Este módulo deve ser utilizado para cadastrar o plano de contas das empresa, isto é, a maneira como as despesas serão agrupadas. Essas contas serão utilizadas no lançamento das despesas da sua empresa.


Este módulo possui as seguintes páginas (abas):


Planos de contas 

Onde são cadastrados os dados de cada uma das contas. Esta aba possui as seguintes abas:


  • Contas cadastradas: onde são exibidos os dados das contas cadastradas no sistema e você poderá selecionar a conta desejada com um simples clique do mouse (se por acaso você ainda não cadastrou nenhum dado no sistema, não será exibido nenhum registro nesta tela).


  • Dados da conta: nesta aba são exibidos os dados da conta selecionada:
    • Código: com até 15 caracteres, neste campo você deverá informar o código ou identificação da despesa.
    • Descrição: informe o a descrição da despesa (com até 40 caracteres).
    • Situação da conta: indica se a conta pode receber lançamentos (opção ATIVA) ou se a conta foi desativada e, assim, não deverá mais ser considerada no cálculo das taxas GGF dos setores produtivos (opção INATIVA).
    • Os lançamentos efetuados nesta conta devem ser alocados do seguinte modo: indica com o modo de alocação dos valores registrados para a conta em cada uma das seguintes áreas:
      • Despesas administrativas: indica o percentual dos lançamentos das despesas deste grupo deverão ser considerados como despesas relacionadas com o custo fixo da empresa ou despesas administrativas da empresa.
      • Despesas de venda: indica o percentual dos lançamentos das despesas deste grupo deverão ser alocados para a área de vendas da empresa.
      • Setores produtivos: indica o percentual dos lançamentos das despesas deste grupo deverão ser considerados como despesas relacionadas com a fabricação dos seus produtos ou utilizadas pelos setores produtivos da empresa e, assim, incluídas nas taxas horários dos setores produtivos.
      • Outros: indica o percentual restante e que não se enquadra em nenhuma das três possibilidades anteriores.



  • Como o Hipercusto não tem por objetivo ser um sistema de contabilidade, você poderá simplificar o plano de contas da empresa.
  • Se você possui um sistema contábil, poderá "exportar" os códigos e descrições das despesas desse sistema e depois "importá-lo" no Hipercusto utilizando o módulo "Trocar dados" do sistema ou através da "Interface de integração". Poderá fazer o mesmo para obter os lançamentos de despesas (para isso, seu sistema contábil deverá ter a possibilidade de exportar os dados dos seus cadastros e você deverá ter licenciado o módulo de troca de dados do Hipercusto).
  • Ao inativar uma conta do plano de contas o sistema não permitirá mais que você altere seus valores históricos.



Lançamentos de despesas

Nesta página são exibidos os valores das despesas já registrados na conta selecionada. Você poderá modificá-los, incluir novos lançamentos ou então excluir algum lançamento que tenha registrado indevidamente.


Você poderá indicar os registros que deseja selecionar utilizando as teclas CTRL ou SHIFT enquanto pressiona o botão do mouse. A tecla CTRL marca o registro selecionado enquanto a SHIFT marca todos os registros desde o último registro selecionado. Na seleção dos registros você poderá utilizar os seguintes botões.

  • Nova seleção: desmarca todos os registros que tenham sido marcados com o mouse
  • Selecionar todos: seleciona todos os lançamentos efetuados.
  • Inverter seleção: desmarca os registros que foram selecionados e marca os registros não selecionados.


Uma vez selecionado dois ou mais registros você poderá visualizar o gráfico de evolução das despesas (próxima página).



  • Existem duas maneiras de efetuar os lançamentos de despesas no sistema. A primeira é utilizando este módulo e a segunda é através do módulo de lançamento de despesas no menu "Processos". Você poderá efetuar seus lançamentos utilizando qualquer um desses dois modos que o resultado obtido será o mesmo, porém, registrar as despesas através do módulo lançamento de despesas é muito mais prático.



Evolução valores da conta

Nesta página será exibido um gráfico com a evolução dos lançamentos efetuados na conta selecionada.


Você poderá personalizar o gráfico selecionando as linhas que deverão ser exibidas, o modelo do gráfico, indicando se deverão ou não ser exibidos os valores de cada ponto e a ordem em que o gráfico deverá ser traçado. Poderá, também, imprimir o gráfico, movimentá-lo pela tela, fazer um zoom em alguma de suas partes, etc.



Alocação plano de contas x setores produtivos

Aqui você deve informar como o percentual de rateio das despesas deverá alocado para cada setor produtivo da sua empresa. Quando selecionar essa página você deverá pressionar o botão "Alocar" para que o sistema monte a planilha para alocação dessas despesas.


Você poderá modificar o percentual da despesa (apenas do % apropriado para os setores produtivos) para cada um dos setores produtivos da empresa. Para isso basta "clicar" no botão "Alterar" e assim modificar os percentuais de cada uma das colunas. Lembre-se que a soma de todos os percentuais deverá ser igual a 100%.


Se por acaso a despesa tiver que ser rateada proporcionalmente para cada um dos setores produtivos, você precisa apenas pressionar o botão "Distribuição uniforme".


Assim que tiver finalizado a operação de alocação das contas para os setores, basta pressionar o botão "Confirmar" para registrar as modificações efetuadas ou então pressionar o botão "Cancelar" para ignorar qualquer alteração que foi efetuada.



  • Caso a soma de todos os percentuais sejam maior que 100% a coluna "Total" será exibida em vermelho.
  • No módulo de configuração do sistema você define se a soma de todos os percentuais pode ou não passar de 100%.
  • Os valores das despesas serão rateadas para cada setor produtivo, tomando como base o percentual informado nessa tela e o percentual da despesa alocado para os setores (definido na tela inicial) e assim será possível calcular a taxa/hora dos gastos gerais de fabricação dos setores produtivos.
  • Se você possuir um número elevado de contas ou de setores produtivos, pressione o botão  (que fica no canto superior da tela) para maximizar esta tela e assim visualizar uma quantidade maior de registros no vídeo o que facilitará a operação de digitação.
  • Se a opção "Exibir o % das contas que estão inativas" for selecionada, serão exibidos os % de rateio das contas que não estão ativas no cadastro. Nesse caso, as contas que não estão mais ativas serão exibidos em itálico e com letras em outra cor. Convém ressaltar que os valores das contas inativas nunca entrarão no cálculo das taxas hora dos setores produtivos, mesmo que você ative essa opção e modifique os percentuais de alocação para os setores.
  • Sempre serão exibidos todos os setores cadastrados, sendo que os setores inativos serão exibidos com o cabeçalho da coluna em outra cor. Se não desejar que os setores inativos sejam exibido ative a opção "Ocultar setores produtivos inativos".
  • Para evitar a sobreposição de dados, o módulo de alocação só poderá ser utilizado em um micro de cada vez. Se algum usuário tentar fazer a alocação do plano de contas enquanto outro usuário estiver efetuando a mesma operação, receberá uma mensagem de alerta solicitando aguardar que a outra estação finalize a tarefa.