Nesta página você poderá definir a precisão que deverá ser utilizada, ativar o recálculo automático dos custos, cálculo automático das taxas, etc.


Nas fórmulas, a digitação dos tempos dos setores produtivos deve ser:

  • Se for fabricação informar: aqui você indica qual é o tempo que deverá ser fornecido quando estiver cadastrando um setor produtivo na fórmula de um produto ou semiacabado. As opções disponíveis são:
    • A produção horária: deverá ser fornecida a produção horária do setor produtivo (isto é, quantas peças o setor produtivo fabrica em uma hora de trabalho).
    • Tempo unitário no formato centesimal: deverá ser informado o tempo de fabricação de uma unidade do produto no formato centesimal.
    • Tempo unitário no formato sexagesimal: o usuário deverá informar o tempo de fabricação de uma unidade do produto no formato sexagesimal.


  • Se for setup (prep.equipamento) informar: neste campo você define como o tempo deverá ser fornecido quando estiver cadastrando a preparação (setup de máquinas) de um setor produtivo na fórmula de um produto ou semiacabado. As opções disponíveis são:
    • Tempo unitário no formato centesimal: deverá ser informado o tempo de fabricação de uma unidade do produto no formato centesimal.
    • Tempo unitário no formato sexagesimal: o usuário deverá informar o tempo de fabricação de uma unidade do produto no formato sexagesimal.


  • Usuário decide como deverá fornecer o tempo do setor produtivo durante a digitação: se esta opção estiver ativa, o usuário poderá modificar o formato de digitação dos tempos dos setores produtivos quando estiver efetuando o cadastramento da fórmula do produto ou semiacabado.


Opções de digitação e cálculo do custo e taxas horárias:

