Nesta aba você define o funcionamento do módulo de orçamentos do Hipercusto, formato do pedido de venda, formato do orçamento de venda, etc:


Numeração, data, mark-ups, vendedores, transportadora e outras definições etc.

  • Modo numeração: indica o tipo de numeração que deverá ser utilizada para os orçamentos. As opções disponíveis são:
    • Manual (digitado pelo usuário): como o próprio nome já diz, caberá ao usuário digitar o número que deverá ser utilizado na numeração dos pedidos.
    • Sequencial sem reinicialização automática: indica que o pedido deve ser numerado automaticamente pelo sistema. Esse número será sequencial e nunca se repetirá.
    • Sequencial com reinício automático a cada novo mês: indica que o pedido deve ser numerado automaticamente pelo sistema, sendo que a cada novo mês a numeração será reiniciada (começará novamente em 1).
    • Sequencial com reinício automático a cada novo ano: indica que o pedido deve ser numerado automaticamente pelo sistema, sendo que a cada novo ano a numeração será reiniciada (começará novamente em 1).
  • Máscara para numeração: aqui você indica a máscara que deverá ser utilizada na geração do número o pedido (clique aqui para maiores informações e exemplos).
  • Último nº utilizado: indica o último número que foi utilizado, ou seja, o número do próximo pedido será esse número acrescido de 1.
  • Como data do pedido: aqui você indica a data que deverá ser utilizada na emissão do pedido. As opções possíveis são:
    • Usar a data da estação e permitir que o usuário a modifique: o sistema colocará, como data do pedido, a data atual do PC e permitirá que o usuário a altere se necessário.
    • Usar a data do servidor e permitir que o usuário a modifique: o sistema colocará, como data do pedido, a data atual do servidor onde está instalado o Servidor de Banco de Dados do Hipercusto, permitindo que o usuário a altere se for necessário.
    • Usar a data do servidor e não permitir que ela seja modificada: o sistema utilizará, como data do pedido, a data atual do servidor onde está instalado o Servidor de Banco de Dados do Hipercusto e o sistema não permitirá que o usuário altere a data apresentada.
    • Não inicializar datas: esta opção não preencherá o campo "data de emissão" quando um novo pedido for cadastrado, ficando sob a responsabilidade do usuário a digitação da data de emissão.
  • Padrão validade: aqui você indica o número de dias "padrão" para a data de validade dos pedidos. O número de dias definido nesse campo será adicionado à data de emissão do pedido. Digite zero nesse campo se não quiser que o sistema preencha a data de validade.
  • Padrão entrega: aqui você indica o número de dias "padrão" para a data de entrega dos pedidos. O número de dias definido nesse campo será adicionado à data de emissão do pedido. Digite zero nesse campo se não quiser que o sistema preencha a data de entrega.
  • Incluir novos registros como: Aqui você indica como os novos pedidos cadastrados no sistema devem ser inicializados:
    • Venda: inicie o cadastramento de um novo pedido como uma venda (se necessário, o usuário poderá indicar que se trata de um orçamento antes de confirmar a gravação do pedido).
    • Orçamento: inicie o cadastramento de um novo pedido como um orçamento de venda (se necessário, o usuário poderá indicar que se trata de uma venda antes de confirmar a gravação do pedido).
    • Em branco: o campo que define se o pedido é uma venda ou um orçamento não será inicializado e o usuário deverá informar a opção correta antes de confirmar a gravação do pedido.
  • Utilizar um mark-up único para todo o pedido: o módulo de vendas/orçamentos permite que cada o preço e cada item do pedido seja calculado utilizando mark-ups diferentes. Você poderá ativar essa opção se desejar que seja permitido apenas um mark-up para todo o pedido.
  • O prazo do primeiro mark-up define o prazo de pagamento para todos os itens do pedido: O Hipercusto permite que cada item de um pedido de venda ou orçamento possa ter prazos e condições de pagamentos diferentes mas, infelizmente, a grande maioria dos ERPs não consegue emitir notas fiscais dessa maneira. Se o seu ERP suportar apenas uma condição de pagamento para o pedido então você deverá ativar essa opção.
  • Na inclusão de novos pedidos, utilizar o custo que o produto possuía na data da venda: No cálculo do preço de venda o Hipercusto sempre utilizará o custo de fabricação mais recente do produto (custo atual). Se você costuma digitar seus pedidos após vários dias da sua emissão, você poderá ativar essa opção para que o sistema considere o custo do produto na data da emissão do pedido.
  • Permitir alterar o cliente após ter calculado o preço de venda de um ou mais produtos: essa opção permite que o usuário modifique o cliente para o qual foi efetuada a venda. Somente ative essa opção se não houver características específicas para cálculo do preço para os clientes ou poderá ocorrer o preço de venda calculado para um determinado cliente ser aplicado para outro cliente se, ao alterá-lo, você não recalcular os preços de venda.
  • Permitir alterar o vendedor após ter calculado o preço de venda de um ou mais produtos: essa opção permite que o usuário modifique o vendedor para que realizou a venda. Somente ative essa opção se não estiver utilizando o percentual de comissionamento do vendedor ou poderá ocorrer do comissionamento de um vendedor ser aplicado para outro vendedor se, ao alterá-lo, você não recalcular os preços de venda.
  • Permitir alterar a transportadora após ter calculado o preço de venda de um ou mais produtos: essa opção permite que o usuário modifique a transportadora que será utilizada na entrega do pedido. Somente ative essa opção se não estiver utilizando o percentual de frete da transportadora ou poderá ocorrer do frete de uma transportadora ser aplicado para outra transportadora se, ao alterá-lo, você não recalcular os preços de venda,
  • Solicitar vendedor: se essa opção estiver ativa, na emissão do pedido será solicitado o código do vendedor que está efetuando a venda. Se você não trabalha com vendedores, poderá desmarcar essa opção e informar, ao lado, o código do vendedor que deverá ser utilizado em todos os pedidos.
  • Solicitar transportadora: se essa opção estiver ativa, na emissão do pedido será solicitado o código da transportadora que efetuará a entrega. Se você não trabalha com várias transportadoras, poderá desmarcar essa opção e informar, ao lado, o código da transportadora que deverá ser utilizada em todos os pedidos.



