O Hipercusto permite que todos os relatórios sejam exibidos no vídeo, o que evita ter que ficar enviando relatórios para a impressora quando se deseja apenas consultar algumas informações presentes nestes relatórios. Além disso, ao visualizar antes o relatório você tem a possibilidade de localizar a página que contém a informação desejada e mandar imprimir apenas aquela página.


O Hipercusto possui duas opções de visualização de relatórios (o tipo de visualizador que deve ser utilizado é definido no módulo "Configurações deste PC"):


Visualizador avançado (menu normal)

Visualizador básico



Na tela de visualização dos relatórios, você encontrará do lado esquerdo uma "miniatura" de cada página do relatório e do lado direito a página que está selecionada no momento.


No topo da tela está uma barra de ferramentas que contém os botões de navegação, impressão, pesquisa, etc. Os botões disponíveis são:


Exibe a página inteira no vídeo, isto é, ela será reduzida de maneira que toda a página possa ser visualizada.

Ajusta o tamanho da página de modo que ela ocupe toda a largura do vídeo.

Exibe o relatório no seu tamanho normal (100%).

Aumenta o tamanho da página (Zoom In). Cada vez que você clicar nesse botão o relatório aumentará um pouco.

Diminui o tamanho da página (Zoom Out). Cada vez que você clicar nesse botão o relatório reduzirá um pouco.

Permite selecionar diretamente o nível de zoom desejado (de 50% até 200%).

Retorna para a primeira página do relatório.

Retorna para a página anterior da atual.

Avança para a próxima página do relatório.

Avança para a última página do relatório.

Salta para uma determinada página do relatório.

Efetua pesquisas de textos no relatório.

Alterna entre os formatos de menu compacto e normal.

Copia a página que está sendo visualizada para a área de trabalho do Windows.

Configura as opções de impressão do relatório como impressora destino, páginas a serem impressas, etc.

Envia o relatório para a impressora (obedecendo as configurações efetuadas na opção acima).

Carrega do disco um relatório que tenha sido previamente salvo.

Salva o relatório em disco, de acordo com o formato selecionado. Entre os formatos suportados estão PDF, WMF, XLS, RTF, etc.

Permite exportar os dados que foram utilizados para gerar o relatório em 19 formatos diferentes, incluindo: XLS, PDF, DOC, TXT, etc.

Exporta os dados diretamente para uma planilha de cálculos.

Similar a opção acima porém antes de iniciar a geração da planilha será exibida uma tela para que você indique quais páginas devem ser exportadas, se a planilha deverá ser automaticamente aberta após sua geração, itens que deverão ser exportados, etc.

Exporta o relatório diretamente no formato PDF (importante, ao fornecer o nome do relatório você precisará incluir, no nome, a extensão .PDF).

Similar a opção acima porém antes de iniciar a geração do arquivo será exibida uma tela para que você indique quais páginas devem ser exportadas, definições do documento, se o arquivo deverá ser automaticamente aberto após sua geração, itens que deverão ser exportados, etc.




  • Se quando você estiver visualizando os relatórios não ver as miniaturas ou as opções de pesquisa, pode ser que elas tenham sido desabilitadas no módulo de configuração do sistema.
  • As imagens e quantidade de botões exibidos pode variar em função do esquema de cores selecionado e do tipo de visualizador configurado.
  • Ao salvar o relatório no formato PDF, lembre-se de fornecer a extensão do arquivo (.PDF).
  • Usuários licenciados do Hipercusto poderão definir o logotipo e o nome da empresa que deverá ser exibido em cada página do relatório.
  • Dependendo do formato selecionado e da complexidade do relatório, pode ser que algumas informações do relatório não sejam exportadas corretamente para os padrões XLS, PDF, TXT, etc. (isso não é um problema do Hipercusto, mas limitações de produtos de terceiros e/ou das APIs do Windows).