Abaixo você encontrará uma relação das principais alterações/implementações efetuadas em cada release da versão 10.0 do Hipercusto.


Ao lado de cada item você encontrará um sinal onde:

[+] Indica um novo recurso, modulo ou função implementada no sistema.

[>] Indica alteração de um módulo ou função existente

[<] Indica correção de algum módulo ou função do sistema.

[] Indica a retirada de algum módulo, função ou recurso do sistema.


Versão 10.0.1.15 – Liberada em 07 de novembro de 2009:

[+] Passou a exibir, na barra de status do menu, o endereço do servidor de banco de dados (quando executado na versão multiusuário). Ao dar um "duplo clique" em cima deste campo o sistema exibe uma tela com informações do servidor.

[+] Criadas novas opções no módulo de manutenção de arquivos para recálculo do custo líquido das matérias-primas e possibilidade de zerar as alíquotas de impostos do cadastro que não sejam mais utilizadas (geralmente quando se modifica a situação tributária da empresa).

[+] Nova opção no módulo de "Cópia de Segurança" possibilitando enviar o backup para um servidor FTP externo ou, quando necessário, para o servidor de suporte da NatSam.

[>] Atualização das rotinas de tratamento de erros. (EKL 6.0.21)

[>] No módulo de troca de dados passou a verificar quais impostos do custo da matéria-prima estão configurados para uso no cálculo do custo líquido.

[>] Passou a efetuar a importação do cadastro de históricos de matérias-primas, históricos dos setores produtivos e históricos dos prestadores de serviços

[>] Modificadas as funções de arredondamento de valores pois em algumas instalações do Windows Vista Home (Windows versão 6.0.6000), quando alguns valores a serem arredondados possuíam mais que 5 casas decimais o sistema podia retornar o valor NaN (Not a Number).

[>] Ajustes nos scripts SQLs que criam os bancos de dados de testes.

[<] Em algumas configurações de rede não estava sendo possível conectar no servidor de banco de dados (versão multiusuário) usando o protocolo NamedPipe

[+] Compatibilização do sistema com o Windows 7.


Versão 10.0.1.14 – Liberada em 16 de setembro de 2009:

[>] Os módulos de "Vendas" e de "Vendas e Orçamentos" passaram a exibir apenas os campos dos impostos configurados no sistema.

[<] O campo do "Preço a Prazo" estava configurado para exibir os valores com o número de casas decimais dos percentuais, corrigido para utilizar o número de casas decimais para os valores.

[<] No "Módulo de Vendas" o quarto imposto não estava sendo utilizado na composição do preço de venda e, em seu lugar, era utilizado o quinto imposto de venda.


Versão 10.0.1.13 – Liberada em 15 de setembro de 2009:

[>] Atualização das bibliotecas/rotinas de gerenciamento da aplicação. (RZ 5.2)

[>] O módulo de orçamentos passou a exibir uma mensagem de alerta para o usuário sempre que este tentar vender um produto que ainda não teve seu custo calculado.

[<] Os novos filtros do relatório "Análise de Resultados" (criados na compilação anterior) só funcionavam corretamente se pelo menos dois deles fossem selecionados.


Versão 10.0.1.12 – Liberada em 14 de setembro de 2009:

[>] A rotina de conexão inicial ao servidor de banco de dados passou a verificar se o gerenciador está com o módulo de estatísticas ativo (ServerInfo) e, se não estiver, exibe uma tela de alerta orientando o usuário a ativar corretamente o servidor.

[>] Novas opções no relatório "Análise de Resultados" permitindo indicar quais os status que as vendas devem ter para constarem no relatório.

[>] Atualização das bibliotecas/rotinas de componentes visuais. (LMD  10.01)


Versão 10.0.1.11 – Liberada em 10 de setembro de 2009:

[>] Ajustes na rotina de licenciamento. Agora o Hipercusto pode ser executado com uma licença de versão igual ou superior a que está instalada no micro.

[>] Atualização das bibliotecas/rotinas de componentes visuais. (LMD  10.00)

[>] No relatório de mark-ups as descrições dos itens adicionais do mark-up estavam sendo impressas em fonte Courrier em vez de fonte Arial (os tipos das fontes para as descrições foram padronizados em Arial).


Versão 10.0.1.10 – Liberada em 12 de agosto de 2009:

[>] Ajustes na rotina de emissão de orçamentos/pedidos (em algumas configurações do Windows XP não estava sendo possível modificar pedidos que tenham sido cadastrados na versão 9 do Hipercusto).


