letra Maiúscula, demais minúsculas): o Hipercusto modificará todas as descrições e nomes cadastrados no sistema de maneira que passando a primeira letra de cada palavra para maiúscula e as demais para minúsculas. Exemplo: "CANETA Cristal"  seria nomeado para "Caneta Cristal"
    • Transformar textos em letras maiúsculas: passa todos os nomes e descrições para letras maiúsculas. Exemplo: "Caneta Cristal" seria nomeado para "CANETA CRISTAL".
    • Transformar textos em letras minúsculas: passa todos os nomes e descrições para letras minúsculas. Exemplo: "Caneta Cristal" seria nomeado para " caneta cristal".
  • Eliminas espaços em brancos desnecessários que possam existir no início/final das observações: alguns usuários tem por hábito pressionar várias vezes a tecla ENTER ao final dos campos de observações, o que faz com que estes campos sejam impressos com várias linhas em branco ao final. Se você marcar essa opção o sistema eliminará estas linhas em branco inseridas sem necessidade.
  • Eliminar inconsistências nas fórmulas dos produtos / semiacabados, matérias-primas, setores produtivos, funcionários, etc: quando você importa para o Hipercusto dados de outro sistema pode acontecer de você inserir itens de fórmulas que não possuam seu produto ou semiacabado correspondente e, assim, esses itens ficaram ocupando espaço no banco de dados e não terão nenhuma serventia para o sistema. Se você ativar esta opção o Hipercusto procurará por essas inconsistências e, se localizadas, as eliminará do banco de dados. Também será verificado se existe alguma matéria-prima sem fator de conversão da unidade de medida de compra para a unidade de medida de utilização. Idem para setores produtivos, funcionários e demais cadastros do sistema.
  • Eliminar arquivos de trabalho, temporários ou backups: durante o funcionamento de alguns módulos o Hipercusto pode criar uma série de arquivos temporários em disco que serão eliminados assim que o Hipercusto for encerrado porém, pode acontecer de durante a execução do sistema acabar a energia elétrica ou então seu micro apresentar algum problema e, neste caso, estes arquivos temporários continuarão gravados no banco de dados mas não terão nenhuma utilidade. Ativando esta opção o Hipercusto procurará e eliminará estes arquivos temporários. Também serão eliminadas as tabelas de backup que possam ter sido criadas durante as operações de manutenção anteriores.
  • Validar as estruturas do banco de dados: ativando esta opção todas as estruturas dos arquivos do sistema serão comparadas com o padrão do sistema e se alguma inconsistência for localizada elas serão automaticamente corrigidas.
  • Recalcular o custo líquido das matérias-primas: esta opção calculará o custo líquido de cada matéria-prima descontando (ou acrescentando), do custo de aquisição, os valores dos impostos. Você precisa ativar essa opção somente quando mudar a situação tributária da sua empresa quando, por exemplo, sua empresa não se credita mais de ICMS ou de outros impostos.
  • Passar todos os códigos para maiúsculas: ativando esta opção todos os códigos de identificação de produtos, semiacabados, matérias-primas, setores produtivos, etc., serão transformados em maiúsculas evitando, assim, problemas na localização de um determinado registros.
  • Criar backup da tabela antes de executar a validação: quanto ativa, essa opção fará com que antes de cada tabela ter sua estrutura validada seja criada uma cópia de segurança da mesma. Essa tabela de backup será criada no servidor com o nome BACKUP_<nome da tabela>.nx1. Essa opção estará ativa somente se você selecionou a opção de validação das estruturas do banco de dados.
  • Zerar campos de impostos sem utilização: esta opção gravará zero em todas as alíquotas de impostos do cadastro de matérias-primas que não estejam sendo utilizados (também deverá ser utilizado quando mudar a situação tributária da sua empresa).


Após ter definido as opções desejadas, clique no botão "Iniciar a verificação dos arquivos" para iniciar o processo de validação do banco de dados ou então clique no botão "Retornar ao menu do sistema" para retornar ao menu sem efetuar qualquer validação.



