O gerador de relatórios ou a opção download de relatórios no menu do Hipercusto permite que seu micro se conecte ao servidor de relatórios da NatSam na internet e baixe novos modelos de relatórios para o seu micro.


Quando uma dessas opções forem selecionadas será exibida uma mensagem de alerta informando que você deverá estar conectado à internet para que o download de novos relatórios possa ser realizado   Quando isso ocorrer, certifique-se de que sua conexão com a internet está ativa e clique no botão "Sim" para iniciar a conexão com o servidor de relatórios (ou clique em "Não" para cancelar a operação).


Aguarde que o Hipercusto faça o download de todos os relatórios disponíveis e em seguida será exibida uma tela com os modelos de relatórios disponíveis para download.


Você deverá marcar os relatórios que deverão ser incorporados ao seu sistema selecionando os relatórios desejados enquanto mantém a tecla CTRL pressionada.  Você terá, a sua disposição, os seguintes botões:


  • Importar relatório: importa (faz download) dos relatórios selecionados para a sua cópia do Hipercusto.
  • Exibir exemplo de relatório: exibe um modelo do relatório selecionado no momento.
  • Retornar ao gerador de relatórios: sai dessa tela de download de novos relatórios e retorna para o gerador.



  • Para que a conexão do seu micro com o servidor de Relatórios da NatSam seja possível, você deve dispor de uma conexão com a internet e de liberar a conexão do Hipercusto com a internet no seu firewall ou anti-vírus.
  • A visualização dos exemplos de relatórios exige que seu micro tenha instalado o Adobe Acrobat Reader (baixe-o gratuitamente do site da Adobe).
  • Novos relatórios poderão ser disponibilizados futuramente, assim como relatórios existentes poderão ser removidos.
  • A NatSam poderá, a qualquer instante, desativar o servidor de relatórios ou então passar a cobrar alguma taxa para download de novos relatórios.