Existem algumas opções de carga do Hipercusto que permitem modificar as configurações do sistema, visando facilitar a instalação do sistema e/ou corrigir alguma definição que tenha sido efetuada incorretamente no sistema.


Por exemplo, você adquiriu o Hipercusto para 10 micros e deseja criar um arquivo de comandos (BAT ou CMD) único para carga do programa em todas as estações ou você modificou as configurações de cores do sistema e agora não consegue ler corretamente as informações da tela ou, ainda, você precisa redefinir as informações de conexão ao servidor de banco de dados.


A opções disponíveis (switchs) são as seguintes:


Opção

Finalidade

/CONFIG

Como padrão, as configurações do Hipercusto são salvas no registro do Windows, o que oferece grande velocidade no acesso a essas informações e maior segurança contra a perda das definições do sistema. Porém, em contas de usuários com direitos limitados, pode ser que o Hipercusto não consiga acessar o registro, o que trará alguns transtornos para o usuário como, por exemplo, ter que informar o endereço do servidor a cada carga do Hipercusto.


Se esse problema ocorrer com algum usuário, você poderá informar esse parâmetro para que o Hipercusto salve as configurações no arquivo informado.


Exemplos:

HIPERCUSTO /CONFIG=C:\USERS\SAMUEL\CONFIG_HIP.HIP

Aqui o sistema gravará as configurações no arquivo CONFIG_HIP.HIP na pasta C:\USERS\SAMUEL


HIPERCUSTO /CONFIG=C:\USERS\SAMUEL\

Se for fornecido apenas o nome da pasta, as configurações serão salvas no arquivo HIPERCUSTO.HIP que será gerado na pasta informada.


HIPERCUSTO /CONFIG

Se você não informar o nome da pasta e do arquivo, o sistema gravará as configurações no arquivo HIPERCUSTO.HIP que será gerado na pasta de dados dos aplicativos do Windows (geralmente em C:\ProgramData\Hipercusto).


Se mais de um parâmetro for utilizado, o /CONFIG deverá ser o primeiro parâmetro fornecido.

A extensão do arquivo de configuração deve, obrigatoriamente, ser .HIP e se você fornecer outro tipo de extensão o Hipercusto trocará a extensão fornecida por .HIP.

/COR

Restaura as cores do sistema para as cores padrão do Hipercusto.


Exemplo:

HIPERCUSTO /COR

/TCP=

Define que a conexão com o servidor de banco de dados deverá ser através protocolo TCP/IP e indica qual o servidor que deverá ser utilizado pelo Hipercusto. Ao lado do sinal = você deverá informar o nome do servidor e qual seu endereço IP.


Exemplos: 

HIPERCUSTO /TCP=NEXUSDB@192.168.0.22

HIPERCUSTO /TCP=LOCALHOST

/PORTA=

Indica o número da porta TCP que deverá ser utilizada na conexão ao banco de dados.


Exemplos:

HIPERCUSTO /TCP=NEXUSDB@192.168.0.22  /PORTA=16005

HIPERCUSTO /TCP=LocalHost  /PORTA=16001

/NAP=

Define que a conexão com o servidor de banco de dados deverá ser através protocolo NamedPipe e indica qual o servidor que deverá ser utilizado pelo Hipercusto. Ao lado do sinal = você deverá informar o nome do servidor.


Exemplo: 

HIPERCUSTO /NAP=NEXUSDB@QUADCORE7

/LOCAL

Define que o Hipercusto deve acessar uma base de dados armazenada localmente (em modo monousuário) sem necessidade de configurar/instalar o nxServer.


Exemplo:

HIPERCUSTO /LOCAL


Importante: não é possível utilizar o Hipercusto em modo local/monousuário se a base de dados desejada já estiver sendo utilizada pela versão cliente/servidor (multiusuário).

/RESET

Reinicializa as definições de funcionamento do Hipercusto (monousuário / multiusuário) e abre novamente a tela de seleção do modo de funcionamento.


Exemplo:

HIPERCUSTO /RESET

/TCP_PACK=

Na versão multiusuário, o Hipercusto comprime todos os pacotes com mais de 1024 bytes enviados ao servidor e você pode usar esse parâmetro para definir o tamanho mínimo que o pacote deve ter para que seja comprimido.


Exemplos:

HIPERCUSTO /TCP_PACK=512

HIPERCUSTO /TCP_PACK=2048  /TCP_TYPE=8


Importante: esse parâmetro poderá ser ignorado se você informou uma compressão diferente para a estação no módulo "Licença de uso" na aba (ativar e gerenciar estações).