  • Para que seja possível efetuar a validação do banco de dados nenhum outro usuário poderá estar utilizando o sistema.
  • Sempre que possível, execute esta operação no próprio servidor onde está instalado o banco de dados ou, então, em um micro com uma conexão local ao servidor de banco de dados.
  • Nunca execute o processo de validação do banco de dados através de uma conexão via link de internet pois ela poderá demorar para ser finalizada.
  • Mantenha seus backups atualizados para se prevenir de possíveis perdas de informações que podem ocorrer por defeitos de disco, roubo de equipamentos, etc.
  • Normalmente todos os códigos estão sempre em maiúsculas, assim, não há necessidade de ativar a opção "passar todos os códigos para maiúsculas" exceto durante a importação de dados (através dos módulos "Trocar dados" ou "Interface com outros sistemas" foram importados, indevidamente, códigos em letras minúsculas.


Quando você clicar no botão "Iniciar a verificação dos arquivos" será exibida uma mensagem solicitando a confirmação da operação de verificação dos arquivos e você deverá clicar no botão "Sim" para iniciar a verificação/validação ou então em "Não" se desejar cancelar esse processo.



Eliminar registros

Esta página permite desde a eliminação de históricos antigos do sistema até a completa eliminação de todos os registros gravados no banco de dados do Hipercusto. Aqui você poderá executar as seguintes manutenções:

  • Apagar históricos entre as datas: elimina todos os registros de valores históricos de matérias-primas, de setores produtivos e de prestadores de serviços que estejam no intervalo de datas fornecido nos campos ao lado deste.
  • Apagar vendas entre as datas: elimina do sistema todas as vendas que foram efetuadas no intervalo de datas definido pelos campos ao lado deste.
  • Apagar fechamentos entre as datas: apaga todos os lançamentos de fechamentos que estejam no intervalo de datas definido pelos campos ao lado deste.
  • Apagar os históricos das fórmulas registrados até o dia: apaga todos os históricos de mudanças nos produtos/semiacabados e de suas fórmulas anteriores a data informada.
  • Apagar taxas de encargos/provisões cadastradas individualmente para os funcionários: se o sistema estiver configurado para calcular os encargos/provisões sobre salários utilizando taxas diferentes para cada funcionário, essa opção aplicará as definições padrão para todos os funcionários cadastrados no sistema.
  • Selecionar os arquivos/bancos de dados que deverão ter seus dados eliminados: essa opção permitirá que você selecione quais os arquivos do sistema que devem ser limpos (quando selecionado será exibida uma nova tela para que você faça a seleção dos bancos de dados desejados).
  • Apagar os registros de todos os arquivos de dados (zerar todo o sistema): apaga tudo o que foi cadastrado no Hipercusto. Todos os dados serão eliminados e os arquivos de dados ficarão vazios, como se você nunca tivesse utilizado o Hipercusto antes. O único arquivo que não será apagado é o que contém a configuração do sistema.
  • Eliminar os registros de vendas inconsistentes ou incompletos: esta opção irá procurar por itens de venda registrados no sistema (detalhe) sem o seu respectivo resumo de venda (cabeçalho) e, se for localizado algum registro nesta condição, o mesmo será eliminado do banco de dados.


Após ter selecionado a opção desejada, clique no botão "Executar a manutenção nos arquivos" para iniciar o processo ou então clique no botão "Retornar ao menu do sistema" para retornar ao menu sem efetuar qualquer validação.



  • Este é um processo irreversível, ou seja, uma vez iniciado o mesmo não poderá ser interrompido e as informações eliminadas não poderão ser restauradas.
  • Faça um backup antes de executar a manutenção nos arquivos para poder recuperar seus dados se por acaso você informar um período incorreto ou selecionar a opção errada.
  • Para sua segurança, serão exibidas várias telas de confirmação para que você certifique-se de que deseja limpar os dados do sistema (pode parecer um procedimento "chato" porém ele existe para evitar execuções acidentais deste módulo).