  • Ao informar a fórmula selecionar automaticamente a aba "Quantidade de formulação": Se essa opção estiver ativada, sempre que você iniciar a digitação de itens de fórmulas dos produtos e/ou semiacabados, o sistema selecionará a aba referente às quantidades para formulação sempre que esta for diferente de 1.
  • Calcular o tempo do setor produtivo utilizando a "Hora centesimal" em vez do "Tempo unitário": nos cálculos internos dos tempos dos setores produtivos o Hipercusto utiliza o tempo unitário (formato sexagesimal) fornecido e o converte para o formato centesimal antes de efetuar os cálculos. Essa operação de conversão pode não ser tão precisa quando se trabalha com tempos muito pequenos ou então quando a empresa trabalha diretamente com o formato centesimal, neste caso, ativando essa opção o Hipercusto utilizará nos cálculos o formato centesimal que foi informado na fórmula do produto ou semiacabado.
  • Ao converter tempo no formato sexagesimal para centesimal, validar se o resultado obtido representa o valor original: para alguns tempos o valor convertido para o formato centesimal pode não representar o valor original (pois geram uma dízima periódica) como, por exemplo, o tempo 0:00:12.00 no formato centesimal é igual a 0,003333333333.... Por problemas de arredondamento, ao retornar esse número para o formato sexagesimal teríamos 0:00:11.99 e, se essa opção for habilitada, o número convertido para o formado centesimal será arredondado para 0.00333334 de modo que ao retornar para o formato sexagesimal tenhamos o tempo correto.
  • Ao alterar as matérias-primas: aqui você determina se o custo dos produtos e dos semiacabados deverá ser recalculado quando ocorrerem alterações nas matérias-primas. Você poderá selecionar uma das seguintes opções:
    • Não recalcular os custos: não ocorrerá o recálculo do custo de fabricação dos produtos e/ou dos semiacabados, sendo que para atualizar os custos de fabricação você deverá acionar o módulo de cálculo dos custos.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados (exibir as alterações): ao sair do módulo de matérias-primas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados: ao sair do módulo de matérias-primas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
    • Recalcular os custos automaticamente (exibir as alterações): ao sair do módulo de matérias-primas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Recalcular os custos automaticamente: ao sair do módulo de matérias-primas e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
  • Ao alterar os setores produtivos: aqui você determina se o custo dos produtos e dos semiacabados deverá ser recalculado quando ocorrerem alterações nos setores produtivos. Você poderá selecionar uma das seguintes opções:
    • Não recalcular os custos: não ocorrerá o recálculo do custo de fabricação dos produtos e/ou dos semiacabados, sendo que para atualizar os custos de fabricação você deverá acionar o módulo de cálculo dos custos.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados (exibir as alterações): ao sair do módulo de setores produtivos, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados: ao sair do módulo de setores produtivos, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
    • Recalcular os custos automaticamente (exibir as alterações): ao sair do módulo de setores produtivos, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Recalcular os custos automaticamente: ao sair do módulo de setores produtivos, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
  • Ao alterar os prestadores de serviços: aqui você determina se o custo dos produtos e dos semiacabados deverá ser recalculado quando ocorrerem alterações nos prestadores de serviços. Você poderá selecionar uma das seguintes opções:
    • Não recalcular os custos: não ocorrerá o recálculo do custo de fabricação dos produtos e/ou dos semiacabados, sendo que para atualizar os custos de fabricação você deverá acionar o módulo de cálculo dos custos.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados (exibir as alterações): ao sair do módulo de prestadores de serviços, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados: ao sair do módulo de prestadores de serviços, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
    • Recalcular os custos automaticamente (exibir as alterações): ao sair do módulo de prestadores de serviços, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Recalcular os custos automaticamente: ao sair do módulo de prestadores de serviços, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
  • Ao alterar os semiacabados: aqui você determina se o custo dos produtos e dos semiacabados deverá ser recalculado quando ocorrerem alterações nos prestadores de serviços. Você poderá selecionar uma das seguintes opções:
    • Não recalcular os custos: não ocorrerá o recálculo do custo de fabricação dos produtos e/ou dos semiacabados, sendo que para atualizar os custos de fabricação você deverá acionar o módulo de cálculo dos custos.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados (exibir as alterações): ao sair do módulo de semiacabados, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados: ao sair do módulo de semiacabados, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
    • Recalcular os custos automaticamente (exibir as alterações): ao sair do módulo de semiacabados, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Recalcular os custos automaticamente: ao sair do módulo de semiacabados, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
  • Ao alterar os produtos: aqui você determina se o custo dos produtos e dos semiacabados deverá ser recalculado quando ocorrerem alterações nos prestadores de serviços. Você poderá selecionar uma das seguintes opções:
    • Não recalcular os custos: não ocorrerá o recálculo do custo de fabricação dos produtos e/ou dos semiacabados, sendo que para atualizar os custos de fabricação você deverá acionar o módulo de cálculo dos custos.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados (exibir as alterações): ao sair do módulo de produtos, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Perguntar se os custos devem ser recalculados: ao sair do módulo de produtos, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular o custo dos produtos e, se você responder "sim", o sistema calculará o custo de fabricação. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
    • Recalcular os custos automaticamente (exibir as alterações): ao sair do módulo de produtos, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente e exibirá os itens que tiveram seus custos modificados.
    • Recalcular os custos automaticamente: ao sair do módulo de produtos, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará todos os custos automaticamente. Neste caso, não será exibida a relação dos itens que tiveram seu custo alterado.
    • Ao entrar na aba "custos", recalcular o custo do item selecionado: essa opção fará com que ao entrar na aba de custo, o custo de fabricação do item selecionado seja recalculado imediatamente. Para recalcular o custo dos demais produtos, será necessário acionar o módulo de cálculo do custo de fabricação.
  • Ao alterar os lançamentos de despesas: aqui você determina se os valores das taxas hora de GGF dos setores produtivos e o custo dos produtos e dos semiacabados devem ser recalculados quando ocorrerem alterações nos prestadores de serviços. Você poderá selecionar uma das seguintes opções:
    • Não recalcular as taxas hora de gasto geral de fabricação: não ocorrerá o recálculo das taxas GGF dos setores produtivos e, para atualizá-las, será necessário utilizar o módulo de cálculo das taxas hora dos setores produtivos.
    • Perguntar se as taxas hora GGF devem ser recalculadas: ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular as taxas hora referentes aos gastos gerais de fabricação dos setores produtivos.
    • Recalcular as taxas hora de GGF automaticamente: ao sair do módulo de prestadores de serviços, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará, automaticamente, os valores das taxas hora GGF.
    • Perguntar se deve recalcular as taxas hora GGF e o custo dos produtos (exibir alterações): ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular as taxas hora referentes aos gastos gerais de fabricação dos setores produtivos e o custo de fabricação dos produtos. Se você responder que sim, o sistema atualizará esses custos e exibirá os itens que tiveram seus custos alterados.
    • Recalcular as taxas hora GGF e o custo dos produtos (exibir alterações): ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará automaticamente as taxas hora referentes aos gastos gerais de fabricação dos setores produtivos e o custo de fabricação dos produtos. Ao terminar os cálculos serão exibidos os itens que tiveram seus custos alterados.
    • Perguntar se deve recalcular as taxas hora GGF e o custo dos produtos (não exibir alterações): ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular as taxas hora referentes aos gastos gerais de fabricação dos setores produtivos e o custo de fabricação dos produtos. Se você responder que sim, o sistema atualizará esses custos e mas não exibirá os itens que tiveram seus custos alterados.
    • Recalcular as taxas hora GGF e o custo dos produtos (não exibir alterações): ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará automaticamente as taxas hora referentes aos gastos gerais de fabricação dos setores produtivos e o custo de fabricação dos produtos, mas não exibirá os itens que tiveram seu custo alterado.
  • Ao alterar os funcionários: aqui você determina se os valores das taxas hora de MOD dos setores produtivos e o custo dos produtos e dos semiacabados devem ser recalculados quando ocorrerem alterações nos prestadores de serviços. Você poderá selecionar uma das seguintes opções:
    • Não recalcular as taxas hora de mão de obra direta: não ocorrerá o recálculo das taxas MOD dos setores produtivos e, para atualizá-las, será necessário utilizar o módulo de cálculo dos encargos sobre os salários e o módulo de cálculo das taxas hora dos setores produtivos.
    • Perguntar se as taxas hora MOD devem ser recalculadas: ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular as taxas hora referentes aos Gastos Geais de Fabricação dos setores produtivos.
    • Recalcular as taxas hora de MOD  automaticamente: ao sair do módulo de prestadores de serviços, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará, automaticamente, os valores das taxas hora MOD.
    • Perguntar se deve recalcular as taxas hora MOD e o custo dos produtos (exibir alterações): ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular as taxas hora referentes a mão de obra direta dos setores produtivos e o custo de fabricação dos produtos. Se você responder que sim, o sistema atualizará esses custos e exibirá os itens que tiveram seus custos alterados.
    • Recalcular as taxas hora MOD e o custo dos produtos (exibir alterações): ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará automaticamente as taxas hora referentes a mão de obra direta dos setores produtivos e o custo de fabricação dos produtos. Ao terminar os cálculos serão exibidos os itens que tiveram seus custos alterados.
    • Perguntar se deve recalcular as taxas hora MOD e o custo dos produtos (não exibir alterações): ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema perguntará se você deseja recalcular as taxas hora referentes a mão de obra dos setores produtivos e o custo de fabricação dos produtos. Se você responder que sim, o sistema atualizará esses custos e mas não exibirá os itens que tiveram seus custos alterados.
    • Recalcular as taxas hora MOD e o custo dos produtos (não exibir alterações): ao sair do módulo de lançamentos de despesas, e se foi efetuada alguma alteração no cadastro, o sistema recalculará automaticamente as taxas hora referentes a mão de obra direta dos setores produtivos e o custo de fabricação dos produtos, mas não exibirá os itens que tiveram seu custo alterado.