/TCP_TYPE=

Na versão multiusuário, o Hipercusto utiliza o algorítimo ZIP (nível 7) sempre que a compactação dos pacotes estiver ativa e, se necessário, você poderá modificar o nível da compressão através desse comando.


Exemplo:

HIPERCUSTO /TCP_TYPE=8

HIPERCUSTO /TCP_TYPE=5 /TCP_PACK=512


Importante: esse parâmetro poderá ser ignorado se você informou uma compressão diferente para a estação no módulo "Licença de uso" na aba (ativar e gerenciar estações).


O número fornecido para esse parâmetro indica o tipo de compressão que deverá ser executado, podendo ser:

0 = desativa a compressão

1 = melhor velocidade porém menor compressão

2 a 8 = aumenta o nível de compressão porém pode aumentar o tempo necessário para comprimir os dados.

9 = nível máximo de compressão mas mais lenta.

10 = usa a compressão no padrão RLE (evite selecionar essa opção pois esse é um formato só é eficiente para arquivos com muitos dados repetidos, o que não é o caso dos dados do Hipercusto).

/NX_USUARIO=

/NX_SENHA=

Na versão multiusuário, é possível configurar o NexusDB para que ele somente aceite conexões autenticadas e, se você ativou esse recurso, poderá utilizar esse parâmetro para informar o nome do usuário que deve ser utilizado na autenticação da conexão (esse parâmetro trabalha em conjunto com o /NX_SENHA).


Exemplos:

HIPERCUSTO /NX_USUARIO=ADMIN  /NX_SENHA=ABC123

HIPERCUSTO /NX_USUARIO=Junior /NX_SENHA=Senh@123


Importante: as definições de autenticação da conexão podem também serem fornecidas na tela de definição dos dados do servidor.

/NOFADE

Cancela o efeito de escurecimento do menu no carregamento dos módulos do sistema (que também pode ser desativado no módulo "Aparência e cores".


Exemplo:

HIPERCUSTO /NOFADE

/HELP=

Indica um caminho alternativo para o arquivo de auxílio ao usuário do Hipercusto.


Exemplo:

HIPERCUSTO /HELP=C:\HIPERCUSTO\MANUAL


Importante:

  • O Hipercusto sempre irá procurar seu arquivo de auxílio ao usuário na pasta onde o sistema está instalado, porém, quando o sistema está instalado no servidor de arquivos talvez não seja possível carregar o auxílio ao usuário ao pressionar a tecla F1 e, se isso ocorrer, você poderá copiar o arquivo de auxílio para seu micro e usar esse parâmetro para informar a pasta onde o mesmo está gravado. O nome do arquivo de usuário é o mesmo nome do sistema porém com a extensão .CHM.
  • Para abrir o arquivo de ajuda, o Hipercusto utilizará programa do Windows responsável pela manipulação de arquivos do tipo CHM (normalmente é o HHCTRL.OCX.

/EXEC=

Carrega o Hipercusto e executa a tarefa registrada no arquivo informado. Essa opção permite utilizar o Agendador de Tarefas do Windows para execução periódica de alguns processos do sistema.


Exemplo:

HIPERCUSTO /EXEC=C:\WORK\EXPORTA_MP.CFH


Importante: o arquivo de configuração da tarefa deve, obrigatoriamente, possuir a extensão CFH e deverá ser criado pela opção "Gerar Script" existente em alguns módulos do Hipercusto (exemplo: módulo de troca de dados).


Esse parâmetro também pode ser utilizado para executar uma determinada customização diretamente a partir da linha de comando e, nesse caso, você deverá fornecer apenas o número da customização desejada e os dados de conexão ao banco de dados, fornecendo também os parâmetros /BANCO, /USUARIO e /SENHA:


Exemplo:

HIPERCUSTO /EXEC=1  /BANCO=MATRIZ  /USUARIO=INTERFACE  /SENHA=AbC@123

/AUTO

Procura pelos servidores do Hipercusto na rede (via protocolo TCP/`IP) e se houver apenas a conexão a esse servidor será efetuada automaticamente. Se existir mais de um servidor aparecerá uma tela solicitando em que servidor o usuário deseja conexão.


Exemplo:

HIPERCUSTO /AUTO


Importante: utilize essa opção somente se o micro onde o nxServer está instalado possuir IP dinâmico (o ideal é que se use sempre IP fixo no micro onde o servidor está instalado).

