O "Reports for Hipercusto & PowerVendas" é uma versão customizada de um poderoso gerador de relatórios, criada especificamente para o Hipercusto, e que permite exibir consultas através de templates em Excel, isto é, sua área de T.I. poderá criar consultas através de um modelo em Excel que será alimentado com os dados obtidos do banco de dados com instruções SQL do tipo SELECT.


Existem duas possibilidades de consultar os relatórios gerados pelo Reports:


  1. Através do módulo incorporado ao Hipercusto e que permite definir, alterar e processar as consultas cadastradas (este módulo).
  2. Através do "Reports for Hipercusto & PowerVendas", que é uma aplicação desenvolvida especificamente para processar as consultas cadastradas no Hipercusto e que está disponível para as plataformas: Windows (32 & 64 Bits), macOS (32 bits) e iOS (iPad & iPhone). Esse módulo é licenciado separadamente do Hipercusto (entre em contato para consultar os valores para licenciamento).


Com o "Reports for Hipercusto & PowerVendas" você terá rápido acesso às principais informações cadastradas no Hipercusto, mesmo quando você estiver fora da empresa (depende de VPN ou disponibilização de acesso remoto ao banco de dados da empresa pela sua área de T.I.).


Uma grande vantagem deste formato de emissão dos relatórios é que, como eles são criados através de modelos em Excel, os relatórios poderão ser gravados no formato XLS/XLSx mantendo sua formatação original e podendo ser editados/consultados pelo Excel.


Nesta tela você encontrará as consultas/relatórios já cadastrados e poderá utilizar os seguintes botões:


  • Executar: utilize esse botão para emitir o relatório selecionado no momento. Ao ser selecionado, será exibida a tela para parametrização e emissão do relatório.
  • Incluir: utilize este botão para criar novos relatórios/consultas.
  • Alterar: este botão permite alterar o relatório selecionado.
  • Excluir: utilize este botão se desejar excluir do sistema o relatório selecionado.


  • Não é preciso ter o Excel instalado no PC para emitir/visualizar os relatórios, mas ele será necessário para definir os modelos de relatórios ou se você desejar editar os relatórios gerados pelo Reports.
  • A NatSam não fornece licenças do Excel e, assim, para que seja possível definir os modelos de relatórios você deverá licenciar o Excel ou o MS-Office diretamente com a Microsoft ou através de um representante autorizado.
  • Também é possível criar os modelos através do OpenOffice ou LibreOffice, desde que as planilhas sejam salvas no formato XLS, porém, não podemos garantir que os relatórios sejam emitidos corretamente quando gerados em outras planilhas.
  • Como dito anteriormente, a aplicação para visualização dos relatórios para o Windows, macOS e iOS é licenciada separadamente do Hipercusto e envolve custos adicionais de licenciamento para sua utilização.
  • No topo da grade de seleção dos relatório (no lado esquerdo) você encontrará um botão que, ao ser pressionado, restaurará os modelos de relatórios que acompanham o Hipercusto. Esse botão só será exibido se os modelos dos relatórios estiverem na pasta onde o Hipercusto foi instalado. Ao pressionar esse botão, os relatórios que você criou não serão afetados, porém, qualquer alteração que tenha sido efetuada nos relatórios que acompanham o sistema serão eliminadas.