Nesta tela você deverá informar os códigos dos produtos e/ou semiacabados que deverão ser totalizados no relatório "Necessidades de insumos" e a totalização poderá através das opções abaixo:


  • Cliente: informe o código do cliente para o qual você deve efetuar a totalização (este campo estará visível apenas se você selecionou a totalização por cliente).
  • Produto: informe o código do produto que deverá ser totalizado, a quantidade de fabricação desejada e clique no botão "Inserir ou atualizar" para incluí-lo na tabela de totalização.
  • Semiacabado: informe o código do semiacabado que deverá ser totalizado, a quantidade de fabricação desejada e clique no botão "Inserir ou atualizar" para incluí-lo na tabela de totalização.
  • Utilizar vendas ou orçamentos: nessa opção você deverá informar o período de vendas/orçamentos que devem ter seus pedidos totalizados, respeitando a quantidade vendida de cada item. Também deverá indicar se deseja totalizar os registros de vendas, os orçamentos (ou ambos) e, se desejar, quais clientes devem ser considerados na seleção dos pedidos. Em seguida, clique no botão "Totalizar pedidos" para incluí-los na tabela de totalização. Se, na tela anterior, você selecionou a opção "Vários produtos, semiacabados ou utilizando as vendas/orçamentos (agrupar por cliente)", será possível indicar a data que deverá ser impressa no cabeçalho do cliente. As opções possíveis são:
    • Período especificado ("data inicial" e "data final"): ao lado do nome de cada cliente será impresso o período digitado. Caso você totalize mais de um período, serão impressas a menor data inicial e a maior data final dos períodos especificados.
    • Data do primeiro e do último pedido do cliente: ao lado do nome de cada cliente será impressa a data do primeiro pedido do cliente e a data do último pedido do cliente (respeitando os períodos especificados).
    • Não exibir o período: não imprimirá nenhuma data ao lado do nome do cliente.
  • Utilizar previsão de vendas: nessa opção você deverá informar o período das previsões que devem ser totalizadas, respeitando a quantidade prevista de cada item. Em seguida, clique no botão "Totalizar previsões" para incluí-los na tabela de totalização.


Se por acaso você incluir um item incorreto, basta selecioná-lo e clicar no botão "Excluir" para eliminá-lo da relação para totalização.


Ao terminar, clique no botão Retornar e prossiga com a emissão do relatório "Necessidades de insumos".


Se desejar apagar a relação de códigos que devem ser totalizados, clique no botão "Limpar".