Os modelos de relatórios (templates) para o "Reports for Hipercusto & PowerVendas" são criados a partir de planilhas em Excel ou planilhas de cálculo compatíveis com o padrão XLS/XLSx (como o LibreOffice, OpenOffice, etc.).


Na definição dos modelos você poderá utilizar os principais recursos disponíveis no Excel como: cálculos, cores, gráficos, classificações, filtros, etc. e, como a maioria dos usuários já sabe criar planilhas de cálculo, eles não terão grandes dificuldades em criar novos relatórios.


Os relatórios criados no "Reports for Hipercusto & PowerVendas" poderão ser visualizados em qualquer PC que possua o Hipercusto instalado ou, ainda, em computadores que possuam uma licença do Reports Viewer e que utilizam o macOS (Mac da Apple), o iOS (iPad e iPhone) ou, ainda, em PCs Windows.


Não é preciso ter o Excel para visualizar os relatórios mas você necessitará dele para criar novos relatórios no sistema.


  • Os aplicativos para visualização dos relatórios no macOS, iOS e/ou Windows (Reports Viewer) são licenciados separadamente (entre em contato para maiores informações).
  • Em virtude da rápida evolução dos sistemas operacionais da Apple (macOS e iOS) pode ser que o "Reports Viewer", quando executado nestes sistemas operacionais, não sejam compatíveis com novas versões do macOS e do iOS ou, ainda, que não funcionem corretamente no seu dispositivo.
  • Antes de tentar criar seus relatórios, leia todas as informações de todos os subtópicos abaixo pois eles explicam os conceitos básicos e como criar seus relatórios.
  • Se desejar, a NatSam poderá criar modelos de relatórios para sua empresa mas essa operação envolverá custos de desenvolvimento.


O modelo de relatório criado poderá utilizar os seguintes elementos (clique nos nomes para maiores informações):


  • Etiquetas de dados: são os valores das planilhas que deverão ser substituídos por dados obtidos do banco de dados ou pelos valores dos parâmetros digitados pelo usuário.
  • Alcance dos dados: define as linhas que deverão ser repetidas para cada registro lido do banco de dados.



Leia, também, o tópico com nosso exemplo de criação de relatórios e veja como definir novos relatórios.