Versão 10.0.1.9 – Liberada em 11 de agosto de 2009:

[+] Nova opção no módulo de importação de dados para definição do nível de detalhe do arquivo de histórico da importação efetuada (log de importação).

[>] Ajustes na cópia de segurança (backup) quando acionada pelo módulo de troca de dados.

[>] Ajustes na rotina de exportação de dados.


Versão 10.0.1.8 – Liberada em 8 de agosto de 2009:

[+] Agora as definições de exportação/importação de dados podem ser salvas para futura reutilização.

[+] Nova opção no módulo de importação de dados para eliminação de espaços em branco que possam existir nos registros que estão sendo importados e que poderão afetar a atualização dos registros do sistema.

[+] Possibilidade de definir um programa/comando que deverá ser executado antes e/ou depois dos processos de importação/exportação de registros.

[>] Ajustes nos botões de acesso rápido (em alguns micros eles eram desposicionados sempre que o menu do sistema era redimensionado ou as imagens de fundo atualizadas).

[<] Os preços de venda na "Ficha de Custo de Produtos" e "Custo por Fase de Fabricação" não consideravam o terceiro imposto quando o sistema estava configurado para trabalhar com apenas três impostos.


Versão 10.0.1.7 – Liberada em 28 de julho de 2009:

[+] Ajustes/mudanças no gerador de relatórios (em algumas instalações do Windows XP, conforme o tema que estava ativo no Sistema Operacional, a barra de ferramentas do menu de relatórios não estava sendo exibida).

[>] Otimização das rotinas de exportação de dados.

[<] No módulo de Cálculo dos Custos, a opção "Calcular os semiacabados que não estejam na fórmula dos produtos" não estava ficando habilitada quando se confirmava o cálculo do custo.


Versão 10.0.1.6 – Liberada em 23 de julho de 2009:

[>] Atualização das bibliotecas/rotinas de componentes visuais. (LMD  9.08)

[>] Atualização das bibliotecas/rotinas de gerenciamento da aplicação. (RZ 5.1.2)

[>] Ao executar o sistema pela primeira vez, se a conta do usuário no Windows não permitir gravação no Registro do Windows, o código do micro será gravado em um arquivo .INI (isso evita que o Hipercusto tenha que ser executado com nível de administrador no Windows Vista).


Versão 10.0.1.5 – Liberada em 21 de julho de 2009:

[>] Atualização/otimização das rotinas de exportação de dados. (ADE 4.1.0.7)

[>] Atualização/otimização das rotinas de importação de dados. (ADI 3.1.0.8)

[>] Passou a imprimir o preço de venda a prazo na Tabela de Preços Gerencial.


Versão 10.0.1.4 – Liberada em 8 de julho de 2009:

[>] Na "Ficha de Custo de Produtos" e "Custo por Fase de Produtos" quando se solicita a impressão/cálculo do terceiro preço de venda, o sistema passou a imprimir um (-) ao lado das taxas utilizadas no cálculo do terceiro preço quando o valor da taxa foi subtraído do preço final ou um (*) quando a taxa entrou no cálculo do preço de venda. Ainda neste relatório o tamanho da fonte das taxas do mark-up foi reduzido em um ponto para que a linha de "Resultado" pudesse ser impressa juntamente com a terceira linha das taxas.

[>] A tela de cadastramento de mark-up estava como página inicial a aba de "Resultados", modificado de modo que a aba inicial passou a ser a de "Despesas de Venda".

[<] Corrigidos alguns textos na tela de parametrização de relatórios (erros de digitação).


Versão 10.0.1.3 – Liberada em 6 de julho de 2009:

[+] Nova opção para impressão dos preços de venda nos relatórios "Ficha de Custo dos Produtos" e "Custo por Fase de Fabricação de Produtos", com possibilidade de calcular um terceiro preço de venda utilizando apenas algumas das taxas do mark-up.

[+] Nova opção para impressão dos valores cadastrados nos Setores Produtivos nos relatórios de "Ficha de Custo dos Produtos", "Ficha de Custo dos Semiacabados", "Custo por Fase de Fabricação de Produtos" e "Custo por Fase de Fabricação de Semiacabados".

[>] O "foco" inicial na tela de identificação do equipamento estava no botão "Retornar ao Hipercusto" e foi modificado para o campo de identificação do usuário.

[<] As definições de cores/aparência/sons não estavam sendo registradas quando não havia nenhum usuário cadastrado no sistema.