/AUTO:<tempo>

Procura pelos servidores NexusDB na rede (via protocolo TCP/IP). Se apenas um servidor for localizado, a conexão a esse servidor será efetuada automaticamente. Se mais de um servidor for localizado aparecerá uma tela solicitando que o usuário indique em que servidor deseja se conectar.


Exemplo:

HIPERCUSTO /AUTO:5


Importante: utilize essa opção somente se o micro onde o nxServer está instalado possuir IP dinâmico (o ideal é que se use sempre IP fixo no micro onde o servidor está instalado). O número de segundos após os dois pontos pode variar de 1 até 9 segundos.

/ANONIMO

Quando o Hipercusto valida sua licença ele poderá enviar para a NatSam informações sobre o seu micro (veja adiante). Esses dados serão tratados confidencialmente e servem para decidirmos como o sistema deverá "evoluir". Se esse parâmetro for informado então nenhuma informação do seu micro será enviada para a NatSam.


Exemplo:

HIPERCUSTO /ANONIMO


Os dados que podem ser enviados para a NatSam:

- Versão do Windows (incluindo Service Pack)

- Modelo do processador do seu micro

- Quantidade de memória RAM

- Resolução do monitor de vídeo

- Versão do Gerenciador de Banco de Dados NexusDB

- Dados sobre sua licença de uso


Importante: evite usar o parâmetro /ANONIMO, veja porque: suponha que todos os clientes que permitiram o envio dos dados do seu micro para a NatSam usam o Hipercusto em versões do Windows 10 ou posteriores então, como no log não estará registrado nenhum uso do sistema no Windows 7 ou Windows 8, pode ser que as próximas versões do sistema não sejam compatíveis com essas versões do sistema operacional.

/REBUILD

Força a validação das estruturas de todos os bancos de dados do sistema. Utilize essa opção apenas se ao carregar o Hipercusto ele informar que o banco de dados não é válido ou está com problemas.


Exemplo:

HIPERCUSTO /REBUILD

/NOCHECK

Sempre que o Hipercusto é carregado o sistema valida seu executável para certificar-se de que não está danificado ou que não foi infectado por algum vírus. Se qualquer problema for detectado será exibida uma mensagem de alerta solicitando que você reinstale o sistema.

Em micros antigos essa verificação poderá ser um pouco demorada e se esse for seu caso você poderá desabilitar essa verificação de segurança utilizando esse parâmetro.


Exemplo:

HIPERCUSTO /NOCHECK


Também é possível desativar a operação de checagem do executável no módulo de configuração do sistema.

/TODOS


ou


/ALL

Na versão "multiempresa" poderão ser criados bancos de dados de testes (ou de validação de novas versões) que não devem ser exibidos para os demais usuários sendo que para os usuários de T.I. (ou específicos) você poderá carregar o sistema com essa opção indicando que os bancos de dados que foram ocultos também deverão ser exibidos.


Exemplo:

HIPERCUSTO /TODOS


Importante: quando essa opção for especificada você terá à sua disposição, na tela de seleção do banco de dados, um menu tipo "pop-up" que permitirá ocultar ou exibir um determinado banco de dados (pressione o botão direito do mouse em cima do nome do banco de dados desejado).

Os comandos /TODOS e /ALL tem a mesma sintaxe/finalidade.

/DB


ou


/BD

Na versão monousuário do Hipercusto o sistema irá criar/procurar os bancos de dados sempre na pasta DATABASE dentro da pasta de instalação do sistema. Se necessário, você poderá utilizar essa opção para indicar o local onde o banco de dados deverá ser criado.


Exemplo:

HIPERCUSTO /DB=C:\SISTEMA\DADOS


Importante: você deverá informar o caminho completo e ele poderá ter um máximo de 200 caracteres.

Os comandos /BD e /DB tem a mesma sintaxe e a mesma finalidade.

/NOPRTCHECK

Assim que o Hipercusto é carregado ele verifica se existe alguma impressora instalada no Windows (e se existe impressora padrão) pois para emissão dos relatórios o sistema utiliza as informações da impressora padrão para formatar o relatório (mesmo que ele seja apenas visualizado).

Em alguns casos, pode ser que essa verificação seja um pouco demorada e você poderá desabilitá-la usando esse parâmetro:


Exemplo:

HIPERCUSTO /NOPRTCHECK


Importante: essa verificação também poderá ser desabilitada no menu de configuração do sistema.

