Este módulo permite obter um resumo das vendas realizadas, salários pagos, totais de encargos sobre salários, custo total, despesas total, totais por taxa do mark-up e várias outras informações que auxiliarão na tomada de decisão e planejamento para os próximos períodos.


Quando selecionado você verá uma tela com as seguintes páginas:


Dados pesquisa

Nesta página você informa quais os períodos ou intervalos de datas que deverão ser considerados na totalização. Aqui você deverá informar:


  • Vendas efetuadas: indique o período das vendas que deverão ser consideradas:
    • Analisar as vendas do dia: informe a data inicial e a data final do intervalo de vendas que deverá ser analisado.
    • Exibir evolução de vendas dos últimos: aqui você poderá solicitar a totalização, mês a mês, obedecendo o número de meses fornecido.
    • meses anteriores a: indique o último mês/ano do período que deverá ser considerado (referente a opção acima).
  • Salário funcionários: aqui você deverá especificar o período da folha de pagamento que deverá ser analisada:
    • Analisar o movimento de salários do período: informe o mês/ano do período inicial que deve ser analisado.
    • Totalizar os salários até: informe o mês/ano do período final que deve ser analisado.
    • Exibir a evolução dos salários/encargos dos últimos: informe quantos períodos deverão ser totalizados (tomando como base o período final informado acima).
  • Lançamentos de despesas: define o período de totalização das despesas:
    • Analisar as despesas do dia: indique a data inicial e a data final do período que deverá ser analisado.
    • Exibir a evolução das despesas dos: indique quando meses deseja analisar ou obter os totais.
    • anteriores a: indique o período final que deverá ser considerado.


Assim que ter informado os parâmetros desejados, você deverá pressionar os botões "processar" ou "relatório" para que a pesquisa seja efetuada e os dados totalizados. Sempre que você modificar qualquer um dos campos acima, haverá necessidade de pressionar esse botão novamente.


Após preencher o período referente às vendas, se desejar utilizar o mesmo período nas demais análises, basta pressionar o botão "Atribuir datas".


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do mapa da empresa, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Processar: geras o mapa da empresa com base nos campos fornecidos (você deverá pressionar este botão sempre que qualquer parâmetro de geração for alterado).
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do mapa da empresa (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Visualizar: para exibir um relatório contendo os dados processados, permitindo sua exportação em PDF ou outros formatos.
  • Imprimir: para enviar um relatório com os dados processados para a impressora.
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.


  • Dependendo do número de registros cadastrados no seu banco de dados e da performance do servidor, o sistema poderá demorar alguns minutos até que os dados sejam exibidos.
  • Como o processamento das informações pode envolver um grande volume de dados, evite usar esse módulo via VPN.
  • Você pode utilizar os botões " Período" ao lado dos campos de definição das datas para facilitar a seleção dos períodos.



Resumo vendas

Nesta aba será apresentado um resumo de todas as vendas efetuadas no período selecionado. Além dos totais você verá dois gráficos contento: o total das vendas do período indicado e o histórico e vendas dos últimos meses (obedecendo o intervalo indicado).



Salários

Nesta página será apresentada os totais gastos no pagamento de salários, encargos sobre salários, provisões, etc. Estes valores serão totalizados por: setores produtivos, apoio aos setores produtivos, administração, vendas e outras áreas.


Os valores acima também serão exibidos em dois gráficos: um contendo os totais do período indicado e outro com o histórico de salário dos últimos meses (obedecendo o intervalo selecionado).



Custo e despesas

Aqui você terá os gastos totais na fabricação dos produtos do período informado totalizados por: matérias-primas, mão de obra direta, máquinas e equipamentos, gastos gerais de fabricação, preparação de equipamentos (setup), prestadores de serviços e refugos.


Também serão exibidos os totais das despesas da empresa alocadas como: despesas administrativas, despesas fixas de vendas, despesas dos setores produtivos e outras despesas.


Todos os valores acima também serão exibidos como gráficos e, na parte inferior da tela, você encontrará um gráfico com a evolução das despesas da empresa.



Necessidades setores produtivos

Aqui serão exibidos os totais de vendas que deverão ser efetuadas para "pagar" o custo fico dos setores produtivos e quanto as vendas realizadas até o momento pagaram destas despesas.


Os dados acima também serão exibidos através de gráficos de barras ou no estilo "donuts".



Totais por taxa mark-up

Aqui todas as vendas realizadas serão totalizadas de acordo com cada uma das taxas do Mak-up. Também serão exibidos os totais de vendas necessárias para atingir o ponto de equilíbrio.


Estes dados também estarão disponíveis em gráficos no estilo "pizza".



Resultado gerencial

Nesta aba serão exibidos os totais das receitas, custos e despesas e o resultado obtido final pela empresa.