A opção "Remote Administration" permite ativar ou desativar o gerenciamento remoto do servidor. Quando ele estiver ativo você poderá modificar as configurações do servidor de qualquer estação da sua rede, bastando para isso informar o endereço IP da máquina onde o nxServer está instalado.


As configurações disponíveis são as seguintes:


  • Active: se esse campo estiver marcado então o servidor poderá ser administrado remotamente.
  • Event Log Enabled: Registra as modificações efetuadas na configuração do servidor. Esta opção deverá ser ativada apenas se o Depto. de Suporte da NatSam solicitar, pois ela poderá criar arquivos que poderão lotar o disco do seu servidor
  • Port: é a porta que deverá ser utilizada na administração do servidor.
  • Authentication Method: deve estar sempre com NONE.


Após efetuar qualquer modificação nessa tela clique em Save Changes para registrá-las ou em Reset Values para retornar aos valores definidos anteriormente.


Quando a administração remota do servidor estiver ativa, você poderá acessar a tela de configuração do nxServer bastando para isso abrir o navegador de internet (Chrome, FireFox, Internet Explorer, etc.) e fornecer o número do endereço do servidor seguido do número da porta (separados por dois pontos).


Por exemplo, se o endereço IP do servidor for 192.168.0.22 e o número da porta de administração foi definida como 10088 então você deverá digitar:  192.168.0.22:10088