Ajustes fórmulas

Nesta aba você poderá executar as seguintes operações:


Ressequênciamento das fórmulas: conforme você realiza a manutenção nas fórmulas dos produtos e semiacabados, pode ocorrer da numeração dos itens das fórmulas "pular" alguns números. Usando este módulo o Hipercusto irá ressequênciar as fórmulas do cadastro.


Indique quais os cadastros que devem ter suas fórmulas ressequênciadas e clique no botão "Iniciar ajustes" para iniciar o processo ou então no botão "Retornar ao menu do sistema" para voltar ao menu do Hipercusto sem executar esta operação. Repare que você poderá solicitar o ressequênciamento apenas dos itens ativos ou então de todo o cadastro.



  • O fato dos itens das fórmulas estarem ou não em sequência em nada afeta o funcionamento do sistema ou o cálculo do custo dos produtos ou semiacabados.
  • Se você possuir uma grande quantidade de produtos cadastrados esse pode demorar um pouco para ser concluído.
  • Mantenha seus backups em dia para se proteger contra quedas de energia ou problemas que possam ocorrer durante esse processo.
  • Nunca execute o ressequênciamento das fórmulas se você estiver utilizado o sistema através de um link de internet ou ele poderá demorar muito tempo para ser concluído.


Recálculo dos tempos dos centros de custos (produtos): os tempos dos setores produtivos utilizados na fórmulas dos acabados e dos semiacabados são armazenados de três modos distintos: tempo unitário, tempo total e tempo no formato centesimal. Os valores de cada um destes campos são armazenados corretamente pelo Hipercusto mas, em operações de importação de dados, pode ser que você não conheça algum destes campos e, se isso ocorrer, você poderá utilizar esse módulo para calcular os tempos dos demais campos.


  • Faça sempre um backup antes de executar a operação de recálculo dos tempos das fórmulas.
  • Se tiver dúvidas sobre qual dos tempos deve ser utilizado como base, consulte a fórmula dos acabados ou semiacabados para verificar qual é o tempo correto.
  • Você precisará recalcular os tempos apenas se efetuou importações de fórmulas com tempos incompletos e/ou incorretos ou efetuou modificações manuais no banco de dados. Nas operações normais do Hipercusto os tempos sempre são armazenados corretamente,


Estatística arquivos

Esta página permite conhecer o número de registros ou itens que estão cadastrados em cada um dos arquivos do banco de dados, tamanho do arquivo, blocos usados, local do arquivo, versão do banco de dados, etc. Para conhecer essas informações, clique no botão "Coletar estatísticas" e aguarde o processamento, quando serão exibidas as seguintes informações sobre cada um dos arquivos do Hipercusto:

  • Nome do arquivo: indica finalidade ou uso da tabela.
  • Qtde registros: representa o número de registros gravados no arquivo em questão.
  • Tamanho arquivo: indica o espaço total ocupado pelo arquivo no disco.
  • Blocos usados: representa o número total de blocos do arquivo.
  • Blocos livres: indica quantos blocos estão livres para receberem novos dados. O número de blocos livres crescerá sempre que houverem grandes deleções (exclusões) de registros do banco de dados e serão preenchidos automaticamente sempre que for necessário.
  • Kernel BD: indica a versão do banco de dados que criou o arquivo.
  • Tamanho bloco: indica o tamanho de cada bloco de dados.
  • Blocos iniciais: representa o número de blocos iniciais ou quantos blocos foram reservados para esse arquivo na sua criação.
  • Blocos expansão: indica o número mínimo de blocos adicionais que devem ser alocados para o arquivo quando este necessitar de mais espaço.
  • Criptografado: indica se o arquivo de dados encontra-se criptografado
  • Engine: representa o modo de alocação dos dados no arquivo;
  • Arquivo físico: indica o nome e o local físico do arquivo (pasta onde o arquivo está gravado).



Definições banco de dados

Aqui você pode redefinir diversos os parâmetros/configurações do banco de dados como tamanho de bloco, tipo de engine, etc. Clique aqui para maiores informações sobre essa página.