Preços, quantidades, recálculo custo, situações de produtos e outras configurações:

  • Calcular preço mínimo e preço máximo de venda (e ativar o resultado mínimo e máximo do mark-up): quando essa opção estiver ativa, você poderá definir o resultado mínimo e o resultado máximo esperado para cada mark-up. Isso garantirá que seus vendedores não emitam orçamentos com preços que não ofereçam a rentabilidade esperada.
  • Utilizar preço de venda mínimo (ou máximo) quando o usuário tentar vender fora dos limites permitidos: se essa opção estiver ativa, sempre que o vendedor tentar vender por um preço abaixo do preço mínimo (ou máximo) permitido o Hipercusto substituirá, automaticamente, o preço digitado pelo preço mínimo permitido (ou pelo preço máximo se ele estiver tentando vender acima do preço máximo).
  • Ativar a verificação dos contratos de produtos x clientes durante a venda: quando ativo, o sistema verificará a existência de contratos durante o cadastramento das vendas/orçamentos. Se não estiver ativo então os contratos cadastrados serão meramente informativos e não serão utilizados pelo sistema.
  • Exibir alerta quando a quantidade de venda for menor que o lote econômico do produto: quando essa opção estiver ativa, no módulo de venda será exibido um botão de alerta () sempre que você tentar vender uma quantidade inferior ao lote econômico do produto.
  • Exibir alerta quando a quantidade de venda for maior que o lote econômico do produto: quando essa opção estiver ativa, no módulo de venda será exibido um botão de alerta () sempre que você tentar vender uma quantidade superior ao lote econômico do produto.
  • Recalcular o custo de fabricação sempre que a quantidade de venda for menor que o lote econômico: esta opção ativará a opção de recálculo do custo de fabricação, e consequentemente o preço de venda, sempre que a quantidade vendida for menor que o lote econômico do produto. Quanto ativa, você também poderá indicar:
    • Variação mínima para recálculo do custo: Indica o percentual a partir do qual o custo de fabricação deverá ser recalculado. Por exemplo, se você digitar 10% neste campo e o lote econômico do produto for de 1.000 unidades, o recálculo do custo só ocorrerá quanto a quantidade vendida for menor que 900 unidades.
    • Recalcular automaticamente: normalmente a opção de recalcular ou não o custo do produto ficará a cargo do usuário, mas se você ativar essa opção o custo de fabricação (e o preço de venda) será recalculado automaticamente assim que a quantidade de venda for digitada.
  • Recalcular o custo de fabricação sempre que a quantidade de maior for menor que o lote econômico: esta opção ativará a opção de recálculo do custo de fabricação, e consequentemente o preço de venda, sempre que a quantidade vendida for maior que o lote econômico do produto. Quanto ativa, você também poderá indicar:
    • Variação mínima para recálculo do custo: Indica o percentual a partir do qual o custo de fabricação deverá ser recalculado. Por exemplo, se você digitar 10% neste campo e o lote econômico do produto for de 1.000 unidades, o recálculo do custo só ocorrerá quanto a quantidade vendida for maior que 1.100 unidades.
    • Recalcular automaticamente: normalmente a opção de recalcular ou não o custo do produto ficará a cargo do usuário, mas se você ativar essa opção o custo de fabricação (e o preço de venda) será recalculado automaticamente assim que a quantidade de venda for digitada.
  • Os produtos podem ter definições diferentes para recálculo do custo quando a quantidade de venda for  do lote econômico: quanto ativa, permitirá que cada produto possua uma definição diferente para recálculo do custo de fabricação e, nesse caso, no cadastro de produtos será exibida uma nova aba para definição desses limites.
  • No módulo de vendas e orçamentos exibir um aviso com o valor de venda sem os impostos de saída: quando ativada, e se sobre o preço de venda houver impostos destacados, no campo do preço de venda será exibido um alerta com o preço de venda sem os impostos destacados. Já no módulo de consulta do preço de venda, ao lado do preço será exibido o botão  que quando pressionado exibirá o preço sem os impostos destacados.
