Este módulo permite registrar as previsões de vendas que a empresa deseja realizar no período e posteriormente, com base nestes dados, o sistema poderá imprimir um relatório informando quando as previsões desejadas foram atendidas.


Você deverá utilizar os botões Incluir, Alterar, Excluir e Pesquisar para registrar, modificar ou eliminar previsões de vendas do sistema. Quando estiver incluindo previsões de vendas você deverá fornecer as seguintes informações:

  • Período: o período (mês/ano) da previsão de venda.
  • Código: produto cuja previsão de venda deverá ser registrada. Você deve digitar seu código ou então utilizar o botão de pesquisa () que fica ao lado deste campo para localizar o produto desejado no cadastro do sistema.
  • Mark-up: condição comercial que provavelmente será utilizada nas vendas deste produto. Você deve digitar seu código ou então utilizar o botão de pesquisa () que fica ao lado deste campo para localizar o Mark-Up desejado no cadastro do sistema.
  • Rateio de despesas: neste campo será exibido o valor das despesas da empresa que deverão ser "pagas" pela venda do produto. Se desejar, você poderá modificar o valor apresentado e assim obter um novo ponto de equilíbrio para o produto. Se você modificar o valor apresentado e desejar registrar este novo valor no cadastro do produto, bastará pressionar o botão  que está ao lado do campo. O valor informado neste campo serve apenas para calcular o ponto de equilíbrio para o preço de venda praticado.


Abaixo destes campos você verá as seguintes páginas (abas).


Preço de venda

Nesta aba são informados os dados adicionais para cálculo do preço de venda e o preço que deverá ser praticado para a previsão de venda que será cadastrada.

  • Preço para venda efetuada pelo vendedor: como os vendedores podem ter comissionamentos diferentes, você pode selecionar um determinado vendedor entre os cadastrados no sistema ou, então, deixar marcada a opção "Qualquer vendedor" para utilizar o comissionamento padrão definido no mark-up selecionado.
  • Calcular preço para: aqui você pode informar o para qual tipo de cliente o preço deverá ser calculado ("Indústria", "Atacado", "Consumidor" ou "Outro") ou, ainda, selecionar a opção "Cliente cadastrado" para selecionar um dos clientes previamente cadastrados no sistema.
  • Venda para o estado: como o ICMS e o ICMS/ST podem ter percentuais diferentes de acordo com o estado destino ou ainda o frete pode ser diferente em função do estado, aqui você deverá informar para qual estado destino o preço deverá ser calculado. Essa opção será automaticamente desativada se na opção anterior você selecionou "Cliente Cadastrado" pois nesse caso o sistema utilizará no cálculo o estado do cliente selecionado.
  • Prazo médio pagamento: aqui você deverá informar o prazo (em dias) de financiamento para o cliente. O dia será recuperado do mark-up selecionado anteriormente mas você poderá modifica-lo se assim desejar. Para venda à vista basta preencher esse campo com 0 (zero)
  • Calcular preço: Após ter fornecido os dados acima você deverá pressionar esse botão para que o sistema calcule o preço de venda. Sempre que ele estiver "piscando" você deve pressioná-lo pois indica que você modificou algum dos parâmetros utilizados no cálculo do preço.
  • Qtde de venda: permite informar uma quantidade estimada de venda e assim calcular o valor total da venda para o preço selecionado (campos ao lado deste).
  • Preço de venda: neste campo será apresentado o preço pelo qual o produto deverá ser comercializado para que se paguem todas as despesas decorrentes da fabricação e da venda do produto e obtenha-se o resultado definido no Mark-Up. Se desejar, você poderá modificar o preço informado para verificar a variação que você terá nos valores das taxas do mark-up. O valor desse campo representa o preço de venda unitário do produto SEM os impostos destacados (IPI, ICMS/ST, etc.).
  • Valor total: é o resultado do preço de venda multiplicado pela quantidade que será comercializada.
  • Valor final (nota fiscal): é o resultado do preço venda total acrescido dos impostos destacados (IPI, ICMS/ST. etc.).