/NAOSALVAR


ou


/NOSAVE

Sempre que você executa o Hipercusto, após ele ter se conectado ao servidor informado, ele registra no seu arquivo de configuração os dados do servidor utilizado. Em algumas ocasiões pode ser que você não deseje que o sistema registre essa informação como, por exemplo, quando você está executando o HIpercusto conectado a um servidor de testes e não deseja que os dados desse servidor sejam salvos.


Exemplo:

HIPERCUSTO /NOSAVE /TCP=NEXUSDB@192.168.0.1

/LIBERAR_CACHE

Inicia uma instância do Hipercusto apenas para liberar o cache do gerenciador de banco de dados (NexusDB). Você pode utilizar esse parâmetro se precisar utilizar programas/utilitários de backup de terceiros, quando precisar copiar o banco de dados para outro local ou, ainda, quando necessitar liberar a memória ocupada pelo NexusDB.


Exemplo:

HIPERCUSTO /LIBERAR_CACHE


Importante: essa opção carrega o Hipercusto, faz a liberação do cache no servidor e, uma vez tendo liberado o cache, remove o Hipercusto da memória.

/BACKUP

Executa um backup "à quente" do banco de dados. Para isso, você deverá especificar, também, os seguintes parâmetros:


/DESTINO= Indica o local onde o backup deverá ser gravado


/BANCO= define o nome do banco de dados que deve ser copiado. Se não for informado o Hipercusto fará um backup de todos os bancos de dados do sistema.


/LOG= indica o nome e local onde deverá ser criado um arquivo com o registro das operações efetuadas. Se não for informado o sistema não gerará nenhum log.


/ZIP= define o nível de compactação que deverá ser utilizado, podendo ser: MAX para compactar o arquivo de backup usando o maior nível de compressão (mais lento e menor tamanho do backup), MED para utilizar uma compressão intermediária, MIN para usar o menor nível de compressão (mais rápido e maior tamanho do backup) ou STORE para não compactar o backup. Se não for informado será utilizado o nível máximo de compressão.


/CRIPTO= criptografa o arquivo utilizando a senha informada. Se você informar uma senha, será preciso digitá-la quando for preciso restaurar o backup (se você esquecer a senha não será possível recuperar os dados do backup).


/AES= Ativa a criptografia AES e indica o comprimento da chave de criptografia que deverá ser utilizada, podendo ser: 128, 192 ou 256 bits. Se não for informado será utilizada criptografia padrão ZIP.


/USUARIO= define o usuário que deverá ser utilizado para se conectar ao Hipercusto. Esse usuário deverá ter direito de fazer backup do banco de dados. O usuário autorizado a efetuar backups deverá estar cadastro no banco de dados principal do sistema (Hipercusto).


/SENHA= indica a senha do usuário informado. Como a senha poderá ser lida por qualquer usuário, aconselhamos que o usuário informado possua apenas o direito de efetuar backups.


/NOVO ou /NEW se já existir um arquivo de backup com o nome informado pelo parâmetro /DESTINO ele será atualizado e se você especificar essa opção o Hipercusto eliminará o arquivo de backup existente antes de iniciar um novo backup.


Exemplos de uso:

HIPERCUSTO /BACKUP /DESTINO="C:\Hipercusto\Backup_Dados" /BANCO=Hipercusto /USUARIO=OPER /SENHA=ABC /ZIP=MAX /SENHA=XYZ /AES=256


HIPERCUSTO /BACKUP /DESTINO="D:\Backup\Hiper" /LOG="D:\LOGS\Backup.LOG" /ZIP=MID /USUARIO=OPER /SENHA=123 /NOVO


HIPERCUSTO /BACKUP /DESTINO="C:\Backup\Segunda" /USUARIO=OPER /SENHA=ABC


Importante: não é possível efetuar backup de bancos de dados criptografados.

/INSTANCIA=


ou


/SID=

Sempre que você tenta executar o Hipercusto no seu micro, o programa verifica se já está carregado e, se estiver, exibe uma mensagem informando que o Hipercusto está em execução e inibe uma nova carga do sistema. Essa checagem evita o "consumo" desnecessário de uma licença adicional do Hipercusto.


No entanto, em algumas ocasiões, pode ser necessário carregar o várias vezes o Hipercusto no mesmo micro e você poderá fazer isso utilizando o parâmetro /INSTANCIA ou /SID (e informando um novo nome de controle para a nova sessão do sistema).


Exemplos de uso:

HIPERCUSTO /SID=HIPER_01


HIPERCUSTO /INSTANCIA=EMPRESA_X


Importante: cada nova carga do sistema utilizará uma licença simultânea do Hipercusto, podendo causar problemas para os demais usuários, isto é, se não houver uma licença disponível eles não conseguirão carregar o Hipercusto enquanto você não encerrar uma das instâncias adicionais.

