Este módulo do sistema listará todas as vendas que foram realizadas por um ou mais vendedores.


Você deverá informar os parâmetros para emissão do relatório utilizando as seguintes abas:


Definição período e configuração do relatório

Define os parâmetros básicos de configuração do relatório e seleção do período que deve ser listado:

  • Período desejado: indica o período desejado para impressão através dos campos do dia e até o dia (serão impressos apenas os pedidos de venda cuja data de emissão esteja no intervalo definido). Você pode utilizar o botão " Período" ao lado deste campo para facilitar a seleção do período desejado.
  • Imprimir: define quais os status/situações que as vendas deverão ter para serem listadas. Você pode selecionar a impressão das vendas confirmadas (ativas) sejam impressas, das vendas que estão com situação "em espera" ou das vendas que foram canceladas.
  • Modelo relatório: define o layout/modelo de relatório que deve ser emitido. As opções possíveis são:
    • Listar os itens do pedido, total venda, margem de contribuição obtida e comissão do vendedor: é o modelo mais detalhado onde serão listados todos os itens de cada pedido.
    • Agrupar pelo número do pedido, listar a margem de contribuição e o cliente: neste será impresso apenas o valor total de cada pedido, margem de contribuição obtida e o cliente
    • Totalizar pelo número do pedido com as comissões a serem pagas a cada vendedor: nesta opção serão listados apenas os totais dos pedidos com a margem de contribuição, cliente e valor da comissão. Ao ativar esse modelo, você poderá definir ainda:
      • Imprimir a margem de contribuição ou resultado: ative essa opção se desejar a impressão da margem de contribuição de cada pedido.
      • Nova página a cada novo vendedor: ative essa opção se desejar que seja impresso os valores de cada vendedor em páginas distintas (útil se você pretende entregar o relatório para o vendedor).
      • Usar nome fantasia do cliente: indica que você deseja que no relatório seja impresso o nome fantasia do cliente (apelido) em vez da sua razão social (esta opção será habilitada somente se você ativou a opção "Agrupar as vendas por pedido..." ou "Totalizar as vendas por pedido..." (descritas acima).
  • Ordenar por: indica como os dados deverão ser listados (disponível somente no segundo e terceiro modelo de relatório):
    • Data: os pedidos serão ordenados pela data do pedido.
    • Pedido: o relatório será impresso ordenado por número do pedido.
    • Código vendedor: o relatório será impresso ordenado pelo código do vendedor (habilitado somente no terceiro modelo do relatório).
    • Nome vendedor: o relatório será impresso ordenado pelo nome do vendedor (habilitado somente no terceiro modelo do relatório).
    • Código cliente: o relatório será impresso ordenado pelo código do cliente.
    • Nome cliente: o relatório será impresso ordenado pelo nome do cliente.
  • Imprimir linhas com fundo colorido: faz com que o fundo do relatório seja impresso com cores o que é muito útil para destacar partes do relatórios.
  • Totalizar pela data do pedido: imprimirá uma totalização por data de emissão do pedido (disponível apenas o primeiro modelo do relatório).
  • Apenas pedidos com margem de contribuição negativa ou resultado negativo: selecione esta opção para listar apenas os pedidos em que a margem de contribuição (ou o resultado) ficou negativa.
  • Apenas pedidos com % de MC ou pedido entre: selecionando esta opção você poderá definir qual o percentual de margem de contribuição (ou resultado) que um pedido deve ter para ser listado, sendo que você deverá utilizar os campos ao lado para definir o intervalo de impressão.
  • Utilizar preço: permite que você indique se no relatório deverá ser impresso o preço final (com todos os impostos, inclusive os destacados) ou se deseja que seja impresso o preço de venda antes dos impostos destacados.


Vendedores, Produtos, Clientes, Grupos/subgrupos, Fornecedores e Grupos/subgrupos compra

Permite indicar o intervalo de impressão desejado (consulte o tópico definição de filtros para mais informações sobre o funcionamento destas abas).


Uma vez tendo definido os parâmetros para emissão do relatório, você poderá utilizar os seguintes botões:

  • Visualizar: para exibir o relatório no vídeo.
  • Imprimir: para enviar o relatório para a impressora.
  • Salvar: salva os parâmetros informados para posterior reutilização.
  • Carregar: carrega os parâmetros para emissão do relatório (desde que tenham sido previamente salvos utilizando a opção acima)
  • Retornar: retorna ao menu do Hipercusto.