Ao pressionar o botão de pesquisa () o sistema exibirá uma tela para localizar um determinado registro no banco de dados. Isso evita ter que "decorar" o código dos itens ou que você tenha que trabalhar com listas impressas ao lado do micro.


As telas de pesquisa são similares a seguinte:



Basta selecionar por qual campo a pesquisa deve ser efetuada e, no campo "Caracteres de Pesquisa" informar os dados que devem ser pesquisados. Você também pode utilizar a barra de rolagem ou então clicar duas vezes diretamente em cima do item desejado.


Os campos que compõem as telas de pesquisa são os seguintes:


No topo da tela:

  • (1) Arquivo onde está sendo efetuada a pesquisa: exibe o nome do cadastro onde a pesquisa será efetuada.
  • (2) Caracteres de pesquisa: indica a informação que deve ser pesquisada no arquivo. Conforme você for digitando o texto aqui o sistema irá selecionado o registro que mais se aproximar do texto informado, sempre de acordo com o campo de pesquisa (6).


No centro da tela:

  • (3) Cabeçalhos das colunas: exibe o tipo de informação de cada coluna que está sendo apresentada.
  • (4) Registros: área onde são visualizados todos os registros do arquivo onde a pesquisa está sendo efetuada. Você pode "clicar" em cima de um item para selecioná-lo, sendo que um "duplo clique" seleciona o registro e já o "transporta" para o campo correspondente. O item que será selecionado é o que está destacado (geralmente em azul).
  • (5) Barra de rolagem: utilize-as para mover os registros.


No rodapé da tela:

  • (6) Campo de pesquisa: define por qual campo deverá ser efetuada a pesquisa do texto digitado. Clique na seta para baixo para selecionar outro campo de pesquisa.
  • (7) Confirmação ou Cancelamento: pressione o botão "Ok" após ter encontrado o registro desejado e retornar a tela anterior ou o botão "Cancelar" para retornar a tela anterior sem selecionar nenhum registro. Conforme já dissemos, outra maneira de selecionar o registro desejado é dar um "duplo clique" em cima do mesmo.