Este módulo do sistema listará todas as vendas que foram realizadas para um ou mais clientes.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Definição período e configuração do relatório

Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção do período que deve ser listado:

  • Período desejado: indica o período desejado para impressão através dos campos do dia e até o dia (serão impressos apenas os pedidos de venda cuja data de emissão esteja no intervalo definido). Você pode utilizar o botão " Período" ao lado deste campo para facilitar a seleção do período desejado.
  • Imprimir: define quais os status/situações que as vendas deverão ter para serem listadas. Você pode selecionar a impressão das vendas efetivadas, orçamentos, vendas canceladas ou orçamentos reprovados.
  • Agrupar pela matriz do cliente: quando ativa, totalizará as vendas pela matriz do cliente se, é claro, no cadastro do cliente foi especificado a qual matriz ou grupo empresarial ele pertence (campo "Cliente é filial ou pertence ao grupo empresarial" no cadastro de clientes).
  • Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatório.
  • Totalizar pela "Data do pedido": imprimirá uma totalização por data da venda.
  • Listar apenas os pedidos com margem de contribuição negativa ou resultado negativo: selecione esta opção para listar apenas os pedidos em que a margem de contribuição (ou o resultado) estiver negativa.
  • Listar apenas os pedidos com % de margem de contribuição ou resultado: selecionando esta opção você poderá definir qual o percentual de margem de contribuição (ou o resultado) que um pedido deve ter para ser listado, sendo que você deverá utilizar os campos ao lado para definir o intervalo de impressão.
  • Relatório sintético de pedidos: em vez de listar cada produto do pedido, ao ativar essa opção as vendas serão consolidadas de acordo com o modo selecionado:
    • Modelo relatório: você poderá selecionar um dos seguintes modelos:
      • Agrupar pelo nª do pedido: os itens dos pedidos serão consolidados por pedido.
      • Agrupar por dia/mês/ano: essa opção agrupará os pedidos dos clientes por data da venda.
      • Agrupar por mês/ano: selecione essa opção se desejar consolidar os pedidos do cliente por mês e ano.
      • Agrupar por ano: esta opção consolidará as vendas anuais de cada cliente.
      • Totalização últimos seis meses de compras dos clientes: essa opção listará os clientes, a data da última venda efetuada para o cliente e os totais das vendas dos últimos seis meses com compras pelo cliente (veja observações abaixo).
    • Usar nome fantasia do cliente: indica que você deseja que no relatório seja impresso o nome fantasia do cliente (apelido) em vez da sua razão social (esta opção será habilitada somente se você ativou a opção anterior).
    • Ordenar por: permite definir o método de classificação (ordem de impressão) do relatório.
    • Última compra entre: disponível apenas para o relatório de totalização dos últimos seis meses, se você ativar essa opção poderá indicar o período da última compra do cliente, isto é, serão listados os clientes cuja última compra ocorreu no período informado nos campos ao lado desta opção.
  • Utilizar preço: permite que você indique se no relatório deverá ser impresso o preço final (com todos os impostos, inclusive os destacados) ou se deseja que seja impresso o preço de venda antes dos impostos destacados.


Clientes, Produtos, Vendedores, Grupos/subgrupos, Fornecedores e Grupos/subgrupos compra

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.



  • No relatório de totalização dos últimos seis meses, você deve verificar o período referente ao total impresso pois este período pode não ser sequência. Por exemplo, se a última venda do cliente foi em dezembro e não houveram compras no mês de novembro, mas houve em outubro e meses anteriores, serão impressos os totais de dezembro, outubro, setembro, agosto e julho. Essa metodologia permite conhecer melhor os clientes, visto que meses sem movimentação não são impressos.
  • A opção "última compra entre" permite identificar quais clientes não colocam pedidos desde um determinado período.