Para ser instalado no modo serviço o nxServer deverá ser carregado diretamente e ele solicitará os parâmetros para instalação.


Assim que o nxServer for executado pela primeira vez, será exibida uma tela solicitando sua autorização para instalação do gerenciador como "Serviço do Windows". Você deverá autorizar essa instalação (clicando no botão Yes) e em seguida deverá fornecer o nome de um usuário cadastrado no servidor Windows e sua respectiva senha. Em seguida você deverá clicar em Ok para instalar o serviço no Windows.


O usuário utilizado deverá ter direitos para "subir serviços" no Windows ou então o servidor não poderá ser iniciado. Se tudo estiver correto será exibida a mensagem "Service installed successfully" indicando que ele foi instalado com sucesso.


Em seguida será exibida uma perguntando se o serviço deve ser iniciado. Novamente você deverá responder "Yes". A partir desse instante o servidor de banco de dados do Hipercusto estará pronto para ser utilizado.



  • Se durante a inicialização aparecer alguma mensagem de erro, verifica se o nome do usuário está correto, se a senha foi informada corretamente e se ele possui direitos no Windows para instalar/inicializar serviços no Sistema Operacional.
  • Outra maneira de instalar o serviço no Windows é utilizar o parâmetro /INTERACTIVE (veja a lista de parâmetros de carga do nxServer).
  • Evite ativar a opção "Install with LOCALSYSTEM account" EXCETO se isso for solicitado pelo departamento de suporte da NatSam pois essa opção concede direitos máximos de execução ao nxServer o que poderá, em alguns casos, comprometer a segurança do seu servidor.



Uma vez instalado, você poderá acessar sua tela de configuração digitando o seguinte endereço no seu navegador de internet:  http://localhost:10088 , quando será exibida uma tela similar a tela abaixo:



No topo da tela estão as opções:


  • Settings: utilizado para modificar a configuração do servidor sendo que as opções de configuração são exibidas na lateral esquerda do vídeo.
  • Statistics: para exibir informações do servidor como tempo de atividade, memória utilizada, pacotes transferidos, arquivos abertos, etc.