Versão 10.0.1.2 – Liberada em 1º de julho de 2009:

[>] Otimização das rotinas de inicialização do sistema, visando diminuir o tempo de carga do Hipercusto quando ele está sendo executado via VPN/Internet (obtivemos uma redução de 40% no tempo de inicialização do sistema).

[>] Reescrita do módulo de gravação de orçamentos/pedidos, passando a processar as modificações efetuadas e os novos pedidos no servidor de banco de dados e não mais na estação. Com isso obtivemos um ganho significativo no tempo de gravação dos pedidos/orçamentos quando executado via VPN/Internet (redução de 60% no tempo de gravação dos pedidos).

[<] Alguns registros dos bancos de dados de testes estavam acentuados incorretamente e havia um erro de digitação no relatório de "Valorização de OFs (Custo Real)"

[<] O módulo de vendas/orçamentos não estava gravando o valor dos impostos de saída (apenas registrava seus percentuais).


Versão 10.0.1.1 – Lançada em 25 de junho de 2009 (nova versão):

[+] Reestruturação total do sistema, com otimização do código, atualização das rotinas de cálculos, novas telas.

[+] O gerenciador de banco de dados (na versão multiusuário) foi otimizado para acesso remoto e suporte a grande volume de dados.

[+] Atualização do compilador obtendo-se maior velocidade na operação do sistema (algumas rotinas chegaram a ficar 30 vezes mais rápidas do que na versão anterior).

[+] Unificação das versões do sistema, tornando muito mais fácil o licenciamento do sistema pelo usuário.

[+] Compactação dos dados na comunicação entre o Hipercusto e o gerenciador de banco de dados, oferecendo maior velocidade quando o sistema está sendo executado remotamente via link ou VPN.

[+] Nas telas de exibição dos relatórios foram colocados dois novos botões que permitem exportar o relatório em PDF ou em planilha XLS com apenas "1 click".

[+] Módulo para definição/modificação das cores das telas dos sistema, aparência dos botões, campos, etc.

[+] Módulo de cópia de segurança (backup) "à quente", isto é, agora é possível executar a cópia de segurança do banco de dados mesmo que algum usuário esteja utilizando o Hipercusto.

[+] Módulo de identificação do microcomputador onde o sistema está instalado, tornando muito mais fácil descobrir onde o sistema está sendo executado. Através desta informação, o administrador do sistema pode ativar/desativar a execução do sistema de um determinado computador.

[+] Possibilidade de informar uma quantidade de formulação do produto permitindo definir a fórmula de fabricação tanto para fabricação de uma unidade do produto quanto para quantidades diferentes de uma unidade (neste caso o sistema calcula as quantidades necessárias para fabricação de uma unidade do produto).

[+] Fase de fabricação, ou seja, você agora pode informar a fase de cada componente da fórmula do produto e semiacabado.

[+] Relatório "Custo por Fase de Fabricação" para produtos e semiacabados.

[+] A ficha técnica do produto e semiacabado agora pode ser emitida por ordem do componente da fórmula ou pela fase de fabricação.

[+] O usuário agora pode personalizar o aplicativo de acordo com os termos técnicos utilizados na sua empresa, por exemplo, ele pode renomear "Setores Produtivos" para "Centros de Custos", "Prestadores de Serviços" para "Terceirizados", "Vendedores" para "Representantes Comerciais" e assim por diante.

[+] Campo no cadastro de produtos para definição do valor do investimento do produto, isto é, o valor que a empresa investiu para poder iniciar a produção do mesmo.

[+] Campo "Status do Produto" que permite definir se o produto está liberado para venda, se sua produção foi suspensa temporariamente, se o mesmo não é mais produzido e assim por diante (ao todo o produto pode ter um de 5 status que são definidos pelo usuário).

[+] Agora o módulo para importação/exportação de dados não necessita mais do BDE ou de qualquer aplicativo externo permitindo exportar os dados em 18 formatos diferentes (XLS, RTF, PDF, TXT, CSV, SQL, DBF, Open Document Format, etc.) e importar dados a partir de 12 formatos de arquivos diferentes (XLS, TXT, CSV, DBF, Open Document Format, etc).

[+] Novos "filtros" nos relatórios de vendas por cliente e por vendedor, permitindo listar todas as vendas, apenas as vendas com rentabilidade negativa ou as que estão com a rentabilidade entre um determinado intervalo percentual.

