O modo "off-line" permite criar uma "cópia" do banco de dados da empresa no disco local do seu micro, possibilitando que você possa utilizar o Hipercusto desconectado do servidor para realizar testes ou simulações sem afetar os dados que estão sendo utilizados pelos demais usuários do sistema.


Também é possível, através do modo "off-line", fornecer notebooks para seus vendedores para que eles possam visitar seus clientes e emitir pedidos de venda respeitando os preços calculados pelo Hipercusto.



  • O modo "off-line" só está disponível para os usuários da versão multiusuário (cliente/servidor).
  • Para poder ativar o modo "off-line" e necessário dispor de pelo menos duas licenças simultâneas do Hipercusto.


Este módulo do Hipercusto permite definir quais equipamentos poderão ser utilizados no modo off-line e quais regras/configurações deverão ser utilizadas quando o banco de dados principal for copiado para a estação.


Essa tela possui as seguintes abas:


Definições

Aqui você poderá configurar as seguintes informações:


  • Pasta no PC para o banco de dados off-line: indica a pasta (diretório), no disco rígido local, onde uma cópia do banco de dados da empresa deverá ser gravado.
  • Permitir que o micro funcione desconectado do banco central (modo off-line)?: aqui você deverá indicar se o micro selecionado pode ou não pode funcionar no modo off-line.
  • Modificações efetuadas no modo off-line devem ser enviadas para o banco central?: esta opção indica se os clientes que foram cadastrados e as vendas que foram registradas, quando operando no modo off-line, deverão ser copiadas para o banco de dados central. Quando ativa, você deverá indicar quais arquivos devem ser enviados para o banco de dados central (e se eles devem ser inativados durante o envio). Aqui você poderá marcar:
    • Clientes: indica que os clientes registrados no modo off-line deve ser gravados no banco de dados central.
    • Alterar status cliente para suspenso: define que os clientes enviados para o banco de dados central devem ser marcados como "suspenso", evitando a liberação de pedidos para os mesmos enquanto seu cadastro não for validado.
    • Produtos: define que os produtos incluídos no modo "off-line" (e os semiacabados) devem ser enviados para o banco de dados central.
    • Alterar status produto para não vender: os produtos cadastrados no modo "off-line", quando enviados para o banco de dados central, serão definidos como "não vender", permitindo que seus cadastros sejam validados antes de liberar a comercialização dos mesmos.
    • Vendas: indica que os pedidos de venda emitidos no modo off-line deverão ser copiados para o banco de dados central.
    • Orçamentos: indica que os orçamentos de venda emitidos no modo off-line deverão ser copiados para o banco de dados central.
  • Os pedidos do banco de dados central devem ser enviados para o modo off-line? indica se os pedidos (vendas e orçamentos) que estão cadastrados no banco central também deverão ser copiados para a estação. Se os dados das vendas já registradas não forem importantes quando você estiver operando no modo off-line, você pode desativar essa opção para agilizar o processo de transferência dos dados do servidor para a estação.
  • Conjunto de tabelas que devem ser copiadas para a estação: define quais conjuntos de tabelas devem ser copiadas para a estação:
    • Todas as tabelas: indica que todas as tabelas do banco de dados devem ser copiadas para a estação.
    • Apenas do módulo de venda: Esta opção copiará apenas as tabelas necessárias para emissão de pedidos. Use essa opção se o motivo de utilizar o modo off-line é apenas permitir que seus vendedores emitam pedidos fora da empresa (utilizando notebooks).
  • Máscara nº pedido: indica o formato (máscara) que deverá ser utilizado na numeração dos pedidos emitidos no modo off-line.
  • Código único: é a identificação do micro selecionado e que deverá ser utilizado na identificação dos pedidos emitidos pelo mesmo. Cada equipamento do modo "off-line" deve possuir uma identificação única com até 3 caracteres.
  • Nº próximo pedido: indica o número do próximo pedido que será emitido no modo off-line pela estação selecionada. Esse número será incrementado automaticamente a cada pedido emitido.
  • No modo "off-line" deve permitir atualizar o cadastro de clientes? Funcionando em conjunto com a "Modificações efetuadas no modo off-line devem ser enviadas para o banco central?", aqui você indica se e estação pode atualizar o cadastro de clientes. As opções possíveis são:
    • Permitir apenas a inclusão de novos clientes: indica que somente será permitido cadastrar novos clientes quando estiver no modo "off-line" (não será permitido modificar os clientes já cadastrados).
    • Permitir apenas a alteração dos clientes: indica que só será permitido modificar os clientes que já estão cadastrados no sistema (não será permitido incluir novos clientes no cadastro).
    • Permitir a inclusão e a alteração de clientes: indica que, quando operando no modo "off-line", o usuário poderá incluir novos clientes ou alterar os dados dos clientes cadastrados.
    • Não pode incluir ou modificar clientes: não será permitida nenhuma alteração no cadastro de clientes.
  • Máximo que pode operar sem atualização dos dados: indica o número máximo de dias que o PC poderá funcionar no modo "off-line". Após o prazo indicado, o sistema obrigará que o usuário se conecte ao banco de dados central para que os dados do seu micro sejam atualizados.
  • Exibir alerta quando faltar(em): indica o número de dias, antes do prazo limite ser atingido (campo acima), em que o Hipercusto deverá passar a alertar o usuário que ele precisa se conectar ao banco de dados central para que os dados do seu micro sejam atualizados.



Filtro produtos

Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia do cadastro de produtos do servidor para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os produtos do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação.



Filtro clientes

Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia do cadastro de clientes do servidor para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os clientes do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação. Você pode, por exemplo, utilizar esse filtro para que o sistema copie somente os clientes do vendedor para o notebook que será utilizado por ele.



Filtro mark-ups

Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia do cadastro de produtos do mark-ups para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os mark-ups do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação.



Filtro vendedores

Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia do cadastro de vendedores do servidor para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os vendedores do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação.



Filtro pedidos

Define o filtro (seleção de registros) que deverá ser utilizado na cópia dos pedidos/orçamentos do servidor para a estação. Se nenhum filtro for informado todos os pedidos do banco de dados central serão copiados para a estação. Se você especificar algum filtro, apenas os registros que obedecerem a condição informada é que serão transferidos para a estação.



SQL 1

Define um script SQL que deverá ser executado no banco de dados da estação (modo off-line) após a cópia dos dados do servidor para a estação.



SQL 2

Define um script SQL que deverá ser executado no banco de dados da estação (modo off-line) após a transferência dos dados que foram cadastrados na estação para o servidor.



SQL 3

Define um script SQL que deverá ser executado no banco de dados central após a cópia dos dados do servidor para a estação.



SQL 4

Define um script SQL que deverá ser executado no banco de dados central após a transferência dos dados que foram cadastrados na estação para o servidor.




  • Os dados "Nome do Usuário" e "Departamento/Setor" são definidos no módulo "Identificação da Estação".
  • Repare que neste módulo não existe opção para cadastrar um novo equipamento (apenas para modificar ou excluir os já cadastrados), pois ele será automaticamente inserido nesta tabela através do módulo indicado acima.
  • O SystemUUID é obtido do sistema operacional e representa a identificação única da estação.
  • Se tiver dúvidas na configuração dos dados, entre em contato com o suporte ao usuário.