  • Na inicialização do módulo não deve verificar se o Windows está configurado para exibir os "balões de dicas": para que as mensagens de alerta do módulo de vendas sejam exibidas, seu Windows deve estar com esse recurso ativo e, por isso, sempre que o módulo de vendas for inicializado, o Hipercusto verificará se os balões de dicas não foram desativados (o padrão do Windows é estarem sempre ativos). Se estiverem inativos, será exibida uma mensagem informando esse problema e perguntando se o usuário deseja reativar esse recurso do sistema operacional. Marque essa opção se desejar que o sistema não faça mais essa verificação.
  • Vender produtos com situações: define quais situações de produtos são permitidas para comercialização, isto é, no módulo de vendas serão exibidos apenas os produtos que possuam as situações informadas.
  • Detalhar o custo de fabricação do produto: quando essa opção estiver ativa, na tela de decomposição do preço de venda, o custo total de fabricação será exibido detalhado em: custo com matérias-primas, mão de obra direta, prestadores de serviços, máquinas e equipamentos, preparação de equipamentos (setup) e refugos. Se essa opção estiver inativa, será exibido apenas o custo total do produto (sem o detalhamento).
  • Na consolidação dos insumos, para as matérias-primas, exibir o valor: define o valor que deverá ser considerado na totalização das matérias-orimas que serão utilizadas na fabricação dos produtos do pedido:
    • Líquido: indica que deverá ser considerado o valor de compra da matéria-primas, isto é, o valor já deduzido/acrescido dos créditos/débitos de impostos.
    • Bruto (valor de compra): será exibido o valor bruto de compra (primeiro campo com os valores da matéria-prima) e, para obter o novo custo dos produtos (após os ajustes), serão utilizados os percentuais e demais valores informados no cadastro da matéria-prima.



  • Quando você ativar as opções de recálculo do custo de fabricação se a quantidade de venda for diferente do lote econômico, ao lado destas definições serão exibidos dois botões com o símbolo  que, quando pressionados, permitirá aplicar as definições indicadas para todos os produtos que já estão cadastrados no Hipercusto.
  • Se algum usuário ou programa desativou as mensagens do tipo "balão de dicas", os alertas de quantidade inválida, produto não cadastrado, mark-up incorreto, etc., do módulo de vendas não serão exibidas e dificultando sua utilização.


Configurações dos pedidos (vendas)

  • Permitir o envio da fórmula do produto nos pedidos: quando ativo, permite que o usuário envie para o cliente os itens da fórmula do(s) produto(s). Quando essa opção estiver ativa, ao enviar um pedido para o cliente o sistema solicitará que o usuário indique quais os itens das fórmulas devem ser impressos no pedido.
  • Assunto: indique o assunto que deverá constar na mensagem (campo assunto) sempre que o pedido por enviado por e-mail para seu cliente.
  • Texto: aqui você define o texto que dever ser utilizado no envio dos orçamentos por e-mail (lembre-se que o orçamento irá anexado como um arquivo PDF na mensagem). Você tem um campo para informar o texto que deverá ser utilizado no campo "Assunto" do e-mail e outro para definição do texto da mensagem. Na definição dos textos você poderá usar as seguintes "variáveis":
    • %NUMERO% indica que no lugar desta variável deverá ser colocado o número do orçamento.
    • %CLIENTE% indica que no lugar desta variável deverá ser colocado o nome do cliente (nome da empresa).
    • %CONTATO% indica que no lugar desta variável deverá ser impresso o nome da pessoa de contato no cliente.
    • %REPRES% indica que no lugar desta variável deverá ser impresso o nome do representante comercial.
    • %VENDEDOR% indica que no lugar desta variável deverá ser impresso o nome do contato do  vendedor.
    • %DATA_ORC% indica que no lugar desta variável deverá ser inserida a data de emissão do orçamento.
    • %VALIDADE_ORC% indica que no lugar desta variável deverá ser inserida a data de validade do orçamento.
    • %EMPRESA% indica que no lugar desta variável deverá ser inserido o nome da sua empresa.
    • %<>% indica antes do endereço de e-mail do destinatário deverá ser inserido o nome do mesmo (alguns programas e-mail ou servidores de correio eletrônico não aceitam essa definição).