[+] Novos "filtros" na tabela de preços permitindo listar apenas os produtos que estão liberados para comercialização (status do produto).

[+] Na ficha de produtos e semiacabados foi incluída uma nova opção que permite imprimir nos itens das fórmulas o valor de custo das matérias-primas e prestadores de serviços.

[+] Nova rotina de identificação das versões do Hipercusto que estão instaladas nas estações. Se alguma versão estiver desatualizada o sistema exibirá um alerta na carga do programa até que todas as estações estejam rodando a mesma versão do sistema.

[>] Otimização das rotinas de manutenção de arquivos.

[>] Modificado o esquema de licenciamento e controle das estações, agora ao licenciar uma estação da rede todos os outros micros terão sua licença renovada automaticamente, não sendo mais necessário renovar/instalar a licença de cada microcomputador.

[>] Unificação da versão multiusuário com a monousuário, agora um único executável contempla as duas situações (o usuário define como o sistema deverá funcionar ao executá-lo pela primeira vez e de acordo com a licença de uso adquirida).

[>] Atualização das imagens de cada módulo do sistema por imagens de alta resolução.

[>] No cadastramento do plano de contas passou a exibir a somatória dos percentuais digitados.

[>] Atualização das rotinas de criptografia/proteção das senhas de acesso ao sistema (maior segurança).

[>] A resolução mínima para utilização do sistema passou de 640x480 pixels para 800x600 pixels.

[>] Todos os campos de observações/informações tiveram sua capacidade aumentada em 10 vezes (passando de 1.024 caracteres para 10.240 caracteres).

[>] Das rotinas de exibição dos valores históricos, agora elas apenas são executadas quando o usuário solicitar a exibição dos mesmos, o que diminuiu o tráfego na rede e melhorou performance do sistema quando executado remotamente.

[>] Na versão "multiempresa" todos os apelidos (Aliases) são exibidos na tela e um "duplo click" seleciona imediatamente a empresa desejada.

[>] O número de botões de acesso rápido (definíveis pelo usuário) aumentou de 8 para 30 botões.

[>] Modificação do módulo de definição das funções/módulos dos botões de acesso rápido, tornando-o muito mais fácil de ser utilizado.

[>] O número de impostos de entrada, isto é, aqueles que incidem sobre a compra de matérias-primas, aumentou de 1 para 5 impostos de entrada.

[>] O número de impostos do mark-up aumentou de 3 para 6 impostos

[>] O número de impostos de saída, isto é, aqueles que incidem sobre a venda dos produtos, passou de 1 para 3 impostos de saída.

[>] Agora os textos especiais dos mark-ups são definidos diretamente na definição do mark-up, não sendo mais necessários cadastra-los previamente.

[>] Novo layout do relatório do cadastro de Matérias-Primas.

[>] Atualização das rotinas que calculam o preço de venda do produto.

[>] Modificadas as rotinas de tratamento de erro do sistema que passaram a exibir mensagens mais detalhadas para o usuário.

[>] Agora a cópia de segurança do banco de dados pode ser efetuada automaticamente pelo sistema (de acordo com os parâmetros definidos pelo usuário).

[>] O menu do usuário pode ser configurado para exibir o logotipo da empresa no lugar da imagem das telas do sistema.

[>] Novos ícones do programa, compatíveis com as resoluções exigidas pelo Windows Vista (nos formatos 256x256, 48x48, 32x32, 24x24 e 16x16).

[>] Modificadas as rotinas que gerenciam a versão do banco de dados do sistema.

[>] Modificada a rotina de envio do orçamento por e-mail, com possibilidade de definir o texto que deverá ser utilizado no e-mail.

[>] A rotina de fechamento do período foi inteiramente re-escrita, o que tornou o fechamento do período quase que instantâneo (operações que antes poderiam demorar mais de uma hora agora são realizadas em poucos minutos).

[>] No relatório de orçamentos emitidos, agora podem ser listados os acompanhamentos/históricos de cada orçamento.

[>] O gerador de relatórios foi incorporado ao executável principal do Hipercusto.

[>] O Hipercusto passou a rodar apenas nas seguintes versões do Windows: XP, Vista, 2003 e 2008.

[>] Otimização da rotina de conversão de valores entre as diversas moedas/indexadores.

[] Por questões de segurança e limitações do sistema operacional o Hipercusto não roda mais sob as versões 95, 98, ME e 2000 (versões que foram descontinuadas pela Microsoft há vários anos).