As versões do Hipercusto somente são liberadas após terem sido testadas e todos os problemas (bugs) terem sido eliminados.


Os erros que podem surgir durante a utilização do sistema são tratados pelo sistema, exibindo mensagens para o usuário informando sobre um determinado procedimento incorreto ou sobre problemas em algum campo.  As mensagens são claras o suficiente para que o usuário possa tornar as devidas providências e corrigi-las.


Por exemplo, se você estiver cadastrando um produto e quando digitar seu código aparecer a mensagem "Já existe um produto cadastrado com o código XXXXXX" é porque  você está usando um código de produto que já consta no cadastro. Nesse caso, basta utilizar outro código ou então verificar se esse produto já não está registrado no sistema.


Porém, alguns erros não conseguem ser tratados e corrigidos pelo sistema como, por exemplo, erros relativos a falta de espaço em disco. Quando isso acontecer, será exibida uma tela similar a seguinte tela:



Se isso ocorrer, você poderá analisar a mensagem de erro apresentada (no exemplo acima é uma mensagem de falta de uma tabela do Hipercusto) e procurar a área de T.I. da sua empresa para verificar como solucioná-lo.


Você também pode nos enviar o erro por e-mail, para que nosso departamento de suporte analise o que pode estar acontecendo na sua instalação. Neste caso, descreva no campo "O que você estava fazendo quando ocorreu esse erro ?"  em que condições o erro ocorreu. Essa informação é opcional, porém se você nos der maiores informações sobre o problema ficará mais fácil identificar o que ocorreu de errado.


Quando você pressionar "Enviar o Relatório de Erro" será aberto seu programa de e-mail (Outlook, ThunderBird, Eudora, etc.) para que você possa verificar a mensagem que será enviada para nosso departamento de suporte. Você deverá então confirmar o envio do e-mail pelo seu programa de correio eletrônico.


Você também pode marcar a opção "Terminar a aplicação" (na parte de cima da tela de erro) para que o Hipercusto seja encerrado assim que a mensagem de erro for enviada por e-mail.


Todas as informações enviadas serão tratadas confidencialmente e se desejar ver quais dados serão transmitidos, você pode analisar o e-mail gerado ou então "clicar" o link "Clique aqui" para exibir a seguinte tela (as informações apresentadas são úteis apenas para nossa equipe de suporte):


Na tela acima, você poderá clicar nos seguintes botões:


Terminar: para enviar a mensagem de erro para o suporte da NatSam e finalizar o Hipercusto.

Ok: para enviar a mensagem de erro e continuar utilizando o Hipercusto.

<< Detalhes: para fechar essa tela com o detalhamento das informações que serão enviadas e retornar para a tela de erro anterior.




  • Nenhuma comunicação é feita diretamente entre o Hipercusto e nossa empresa. Toda a transmissão dos dados é efetuada usando seu programa de correio eletrônico para que você tenha a garantia de que nenhuma informação "confidencial" seja enviada para nossa empresa.
  • A responsabilidade pelo envio da mensagem é do seu programa de correio eletrônico, assim, certifique-se de que ele está configurado corretamente e que sua conexão de internet esteja ativa.
  • Se desejar, você poderá manter contato com nosso suporte ao usuário pelo e-mail suporte@natsam.com.br