Durante a digitação do texto você poderá pressionar os seguintes botões:

    •  Recupera o texto padrão do Hipercusto.
    •  Exibe as variáveis que podem ser utilizadas no corpo da mensagem (descritas anteriormente).
  • Definir ou modificar o modelo do pedido: clique neste botão para acionar o gerador de relatórios do Hipercusto e assim definir o modelo de pedido de venda que deverá ser utilizado pelo sistema.
  • Restaurar o modelo padrão do Hipercusto: use essa opção se você modificou algo indevidamente no pedido e, assim, desejar restaurar o pedido padrão do sistema.


Configurações dos orçamentos

  • Ativar aprovação de orçamentos: quando esta opção estiver marcada, os orçamentos gerados e que não atendam às condições preestabelecidas deverão ser aprovados pelo gerente de vendas.
  • Permitir o envio da fórmula do produto nos orçamentos: quando ativo, permite que o usuário envie para o cliente os itens da fórmula do(s) produto(s). Quando essa opção estiver ativa, ao enviar um orçamento para o cliente o sistema solicitará que o usuário indique quais os itens das fórmulas devem ser impressos no pedido.
  • Assunto: indique o assunto que deverá contar na mensagem (campo assunto) sempre que o pedido por enviado por e-mail para seu cliente.
  • Texto: aqui você define o texto que dever ser utilizado no envio dos orçamentos por e-mail (lembre-se que o orçamento irá anexado como um arquivo PDF na mensagem). Você tem um campo para informar o texto que deverá ser utilizado no campo "Assunto" do e-mail e outro para definição do texto da mensagem. Na definição dos textos você poderá usar as seguintes "variáveis":
    • %NUMERO% indica que no lugar desta variável deverá ser colocado o número do orçamento.
    • %CLIENTE% indica que no lugar desta variável deverá ser colocado o nome do cliente (nome da empresa).
    • %CONTATO% indica que no lugar desta variável deverá ser impresso o nome da pessoa de contato no cliente.
    • %REPRES% indica que no lugar desta variável deverá ser impresso o nome do representante comercial.
    • %VENDEDOR% indica que no lugar desta variável deverá ser impresso o nome do contato do  vendedor.
    • %DATA_ORC% indica que no lugar desta variável deverá ser inserida a data de emissão do orçamento.
    • %VALIDADE_ORC% indica que no lugar desta variável deverá ser inserida a data de validade do orçamento.
    • %EMPRESA% indica que no lugar desta variável deverá ser inserido o nome da sua empresa.
    • %<>% indica antes do endereço de e-mail do destinatário deverá ser inserido o nome do mesmo (alguns programas e-mail ou servidores de correio eletrônico não aceitam essa definição).

Durante a digitação do texto você poderá pressionar os seguintes botões:

    •  Recupera o texto padrão do Hipercusto.
    •  Exibe as variáveis que podem ser utilizadas no corpo da mensagem (descritas anteriormente).
  • Definir ou modificar o modelo do orçamento: clique neste botão para acionar o gerador de relatórios do Hipercusto e assim definir o modelo do orçamento que deverá ser utilizado pelo sistema.
  • Restaurar o modelo padrão do Hipercusto: use essa opção se você modificou algo indevidamente no orçamento e, assim, desejar restaurar o pedido padrão do sistema.




  • A aprovação de orçamentos funciona em conjunto com os direitos do usuário, desta maneira você deverá definir, no cadastro de usuários, quais são as pessoas responsáveis pela aprovação dos orçamentos, quais usuários podem ter seus orçamentos aprovados automaticamente se os limites de preço mínimo/preço máximo forem obedecidos, etc.
  • Defina o padrão do pedido de venda e/ou orçamento de venda com cuidado e assim evite gerar pedidos com valores incorretos ou com outros problemas para seus clientes.