Este módulo do sistema deve ser utilizado para imprimir um relatório com os tempos dos setores produtivos e as quantidades de matérias-primas e prestadores de serviços necessários para produzir uma determinada quantidade de produtos ou semiacabados.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando os seguintes campos:

  • Seleção do item: define o item que será produzido:
    • Necessidades para fabricação de um ou mais produtos: selecione essa opção se desejar conhecer as quantidades para fabricação dos produtos que atendam a especificação de código fornecida (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre a seleção de registros). Ao lado do campo com os códigos você deverá informar a quantidade que será fabricada.
    • Necessidades para fabricação de um ou mais semiacabado: selecione essa opção se desejar conhecer as quantidades para fabricação de um semiacabado que atendam a especificação de código informada (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre a seleção de registros). Ao lado do campo com os códigos você deverá informar a quantidade que será fabricada.
    • Vários produtos, semiacabados ou utilizando as vendas/orçamentos: essa opção permitirá indicar vários acabados e/ou semiacabados, cada um com uma quantidade de produção diferente. Ao selecionar essa opção você deverá utilizar o botão "Clique aqui para definir os códigos dos produtos e/ou semiacabados" para indicar os itens que deverão ser totalizados.
    • Vários produtos, semiacabados ou utilizando as vendas/orçamentos (agrupar por cliente): essa opção permitirá indicar vários acabados e/ou semiacabados, cada um com uma quantidade de produção diferente e totalizando os dados "cliente a cliente". Ao selecionar essa opção você deverá utilizar o botão "Clique aqui para definir os códigos dos produtos (ou semiacabados) e clientes" para indicar os itens que deverão ser totalizados.
  • Considerar os seguintes itens das fórmulas:
    • Matérias-primas: marque essa opção se desejar que sejam listadas e totalizadas as quantidades de matérias-primas. Quando selecionado, você poderá indicar:
      • Considerar refugos: marque essa opção se desejar que sejam impressas as expectativas de refugo das matérias-primas.
      • Custo da matéria-prima: essa opção permite imprimir o investimento necessário com matérias-primas para fabricação do produto. As opção possíveis são:
        • Não exibir o custo: não imprime o investimento total necessário (selecione essa opção se a ficha for enviada para a produção pois geralmente essa informação não deve ser conhecida pelo pessoal da fábrica).
        • Exibir o custo líquido: imprimirá o investimento necessário de cada matéria-prima usando o custo líquido de aquisição destas.
        • Exibir o custo bruto: imprimirá o investimento necessário de cada matéria-prima usando o custo bruto aquisição, isto é, a soma do valor de custo 1 + valor de custo 2 + valor de custo 3 (não serão considerados os créditos/débitos de impostos de cada um destes valores).
      • UM: aqui você deverá indicar qual unidade da matéria-prima deverá ser utilizada na totalização, ou seja, poderá indicar que as matérias-primas deverão ser totalizadas utilizando a unidade de compra ou a unidade de utilização nas fórmulas.
    • Setores produtivos: marque essa opção se desejar que sejam listados e totalizados os tempos dos setores produtivos. Quando selecionado, você poderá indicar:
      • Considerar refugos: marque essa opção se desejar que sejam impressas as expectativas de refugo com os setores produtivos.
      • Setup: define como os tempos de preparação de equipamentos devem ser considerados. As opções possíveis são:
        • Setup unitário: será considerado o tempo unitário de preparação para cada unidade fabricada.
        • Setup múltiplos da quantidade: a quantidade de setups será calculada conforme a quantidade fabricada (conforme o lote econômico do produto). Por exemplo, para um produto com lote econômico de 1.000 peças, para as quantidades abaixo, serão considerados:
          • Para 800 peças: 1 setup.
          • Para 1.000 peças: 1 setup.
          • Para 1.100 peças: 2 setups.
          • Para 4.000 peças: 4 setups.
          • Para 4.050 peças: 5 setups.
          • Para 4.900 peças: 5 setups.
          • Para 5.000 peças: 5 setups.
          • Para 5.001 peças: 6 setups.
        • Não considerar setup: os itens de fórmula referente a preparação de equipamentos serão ignorados.
      • Usar tempo sexagesimal: durante a totalização dos setores produtivos será utilizado o tempo centesimal cadastrados (base 100) ou, se você marcar essa opção, na totalização será utilizado o tempo sexagesimal (base 60).
    • Prestadores de serviços: marque essa opção se desejar que sejam listados e totalizados os prestadores de serviços. Quando selecionado, você poderá indicar:
      • Considerar refugos: marque essa opção se desejar que sejam impressas as expectativas de refugo com os prestadores de serviços.
      • Custo prestador de serviços: essa opção imprimirá o gasto com prestadores de serviços para fabricação do produto. As opções possíveis são:
        • Não exibir o custo: não imprime o investimento total necessário (selecione essa opção se a ficha for enviada para a produção pois geralmente essa informação não deve ser conhecida pelo pessoal da fábrica).
        • Exibir valor serviço: totalizará cada prestador utilizando apenas o valor cobrado pelo mesmo (campo "Valor Serviço" do cadastro de prestadores de serviços).
        • Exibir custo total: totalizará cada prestador usando o custo total do mesmo, ou seja, o valor cobrado pelo serviço somado com as taxas de máquinas e gastos gerais de fabricação do mesmo (despesas que ocorrem quando o prestador trabalha diretamente na sua linha de produção ou quando possui equipamentos cedidos em regime de comodato).
    • Semiacabados: marque essa opção se desejar que sejam listados e totalizados os semiacabados. Quando selecionado, você poderá indicar:
      • Considerar refugos: marque essa opção se desejar que sejam impressas as expectativas de refugo com os semiacabados.
    • Produtos: marque essa opção se desejar que sejam listados e totalizados os produtos. Quando selecionado, você poderá indicar:
      • Considerar refugos: marque essa opção se desejar que sejam impressas as expectativas de refugo com os produtos.