/NOVA_INSTANCIA


ou


/SID_NEW

Esse comando é similar ao comando acima, porém ele não exige um nome para a instância, isto é, o sistema irá gerar um nome aleatório como nome da instância.


Exemplos de uso:

HIPERCUSTO /SID_NEW


HIPERCUSTO /NOVA_INSTANCIA


Importante: cada nova carga do sistema utilizará uma licença simultânea do Hipercusto, podendo causar problemas para os demais usuários, isto é, se não houver uma licença disponível eles não conseguirão carregar o Hipercusto enquanto você não encerrar uma das instâncias adicionais.

/SELECIONAR=


ou


/SELECT

Permite selecionar uma determinada empresa no próprio atalho de carga do Hipercusto (disponível apenas na versão multiempresa e multiusuário).


Exemplos de uso:


HIPERCUSTO /SELECIONAR=MATRIZ

HIPERCUSTO /SELECT="FILIAL 1"


Importante: o nome da empresa é o nome do "alias" (nome do banco de dados definido no Hipercusto). Se houver espaços no nome do banco de dados o nome do alias deverá ser informado entre aspas.

/DOWNGRADE

Permite retornar para uma versão anterior do Hipercusto.


Exemplo de uso:


HIPERCUSTO /DOWNGRADE

/SEMSPLASH


ou


/NOSPLASH

Carrega o Hipercusto sem exibir a tela de "Splash" do sistema, isto é, não mostra a tela de acompanhamento da inicialização do Hipercusto.


Exemplo:

HIPERCUSTO /SEMSPLASH


Importante: utilize essa opção apenas quando estiver executando tarefas (comando /EXEC) ou para jobs de backup (/BACKUP). Se você utilizar essa opção nas execuções normais do Hipercusto, o usuário pode achar que o sistema está demorando para ser carregado, pois não será exibida nenhuma mensagem até que a tela inicial do Hipercusto seja completamente inicializada, e poderá clicar várias vezes no ícone do programa.

/SAUDE

Ao carregar o Hipercusto força a exibição da tela de "Splash" da versão saúde.


Exemplo:

HIPERCUSTO /SAUDE


Importante: Se esse parâmetro não for especificado, o Hipercusto identificará, automaticamente, qual a imagem de "Splash" que deve ser exibida com base nas informações da sua licença de uso.

/INDUSTRIAL

Ao carregar o Hipercusto força a exibição da tela de "Splash" da versão industrial, manufatura, etc.


Exemplo:

HIPERCUSTO /INDUSTRIAL


Importante: Se esse parâmetro não for especificado, o Hipercusto identificará, automaticamente, qual a imagem de "Splash" que deve ser exibida com base nas informações da sua licença de uso.

/WEB_USER=


ou


/WEB_USUARIO=

Define uma identificação adicional para a sessão do Hipercusto. Esse parâmetro só é necessário ao executar o Hipercusto no modo web e será utilizado para armazenar as definições de cada usuário.


Exemplos de uso:


HIPERCUSTO /WEB_USER=Samuel

HIPERCUSTO /WEB_USUARIO=Junior


Importante: se você não informar esse parâmetro, não haverá distinção entre as configurações efetuadas por um determinado usuário, isto é, haverá uma configuração única para todos os usuários.

/WEB_CTRL=

Define o alias do banco de dados que armazenará as configurações e definições gerais do Hipercusto. Necessário apenas quando o sistema está sendo executado no modo web e você deseja criar atalhos únicos para controlar cada empresa.


Exemplo de uso:


HIPERCUSTO /WEB_CTRL=Matriz


Importante: não há necessidade de utilizar esse parâmetro se todas as empresas cadastradas no servidor fizerem parte do mesmo grupo empresarial.

/?

Exibe uma tela com um resumo dos comandos acima e em seguida finaliza a execução do Hipercusto.


Exemplo:

HIPERCUSTO /?




  • Muito cuidado na definição das opções pois elas sobrescrevem as que estão registradas no sistema.
  • Entre o nome do sistema e o sinal / deverá haver um espaço em branco.
  • Você pode informar mais de um parâmetro, basta separá-los por espaços. Por exemplo:   HIPERCUSTO /RESET /NOFADE /COR


Você pode especificar as opções de carga do Hipercusto usando o Prompt de Comandos do Windows, criando um arquivo .BAT ou .CMD ou, ainda, especificando as opções desejadas no menu do Hipercusto no Windows.