  • Sempre que a quantidade que está sendo vendida for diferente do lote econômico do produto será exibido o o símbolo  ao lado da quantidade. Se isso ocorrer, clique nesse botão para obter maiores informações sobre o lote cadastrado e ver como isso pode afetar o preço de venda do produto (a exibição desse alerta pode ser ativada/desativada no módulo de configuração do sistema). Ao pressionar esse botão, dependendo da configuração efetuada no sistema, também será possível gerar um novo custo de fabricação ou um novo preço de venda.
  • Se o sistema estiver configurado para permitir a consulta dos preços de venda sem os impostos destacados, e se no preço calculado existirem esses impostos, ao lado do campo preço você verá o botão  que, quando pressionado, exibirá o preço de venda sem os impostos destacados.
  • Se o sistema estiver configurado para recalcular automaticamente o custo sempre que a quantidade for diferente do lote econômico, um novo preço será gerado assim que você informar/modificar a quantidade de venda (respeitando as definições efetuadas).


Abaixo do preço calculado será exibido os totais de cada um dos grupos do mark-up, custo de fabricação e margem de contribuição obtida, juntamente com um gráfico destes valores:

  • Preço de venda (unitário): é o preço de venda que deverá ser praticado e para venda de uma unidade do produto selecionado.
  • Impostos (destacados): indica o total dos impostos destacados, isto é, aqueles calculados "por fora" do preço como o IPI e ICMS/ST.
  • Preço de venda (base): é o preço de venda sem os impostos destacados.
  • Impostos (inclusos): é o valor total dos impostos para o preço indicado.
  • Deduções de venda:  é o total de todas as deduções de venda como comissões, frete, devoluções, etc.
  • Financto.da venda: representa o financiamento das vendas e esta informação só existe para venda a prazo.
  • Custo fabricação do produto: é o custo de fabricação do produto selecionado.
  • Provisões sobre custo: indica os valores das provisões sobre o custo que foram definidas no mark-up como despesas administrativas fixas, despesas de venda fixas, etc.
  • Resultado / Rentabilidade: indica o resultado que você terá sobre a venda.
  • Margem de contribuição: é quanto o produto contribuirá para o pagamento das despesas da empresa e é calculado como a soma das provisões sobre o custo com o resultado obtido.
  • Ponto de equilíbrio: indica a quantidade do produto que deverá ser comercializada, no mark-up e preço informado, para que o valor do rateio de despesas alocados para este produto seja pago.


Demonstrativo impostos

Nesta aba você verá um gráfico de cada um dos impostos que serão pagos. Sendo que o os valores poderão ser exibidas para uma unidade do produto ou para a quantidade de venda que está sendo consultada, para isso basta selecionar o valor desejado selecionando a opção correspondente no rodapé do gráfico.


Demonstrativo taxas (pizza)

Aqui você terá um gráfico no formato pizza para cada uma das taxas do mark-up e também poderá exibir os valores para uma unidade ou para a quantidade desejada (selecione a opção correspondente no rodapé do gráfico).


Demonstrativo taxas (barra)

Aqui você terá um gráfico no formato de barras para cada uma das taxas do mark-up e também poderá exibir os valores para uma unidade ou para a quantidade desejada (selecione a opção correspondente no rodapé do gráfico).



Você deverá registrar a previsão de vendas para cada produto o que pode ser um pouco trabalhoso. Para facilitar o lançamento das previsões de vendas você poderá utilizar o botão "Lançtos" e selecionar a opção "Copiar vendas de outro período" ou "Efetuar vários lançamentos de uma vez".


O botão "Totalizar" permite possível totalizar as previsões de vendas registradas e conhecer assim os valores de investimento que serão necessários para atendê-las e comparar as previsões com as vendas efetuadas.