  • Seleção das seções do relatório: aqui você deverá indicar quais as "partes" dos relatórios que devem ser impressas:
    • Fórmulas para fabricação: lista a quantidade necessária de cada item da fórmula que será utilizada na fabricação da quantidade especificada do(s) produto(s).
    • Quantidade de matérias-primas agrupadas por grupo/subgrupo: ative essa opção se desejar seja impressa a as quantidades de utilização de matérias-primas totalizadas por grupo/subgrupo.
    • Totalizar quantidades pela unidade de medida: quando selecionado será impresso as quantidades totalizadas de acordo com a unidade de medida utilizada.
    • Totalizar pelo tipo de componente da fórmula: se você selecionar opção selecionada será impresso, no final do relatório, as quantidades totais de matérias-primas, setores produtivos, prestadores de serviços, produtos e semiacabados que serão necessárias para a produção. Aqui você deverá indicar como os totais devem ser ordenados:
      • Ordenar totais por descrição: marque essa opção se desejar que, na totalização, os itens sejam ordenados pelo nome.
      • Ordenar totais por código: marque essa opção se desejar que, na totalização, os itens sejam ordenados pelo código.


  • Outras opções:
    • Imprimir observações da fórmula: selecione esta opção se você desejar que sejam impressas as observações que foram informadas no cadastramento das fórmulas
    • Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
    • Explodir a fórmula até o nível: se você selecionar esta opção, quando na fórmula for localizado um produto ou semiacabado o sistema também listará sua fórmula. Quando você ativar este campo poderá definir:
      • nível: até qual nível o produto deverá ser "explodido". Por exemplo, se neste campo estiver 1, o sistema explodirá apenas os produtos e semiacabados que foram localizados no primeiro nível da fórmula. Se você neste campo estiver 2, o sistema também "explodirá" os produtos/semiacabados que foram encontrados no primeiro e segundo nível de explosão e assim sucessivamente.
      • Agrupar fórmulas de cada nível: por padrão serão listados todos os níveis da fórmula deslocando-os alguns espaços à direita. Marque essa opção se desejar que cada nível seja impressos separadamente (essa opção só estará ativa se você ativar a opção de explosão da fórmula).
      • Nova página a cada nível: faz com que cada nível da fórmula seja impresso em uma folha separada (essa opção só estará ativa se você solicitou a explosão da fórmula e se selecionou o agrupamento das fórmulas de cada nível).
    • Nova página a cada seção: se você selecionar esta opção, cada nova seção do relatório será impressa em uma nova página.



  • Se você estiver utilizando o sistema remotamente através um link de comunicação de baixa performance, o processamento deste relatório poderá demorar um pouco para ser concluído.
  • Para emissão deste relatório serão criadas duas tabelas temporárias (em memória) chamadas ##WRK_NP_FOR e ##WRK_NP_PRO que poderão ser acessadas a partir do gerador de relatórios ou do módulo de consultas SQL
  • As tabelas temporárias criadas por esse módulo serão automaticamente eliminadas assim que você finalizar a execução do Hipercusto.


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Tarefas: permite exportar os dados obtidos após o processamento do relatório em arquivos ou planilhas.
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.