A opção "Server Engine"  define os parâmetros de funcionamento do servidor.


Você poderá configurar as seguintes opções:

  • Active: indica se o servidor está ou não ativo. Para que ele funcione normalmente e as estações possam se conectar ao mesmo, esta opção deverá estar sempre habilitada.
  • Logging: define se os processos realizados pelo servidor deverão ser registrados em um arquivo em disco. Esta opção deverá ser ativada apenas se o Depto. de Suporte da NatSam solicitar, pois ela poderá criar arquivos que poderão lotar o disco do seu servidor
  • Server Name: é o nome do servidor, isto é, o nome pelo qual a máquina onde o NexusDB está instalado será reconhecida pelas estações. Você pode deixar o nome como NexusDB ou então mudar para Hipercusto se tiver outro servidor NexusDB na sua rede (o nome informado deve ser único na sua rede).
  • Max RAM: indica a quantidade máxima de memória RAM que poderá ser utilizada pelo servidor. Quanto maior a memória alocada maior a performance de resposta do servidor, porém valores muito grandes poderão afetar o funcionamento dos outros programas instalados ou em uso. Se neste campo for informado -1 (menos um) o servidor alocará para seu uso no máximo 50% da memória RAM disponível no microcomputador.
  • Path: indica o local onde os arquivos temporários do servidor deverão ser criados. Deixe este campo em branco se desejar que os arquivos temporários sejam colocados no diretório de arquivos temporários do Windows.
  • Size: define o tamanho máximo que os arquivos temporários deverão ter. Se neste campo for informado -1 (menos um) o servidor poderá criar arquivos temporários sem limite de tamanho.
  • Read Only: indica que o servidor deverá ser iniciado no modo "Somente Leitura", isto é, não deverá ser permitida nenhuma modificação nos bancos de dados registrados no sistema. Nunca ative esta opção, pois uma vez ativada nenhum usuário conseguirá utilizar o Hipercusto enquanto essa opção não for desativada.
  • Force FailSafe: esta opção aumentará a segurança com que os dados são gravados em disco, porém a performance de gravação dos dados será afetada consideravelmente. Ative esta opção apenas se o NexusDB estiver sendo executado em um micro que não possui no-break e no local ocorrem várias quedas de energia ou se, por algum problema do servidor ele costuma "travar" durante sua operação.
  • InMen Only: esta opção faz com que todos os bancos de dados sejam criados apenas em memória. Esta opção nunca deverá ser ativada, pois quando ativa todos os arquivos que foram criados serão perdidos quando você reiniciar o servidor.
  • Secure Server: Esta opção ativa o modo seguro do servidor. Você nunca deverá ativa-la pois o Hipercusto possui seu próprio gerenciamento de segurança. Se você a ativar não conseguirá mais utilizar o servidor enquanto esta opção não for desativada.
  • Failsafe mode: Define o modo de recuperação de falhas do servidor, quando, por exemplo, ocorreu uma queda de energia ou o servidor foi resetado por algum motivo. Quando isto ocorrer, essa opção define como os dados que estavam pendentes deverão ser tratados. As opções possíveis são:
    • Dialog: se assim que o NexusDB for carregado ele detectar que alguma transação ficou pendente ou se alguma operação foi interrompida no meio, ele perguntará para o usuário se ele deseja registrar os dados que ficaram pendentes, mesmo que incompletos, no banco de dados ou se eles deverão ser ignorados.
    • Alwarys Rollback: se assim que o NexusDB for carregado ele detectar que alguma transação ficou pendente ou se alguma operação foi interrompida no meio ele desfará estas transações/operações de modo a garantir a integridade dos dados.
    • Alwarys Commit: se assim que o NexusDB for carregado ele detectar que alguma transação ficou pendente ou se alguma operação foi interrompida no meio ele gravará estas transações/operações nos arquivos mesmo que isso possa comprometer a integridade dos dados.


Após efetuar qualquer modificação, clique no botão "Apply" para registrá-las.



  • Se a opção "Active" não estiver marcada, nenhuma estação conseguirá se conectar ao servidor.
  • Nunca ative as opções "Read Only", "InMem Only" e "Secure Server", pois se você as ativar comprometerá a utilização do Hipercusto podendo chegar, até, a perder dados do sistema (só as ative se for instruído pelo depto. de suporte da NatSam).
  • A versão 32 bits do nxServer consegue utilizar um máximo de 1,5 GB de memória para cache dos dados. Se seu servidor tiver muita memória e você desejar aumentar o tamanho do cache de arquivos utilizado pelo nxServer, você deverá utilizar a versão 64 bits.