Precisão numérica:

Aqui você define a precisão numérica que deverá ser utilizada nos cálculos efetuados pelo sistema e o tipo de arredondamento de valores que dever ser efetuado. As opções disponíveis são:


  • Campos de precisão: você deverá selecionar o número de casas decimais que podem ser utilizados para cada um dos tipos de campos apresentados.
  • Os valores abaixo da precisão desejada (casas decimais) devem ser: define como os valores abaixo do número de casas decimais deverão ser tratados, podendo ser:
    • Arredondados: se esta opção for selecionada, sempre que a próxima casa abaixo da precisão for igual ou inferior a 4, a casa anterior será mantida e se ela for igual ou maior que 5 ela será arredondada para cima. Por exemplo, se você estiver utilizando duas casas decimais e o valor calculado for 3,345 ele será arredondado para cima, ou seja, para 3,35 enquanto que o valor 3,344 será arredondado para baixo, isto é, para 3,34.
    • Truncados: ignora os dígitos após a precisão informada. No exemplo anterior o 3,345 seria truncado para 3,34 assim como o 3,344 seria para 3,34.
    • Manter precisão máxima: esta opção sempre utilizará o máximo de casas decimais em todos os cálculos, porém, exibirá na tela e nos relatórios apenas o número de casas decimais definidos para cada um dos campos.





  • A opção de verificação do formato sexagesimal para o centesimal somente será utilizada se o número de casas decimais dos tempos no formato centesimal estiver configurado para pelo menos seis decimais.
  • No sistema de "Hora centesimal" os tempos tomam como base o número 100. Quando se utiliza multiplicação ou soma envolvendo tempo, é preciso converter o tempo sexagesimal para centesimal antes de efetuar uma operação matemática.
  • No sistema de "Hora sexagesimal" os tempos tomam como base o número 60 e é o formato pelo qual estamos habituados a marcar o tempo. Nele os minutos tem 60 segundos e as horas tem 60 minutos.
  • No caso de horas em formato sexagesimal, elas deverão ser fornecidas no formato HHHH:MM:SS.CC onde o HHHH representam as horas, o MM os minutos, o SS os segundos e o CC os centésimos de segundos. Por exemplo, 0001:15:45.70 representa 1 hora, 15 minutos, 45 segundos e 70 centésimos de segundos.
  • Outro exemplo: 0000:30:00.00 representa 30 minutos em hora sexagesimal e os mesmos 30 minutos em horas centesimais seriam escritos como 0,5 horas. Já 0001:25:33.00 em horas sexagesimal é o mesmo que 1,4258333 horas centesimais.
  • Complicado? Não se preocupe, selecione a maneira mais prática de fornecer os tempos que o Hipercusto se preocupará em calcular o tempo no outro formato.
  • Se o Hipercusto estiver sendo executado em rede local, as modificações efetuadas neste módulo só valerão para os demais usuários do sistema quando estes recarregarem o Hipercusto.